Você tem ideia da quantidade e tipos de conteúdo para o Instagram que podem ser utilizados na estratégia para aumentar o engajamento e a visibilidade da sua empresa? Sim, nessa rede social visual é possível criar diferentes imagens e vídeos que atraiam a atenção.
As redes sociais são fundamentais para ajudar no aumento da visibilidade de uma determinada marca, e o Instagram com certeza deve ser utilizado. Por mais que essa rede seja excelente para atrair e engajar, muitos negócios não sabem utilizá-la ao máximo.
Veja nesse artigo 11 tipos de conteúdo que você pode usar para engajar e atrair a atenção das pessoas no Instagram!
1. Fotos da rotina da empresa
Se olhar o perfil de diversos negócios, é possível perceber que muitos deles apenas postam conteúdos relacionados às vendas dos produtos e serviços ou anúncios relacionados ao funcionamento da empresa, por exemplo. Isso não traz muito engajamento.
Então, para começar a atrair as pessoas, humanize seu negócio e coloque fotos dos “bastidores”. Ou seja, imagens do que acontece dentro da empresa e que os clientes não têm acesso.
Mostrar os colaboradores e um pouco da rotina do local pode ser uma boa maneira de fazer as pessoas enxergarem seu negócio como algo composto por pessoas comuns, que estão ali felizes e dispostas a ajudar.
2. Conteúdo sazonal
Esse tipo de conteúdo é mais comum para empresas que fazem promoções em épocas como: Páscoa, Dia das Mães, Natal e Dia das Crianças, por exemplo. No entanto, isso não significa que você não pode utilizar conteúdos sazonais para engajar.
Se a sua empresa é uma assessoria de investimentos, por exemplo, pode fazer posts que incentivem a pessoa a começar a investir nesses momentos.
Por exemplo, no Natal, você pode fazer algo que associe começar a investir com se presentear: “Aproveite este Natal para começar a investir. Se presenteie com uma nova possibilidade de mudança de vida”. Já pensou?
3. Imagens de entretenimento
Fazer imagens engraçadas (como memes) ou outras que trazem curiosidade são excelentes para engajar. E toda empresa, de qualquer nicho, pode fazer. Basta ter criatividade.
Já que sua empresa é do segmento financeiro, por exemplo, utilize esse assunto para fazer imagens engraçadas. Você pode explorar essa temática, por exemplo, fazendo memes dos mitos relacionados aos investimentos, crenças relacionadas à Bolsa de Valores, etc.
4. Posts motivacionais
Os posts motivacionais precisam ser explorados por todo negócio que trabalha com finanças. E tem uma explicação: muitos brasileiros não estão felizes com suas situações financeiras e, quando vemos posts motivacionais ou citações interessantes de especialistas, isso pode animar e aumentar a confiança da audiência.
Por isso, considere publicar de vez em quando alguma frase dita por algum expert em finanças ou citações motivacionais. Até mesmo posts que mostram a vida humilde de alguma pessoa antes de procurar a educação financeira – e que depois se tornou alguém próspero – pode ser interessante.
Além de ajudar na autoestima dos seguidores que não acreditam que educação financeira resolva, mostrar pessoas comuns como os seus clientes pode gerar afeição e aumentar a autoconfiança.
5. Notícias
As notícias podem ser exploradas em posts de Instagram. O mercado financeiro muda constantemente e trazer conteúdo informativo pode até aumentar a confiança das pessoas no seu negócio.
Entretanto, certifique-se de sempre compartilhar notícias e informações verdadeiras e ser sincero, mesmo que seu setor não esteja indo bem em um determinado momento.
As notícias, por serem assuntos mais passageiros, podem ser exploradas em stories também, pois duram apenas 24 horas.
6. Conteúdo educativo
Esse é com certeza o tipo de conteúdo que você mais deve postar no Instagram. Isso porque o segredo para demonstrar autoridade e passar confiança para o seu público é exatamente fornecendo informação de valor para ele.
Por isso, crie posts que ensinem algo relacionado ao seu nicho e que seja interessante para seu público! Faça posts com listas, vídeos com tutoriais, lives tirando as maiores dúvidas das pessoas, etc.
Uma alternativa para aumentar a quantidade de conteúdos deste tipo é utilizando as informações de artigos do seu blog para compor pequenos textos para as redes sociais. A partir de um único conteúdo você consegue alimentar diversas redes. Não é interessante?
7. Perguntas
Todos os tipos de conteúdos citados até agora funcionam melhor no feed, mas esse fica melhor nos stories. Os stories no Instagram são ótimos para fazer perguntas para o seu público, incentivá-los a perguntarem algo para você, fazer enquetes e conhecer melhor as necessidades da sua persona.
Faça também questionamentos, perguntas retóricas e aquelas que fazem as pessoas refletirem sobre um determinado assunto que afeta suas vidas e tenha a ver com a sua empresa.
Por isso, use essa ferramenta ao máximo para fazer com que haja um maior número de pessoas possíveis engajando com seu perfil.
8. Dados e atualidades
Outro tipo de conteúdo que pode dar muito certo em stories, lives e no feed são os que você traz informações atualizadas ou dados relacionados ao seu mercado.
Por exemplo, se você tem um escritório de contabilidade e sair uma notícia ou estudo dizendo que empresas que contam com uma equipe de contabilidade costumam ter um desempenho melhor, compartilhe isso com sua rede!
Tudo relacionado ao seu negócio ou mercado e que agregue ao seu público, você deve postar.
9. Repostar conteúdo de terceiros
Você sabia que é possível repostar conteúdo de terceiros no Instagram? Grande parte das pessoas permitem o repost, bastando apenas dar os devidos créditos pela imagem.
Você pode postar fotos de clientes que tiveram uma grande mudança de vida com seus serviços ou até mesmo um post interessante de outra pessoa ou empresa. Fique atento ao que é publicado por aí e reposte, com créditos, sempre que julgar interessante.
10. Depoimentos
Esse último tipo de conteúdo pode fazer uma enorme diferença, mas ninguém conta com ele no Instagram. Que tal pedir depoimentos, sejam escritos ou em video, de clientes falando como os serviços do seu negócio são importantes para eles?
Pode ser um pouco raro ver empresas inserindo depoimentos de clientes no Instagram. E isso pode fazer o seu perfil se diferenciar.
11. Fotos dos serviços ou produtos
Por fim, obviamente, você precisa postar fotos ou imagens que explicam quais tipos de serviço sua empresa presta e o que vendem, caso haja produtos.
Novamente, utilizando o exemplo das assessorias de investimento, crie posts que explicam a importância de contar com uma assessoria e que tipo de serviço o seu negócio oferece. Afinal, há muitas pessoas que sequer imaginam.
O mesmo vale para outros tipos de serviços financeiros, seja o seu negócio um escritório de contabilidade, uma fintech, um planejador financeiro, um economista ou educador financeiro, etc. Foque no que você pode oferecer e faça essas informações chegarem ao seu público-alvo!
Aqui você viu 11 tipos de conteúdo para o Instagram que sua empresa pode utilizar e aumentar o engajamento, a audiência e conseguir atingir mais pessoas interessadas no seu negócio. Por isso, utilize a criatividade, faça um planejamento de conteúdo para essa rede social e use as dicas do artigo para enquadrar o máximo de tipos de conteúdo na sua estratégia!
E você, já sabe da importância de um blog para atrair clientes para a sua empresa? Confira agora 7 razões para você ter um blog!
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