7 Benefícios do marketing digital que você deve conhecer!

Os benefícios do marketing digital se tornam mais evidentes a cada inovação lançada no mercado. Afinal, essa estratégia foi desenvolvida exclusivamente para expandir a presença online dos negócios. Dessa forma, as empresas e os profissionais autônomos têm mais oportunidades de vendas ao explorarem a prática.

Além disso, o marketing digital permite acompanhar o desempenho das ações executadas em tempo real. Assim, é possível fazer os ajustes necessários para melhorar seus resultados. É por esse motivo, inclusive, que essa estratégia tem se tornado um grande aliado para diversos negócios no ambiente virtual.

Quer saber mais sobre o assunto? Conheça 7 benefícios do marketing digital e saiba como trazer essas vantagens para o seu negócio!

O que é marketing digital?

Para conhecer o conceito de marketing digital, é preciso primeiro entender o que é marketing. Ele se refere ao conjunto de ações empregadas por uma empresa para ofertar produtos e serviços que tenham valor para os clientes a fim de atender a suas necessidades.

Para basear as ações, o gestor de marketing deve fazer uma pesquisa de mercado. Esse é um estudo que consiste na coleta de informações sobre um público-alvo por meio da aplicação de um questionário. Dessa forma, o profissional consegue obter dados precisos para a tomada de decisão.

Ele pode, por exemplo, estudar a aceitação de um produto pelo público, considerando preço e atributos. Assim, é possível saber se realmente há interesse nessa solução por parte do mercado consumidor e basear melhor os projetos de expansão da marca.

Agora que você conhece o conceito de marketing, fica fácil compreender que o marketing digital é essa metodologia aplicada no ambiente virtual. Ou seja, as empresas e os profissionais autônomos utilizam a internet para criar, comunicar e entregar soluções valiosas para o público.

Essa necessidade surgiu com o avanço das tecnologias. Com o passar do tempo, os consumidores começaram a tomar decisões baseadas nas informações disponíveis na internet. Assim, esse ambiente se tornou o canal de comunicação ideal para a divulgação de produtos ou serviços.

No entanto, as estratégias de marketing tradicionais não eram adequadas para essa realidade. Isso porque a dinâmica entre consumidores e empresas se transformou ao chegar nos espaços online — como você verá mais adiante.

Dessa maneira, foi preciso desenvolver uma nova metodologia que permitisse se comunicar de forma efetiva com o público para atrair, reter e fidelizar clientes. Assim, surgiu o marketing digital.

Quais são os 7 benefícios do marketing digital para o seu negócio?

Como você viu, o marketing digital envolve todos os esforços de marketing no ambiente virtual. Apesar de os dois termos apresentarem a mesma lógica voltada para o mercado e as necessidades do consumidor, eles têm diferenças significativas. 

Nesse sentido, é válido saber quais os 7 benefícios do marketing digital para o seu negócio em relação ao marketing tradicional. 

Confira!

1. Maior visibilidade para a marca

Uma das principais vantagens do marketing digital é a maior visibilidade que ele oferece para o seu negócio. Ao usar os canais digitais, é possível alcançar um público mais abrangente do que aquele atingido pelos meios de comunicação tradicionais — como jornal, revista, folheto e televisão.

Isso acontece porque o alcance das ações de marketing está limitado ao número de telespectadores que estão acompanhando certa programação, por exemplo. Já no marketing digital, o conteúdo pode ser visualizado por qualquer usuário enquanto ele navega na rede.

Ainda, como a quantidade de pessoas na internet diariamente é enorme, as chances de uma marca ser vista pelos consumidores só tendem a aumentar com o tempo. Afinal, o conteúdo produzido para esse ambiente estará sempre disponível para ser encontrado.

Já na mídia tradicional, a divulgação ficará indisponível para o público assim que o programa acabar. Nessa comparação, o marketing digital traz mais visibilidade para uma marca — o que pode se traduzir em maiores possibilidades de vendas para um negócio.

2. Construção de audiência qualificada

Na televisão, é possível atingir diversos telespectadores. Contudo, eles nem sempre estão interessados no produto ou serviço que você oferece. Afinal, a sua marca está sendo exposta para qualquer consumidor — inclusive aquele que não se enquadra no seu perfil ideal de cliente.

