5 Mitos do marketing orgânico que você precisa saber

O marketing orgânico é utilizado como uma estratégia para captar mais leads e conquistar clientes para a empresa. Mas ele também é cercado de diversos mitos. Assim, vale a pena entender mais sobre o assunto.

Conhecer os mitos sobre o marketing orgânico e a realidade sobre cada um deles é importante para suas decisões estratégicas. Afinal, será possível determinar se esse tipo de marketing vale a pena na sua empresa.

Fico interessado? Neste conteúdo você encontrará a resposta para 5 mitos do marketing orgânico. Continue a leitura!

1. Ele não é tão necessário

Ao pesquisar sobre marketing orgânico você encontrará diversas opiniões, inclusive de especialistas da área. Entre elas, você pode ouvir falar que o marketing orgânico não é tão necessário para as estratégias de sua empresa.

Esse é um mito. Isso porque o marketing orgânico é uma estratégia bastante relevante para as empresas que querem criar mais relevância no mercado e expandir a marca.

Afinal, a técnica busca divulgar a sua empresa e a mensagem que ela deseja passar ao público-alvo. Além disso, ela pode complementar outras estratégias, como o tráfego pago, como uma forma de balancear custos e explorar novas áreas.

Se você está pensando em potencializar os resultados e angariar mais clientes, sempre considere a implementação de um marketing orgânico. Existem técnicas aplicadas para que mais pessoas sejam alcançadas e a mensagem da empresa se torne mais presente nos meios de comunicação.

2. O tráfego pago supre as necessidades

O tráfego pago é aquele em que textos e posts da empresa são divulgados por meio de um anúncio patrocinado. Ou seja, você paga o meio de comunicação — que pode ser uma rede social, por exemplo — para que o alcance seja maior.

Nesse caso, o veículo de comunicação divulga a mensagem para perfis e pessoas de forma não-espontânea. Você já viu anúncios de determinadas marcas no seu feed mesmo sem estar seguindo a empresa? Esse é o tráfego pago.

Apesar de ser uma estratégia muito utilizada e até recomendada, é mito que o tráfego pago sozinho supre as necessidades de marketing da empresa. Primeiro, porque os custos serão altos se essa for a única estratégia utilizada.

Segundo porque é preciso delimitar regiões de alcance, número de pessoas, dias de transmissão etc. Dessa forma, eventualmente o anúncio não alcançará mais os consumidores, ou poderá restringir as localizações do público-alvo.

3. Ele não gera vendas/leads

As estratégias de marketing sempre buscam gerar vendas ou leads — uma oportunidade de negócio que pode virar um cliente. Umas são mais efetivas que outras, mas não há uma regra sobre quais levam a maior conversão.

Tudo depende do tipo de negócio, estratégias adotadas, público-alvo determinado, avaliação de performance, linguagem utilizada etc. Por isso, dizer que o marketing orgânico não gera vendas ou leads é um mito.

Na verdade, ele pode trazer resultados mais sólidos e potencializar a fidelização. Embora o marketing orgânico demande um tempo maior de maturação para que os efeitos sejam mais visíveis, ele costuma trazer resultados duradouros.

Boas estratégias de marketing orgânico são essenciais para potencializar vendas, alcançar consumidores e nutrir o público-alvo com conteúdos relevantes. Tudo isso traz mais robustez para a marca, torna a empresa conhecida e mantém um relacionamento mais próximo e fiel com o cliente. 

Por isso, é preciso ficar atento: o marketing orgânico deve ser aplicado com um direcionamento específico e relevante para o negócio. Não basta apenas utilizar posts e propagandas de forma aleatória ou sem um planejamento.

Uma boa dica é contar com parceiros para que a estratégia de marketing orgânica seja eficaz. Empresas experientes e com profissionais capacitados farão uma avaliação completa e terão estratégias personalizadas para seu negócio, criando a possibilidade de vendas e captação de leads.

4. O marketing orgânico traz resultados rápidos a curto prazo

Você já viu que o marketing orgânico é necessário se a empresa quer ter uma estratégia que alcance mais pessoas e complemente outras técnicas. No entanto, é mito que ele pode trazer resultados rápidos a curto prazo.

Lembre-se de que não há a compra de anúncios ou o impulsionamento de publicações. Portanto, o conteúdo divulgado será alastrado de forma orgânica, pelo engajamento de usuários.

Logo, ele costuma ter resultados voltados para o médio e longo prazo, principalmente por conta da recorrência de postagens de conteúdos e estratégias específicas.

É comum que essa característica de trazer resultados a médio e longo prazo gere outros mitos, como o anterior. Isso acontece porque a percepção de sucesso da estratégia adotada pode não estar alinhada ao funcionamento do marketing orgânico.

Aqui, é preciso lembrar que, apesar de os resultados não tenderem a ser rápidos e de curto prazo, eles costumam ser mais duradouros. Afinal, o público alcançado com o marketing orgânico se vê mais reconhecido pela empresa ou marca, o que traz retenção e fidelidade.

5. Para ter resultados, basta seguir ferramentas

Como você viu, o marketing orgânico não é impulsionado por meio de anúncios pagos. Contudo, é possível potencializar os resultados utilizando técnicas específicas para ranqueamento em buscadores e distribuição de conteúdo.

Para isso, existem ferramentas que podem ajudar a criar um padrão e procurar erros de otimização. Elas conseguem, por exemplo, dizer se o conteúdo tem frases construídas pensando em ferramentas de busca, termos proibidos e outros problemas que costumam ocasionar um pior posicionamento.

No entanto, é um mito bastante comum pensar que basta seguir fielmente essas ferramentas para otimizar os resultados do marketing orgânico. Apesar de serem auxiliares, elas podem não considerar diversos pontos relevantes. 

Os conteúdos da empresa devem trazer uma boa experiência para o leitor, demonstrar qualidade e relevância do post e considerar a semântica dos buscadores — como o Google. As ferramentas são padronizadas, utilizando algoritmos que não consideram questões subjetivas como essas. 

Assim, é fundamental utilizar as considerações desses plugins com prudência, priorizando a aplicação de boas práticas e a melhor experiência de leitura para os usuários da sua página. Logo, você deve ter pessoas envolvidas na sua estratégia, e não apenas ferramentas.

Agora você já conhece 5 mitos do marketing orgânico e por que eles não são verdadeiros. Vale lembrar que essa estratégia é importante para o seu negócio, então sempre conte com bons parceiros para potencializar seus resultados.

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