No marketing digital, por outro lado, há como empregar técnicas que permitam atrair o público desejado. Um exemplo é a produção de conteúdos que suprem as dores do consumidor durante sua jornada de compra — nesse caso, você pode aparecer para quem tem mais chances de se tornar seu cliente.

A jornada é o caminho que um consumidor percorre antes de realizar a compra. Durante o processo, ele pode ter dúvidas específicas e, quando elas são sanadas, o potencial cliente avança na jornada. Assim, com o marketing digital, você tem a oportunidade de construir uma audiência qualificada.

3. Maior conexão com o público

Outro aspecto positivo do marketing digital é a possibilidade de ter uma maior conexão com o público. Isso ocorre porque ele favorece a personalização da comunicação ao falar com sua audiência — diferentemente do marketing tradicional, que conversa com todo mundo e do mesmo modo.

A personalização é possível porque, na internet, você pode criar e compartilhar conteúdos com base nos interesses e comportamentos dos usuários. Essa estratégia permite oferecer uma experiência única e exclusiva para cada potencial cliente da rede.

Além disso, o marketing digital oferece abertura a uma comunicação bidirecional, enquanto o marketing tradicional é unilateral. Com ele, empresas e consumidores podem trocar mensagens, estreitando a relação. Portanto, a estratégia consegue gerar mais conexão com o público.

4. Criação de autoridade online

O marketing digital também pode ajudar o seu negócio a construir autoridade em seu ramo de atuação. Com ele, você pode se tornar referência para consumidores, concorrentes e parceiros comerciais e promover o aumento nas vendas.

Afinal, a sua marca poderá atrair potenciais clientes ao ocupar um lugar de destaque no mercado. Dessa forma, é possível ter novas oportunidades de concretizar negócios. 

Por meio da produção de conteúdo focado em responder as principais dúvidas do consumidor durante a jornada de compra, portanto, você pode ajudá-lo a solucionar problemas. Então é possível alcançar um status de autoridade — que costuma ser difícil de construir fora do ambiente virtual.

Desenvolver uma boa reputação de modo tradicional, por outro lado, é demorado e, muitas vezes, financeiramente inviável. Afinal, é preciso dispor de muitos recursos para estar sempre em evidência em veículos de comunicação de renome. Logo, o marketing digital se torna mais vantajoso.

5. Aumento da satisfação do cliente

Entre os benefícios do marketing digital que você deve conhecer está o aumento da satisfação do cliente. Um dos motivos para esse movimento é a oferta de conteúdos úteis e relevantes, pois eles ajudam a resolver os problemas dos consumidores.

Dessa forma, os usuários têm uma experiência positiva com sua marca, especialmente quando eles comparam esse sentimento a concorrentes que não oferecem a solução. Portanto, essa sensação pode contribuir para fortalecer o relacionamento desse público com sua empresa.

Gerar satisfação e ganhar confiança ajuda em uma estratégia de fidelização do cliente. Com isso, há como aumentar suas vendas — já que ele tende a comprar novamente de você.

Por outro lado, criar experiências positivas para os clientes em potencial é um desafio constante no marketing tradicional. Uma das razões para isso é a falta de contato contínuo com os consumidores.

6. Melhoria dos processos de vendas

A melhoria dos processos de vendas é outro benefício do marketing digital em relação ao tradicional. Na internet, você pode acompanhar o desempenho das ações implementadas com mais precisão.

Desse modo, a gestão pode identificar e corrigir gargalos no processo que impactariam os resultados de vendas do seu negócio. Contudo, é importante saber quais métricas de marketing realmente importam para a empresa, a fim de evitar análises desnecessárias para o momento.

Enquanto isso, no marketing tradicional, você não consegue medir, avaliar e alterar as estratégias desenvolvidas com tanta facilidade. Portanto, com ele, fica mais difícil otimizar seus próximos esforços para melhorar os resultados do seu negócio.

7. Agilidade na implementação

Para finalizar a lista dos benefícios do marketing digital, vale citar a agilidade na implementação de suas estratégias. Com o acesso à internet, em poucos minutos você consegue lançar uma ação no ambiente digital — como publicar um post ou criar uma campanha.

Essa comunicação imediata com seu público seria impossível de outras formas. Afinal, a criação e a veiculação de campanhas publicitárias em jornais, outdoors e televisão, por exemplo, levaria um tempo maior. Logo, se torna mais interessante contar com o marketing digital.

Como começar a fazer marketing digital?

Com todos os benefícios oferecidos pelo marketing digital, vale a pena saber quais são as técnicas mais importantes dessa estratégia. Dessa forma, você poderá começar a aplicar a metodologia no seu negócio para aproveitar as vantagens que ela pode proporcionar. 

Confira as principais práticas de marketing digital!

Inbound marketing

O inbound marketing é um conjunto de estratégias de marketing focado na atração de clientes por meio de conteúdo valioso. Assim, a ideia do inbound é fazer com que o usuário vá até a marca voluntariamente a partir de mecanismos de buscas em sites específicos ou redes sociais.

Para aplicá-lo, é necessário conhecer a jornada do consumidor e definir sua persona. Ela é a representação do seu cliente ideal. Com isso, é possível criar conteúdos alinhados a cada etapa do processo de compra do seu público para serem encontrados por ele no momento certo.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um dos pilares do inbound marketing. Com ele, você consegue criar conteúdos úteis e relevantes para seu público, considerando os interesses e as necessidades dele. Portanto, a estratégia é indispensável quando o assunto é marketing digital.

Para colocar o marketing de conteúdo em prática, é relevante estudar seu público-alvo e saber qual linguagem e tom de voz adotar na sua comunicação. Ademais, você deve escolher os meios mais eficazes para se comunicar com ele, gerando uma aproximação mais natural com essas pessoas.

Links patrocinados

Além de conhecer as técnicas mais importantes do marketing digital, vale saber que existem ferramentas ajudam a impulsionar as estratégias relacionadas à metodologia. Entre elas, destacam-se os links patrocinados. 

Eles são anúncios de texto que aparecem em posições privilegiadas nos buscadores — como o Google. Os anúncios também podem ser campanhas em formato de imagens ou vídeos veiculados em diferentes recursos das redes sociais — feed, stories e inbox, por exemplo.

Com os links patrocinados, se torna possível aumentar a visibilidade de sua marca rapidamente — em especial quando os usuários estão procurando respostas no Google. Portanto, o uso deles tende a potencializar as outras estratégias de marketing digital e trazer retornos no curto prazo.

SEO

SEO é a sigla para search engine optimization, que significa otimização para mecanismos de busca. Ele serve para melhorar a qualidade do conteúdo do seu blog e das suas páginas na web para serem facilmente encontrados pelos buscadores e usuários, de forma orgânica.

Ou seja, o SEO tem como foco melhorar o posicionamento no Google sem usar anúncios pagos. Essa tática traz retornos no médio e longo prazo, e ela sustenta os resultados por mais tempo que o link patrocinado. Por isso, é interessante trabalhar as duas estratégias em conjunto.

Como a ABContent pode ajudar sua empresa com o marketing digital?

Ao conhecer os benefícios do marketing digital, fica clara a necessidade de desenvolver estratégias robustas para a produção de conteúdos de qualidade que ajudarão a captar mais clientes. Caso você tenha interesse em otimizar o marketing de conteúdo do seu negócio de forma simples, conte com a ABContent.

Somos uma empresa de conteúdo especializado e educacional nos segmentos de finanças e investimentos, negócios e empreendedorismo. Atendemos negócios e profissionais dessas e outras áreas e podemos ajudar você a oferecer conteúdos valiosos aos seus clientes.

Nossos materiais já consideram a otimização de SEO para que o blog e as redes sociais do seu negócio alcance um bom posicionamento nos sites de pesquisa, considerando a intenção de busca do usuário. 

Além disso, aplicamos as diversas boas práticas de marketing ao conteúdo — ajudando a atrair novos clientes para você. Dessa forma, é possível ampliar os resultados ao longo do tempo, de maneira orgânica e muito mais barata.

Conhecendo os 7 benefícios do marketing digital, fica fácil entender por que essa estratégia pode ser um bom investimento para o seu negócio. Portanto, considere implementá-la agora mesmo! E, se precisar de ajuda, busque um parceiro estratégico para o planejamento de produção de conteúdo!

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