9 Dicas para fazer uma live de sucesso nas redes sociais

Conhecer algumas dicas para fazer lives incríveis pode ser uma boa alternativa para quem deseja realizar transmissões com qualidade e que engajem com o público. Afinal, fazer esses vídeos ao vivo nas redes sociais podem ser excelentes para deixar seus seguidores mais interessados no seu serviço ou produto.

Apesar de parecer simples, a verdade é que fazer lives, tanto no Facebook quanto no Instagram não é fácil. E o interlocutor precisa se preparar e planejar antes de aparecer ao vivo.

Mesmo que dê trabalho, empreendedores têm muito a ganhar se entregar esse tipo de conteúdo para seu público-alvo. Pensando nisso, reunimos aqui as melhores práticas que você precisa seguir para fazer lives de qualidade e que encantem seus telespectadores!

Confira agora mesmo 9 dicas e faça transmissões de sucesso!

1. Não converse com a câmera

Se nunca gravou vídeos, perceberá que se filmar falando com uma câmera pode ser difícil. Por isso, esse acaba sendo o primeiro grande erro de quem deseja fazer transmissões ao vivo.

Você precisa ter em mente que pessoas assistirão. Logo, procure se comunicar com interesse, ânimo e conversar como se estivesse falando com uma pessoa.

Não conversar com a câmera também envolve saber se comportar diante dela. Ficar olhando apenas para um ponto fixo, sem gesticular ou parecer natural pode deixar seus telespectadores com tédio e desistir de assistir seu vídeo.

2. Atente-se à voz e gestos

Como empreendedor que trabalha em um negócio, seja uma assessoria de investimentos, um escritório de contabilidade ou outra companhia – do segmento financeiro ou não, você deve saber bem se comportar em reuniões com diversos indivíduos.

Mas, em uma transmissão ao vivo, você não estará em uma reunião. Então, não se comporte como se estivesse em uma.

Ou seja, enquanto na empresa se fala de forma mais séria e com um tom mais baixo, nas lives o empreendedor terá que ser um pouco mais animado e utilizar-se de ganchos para continuar prendendo a atenção dos ouvintes. Ainda, vale mencionar que não é  preciso se preocupar tanto com formalidades.

Além da voz, os gestos também são outro ponto de atenção. Cuidado para não ficar parado, tenso ou “preso”, como muitos ficam nas reuniões.

3. Faça um conteúdo que se adapte

O público que costuma se interessar por seus conteúdos pode ser bem diversificado. Pode haver interessados que assistirão seu conteúdo pelo celular, outros pelo computador e outros que, por falta de tempo, apenas escutarão o áudio enquanto fazem outra atividade.

Para tentar abranger o maior número de gente possível, certifique-se de criar um conteúdo que se adapte a todo tipo de gosto e realidade. Ou seja, se for fazer apresentação de slides, procure criá-la de maneira que seja possível entender tanto no dispositivo móvel quanto no computador.

E se a sua persona tiver um perfil mais ocupado, procure passar um conteúdo o mais completo possível, sem que seja necessário ver sua apresentação para entender a mensagem.

Outra dica interessante seria deixar gravado seu vídeo ao vivo para que os que não tiveram tempo de assisti-la poderem acompanhar o vídeo em outro momento.

4. Responda seus espectadores durante as lives

Você está representando uma marca, que é seu empreendimento. Logo, precisa demonstrar que o objetivo principal é sempre ajudar.  Temas relacionados a assuntos financeiros sempre terão perguntados, se você for do mercado financeiro, por exemplo.

Utilize as transmissões para trazer o conteúdo projetado, mas tire alguns momentos para responder seus espectadores. Além de ser ótimo para engajar, você estará ajudando e demonstrando seu conhecimento.

E lembre-se que um ouvinte satisfeito tem mais chances de se tornar cliente.

5. Faça um roteiro e considere o tempo da live

Essa parte jamais deve ser esquecida. Antes de anunciar com antecedência a data e o horário da sua live, você precisa ter noção de quanto tempo gostaria que durasse a transmissão. Elas podem durar 15 minutos, 30 minutos ou até mais de 2 horas.

Você precisa ter em mente o tempo desejado, mesmo que passe um pouco do planejado. Assim, não se perderá no que precisa fazer.

E, para gravar de forma completa, com qualidade e sem chances de se perder ou deixar de falar algo importante, é indispensável um roteiro.

O roteiro precisa abranger os tópicos principais que devem ser abordados na live, bem como o que gostaria de comentar, fazer ou demonstrar. Imagine esse material como se fosse um roteiro de filme, com blocos, comentários e orientações.

6. Tenha cuidado com a apresentação de PowerPoint

Empreendedores e líderes de companhias podem estar acostumados a fazer belas apresentações de PowerPoint para reuniões. Mas não esqueça que seu público pode ser composto por parceiros, colegas de trabalho, investidores, especialistas no assunto ou donos de negócios.

Por outro lado, parte do seu público pode ser leigo no assunto e, por mais que acredite que certos tópicos sejam óbvios, aqueles que assistem podem não entendê-los. Certifique-se de criar apresentações que sejam boas para todos e tenha em mente que os slides para sua live devem ser totalmente diferentes daqueles utilizados em reuniões.

Seu conteúdo precisa ser educativo e informativo. Não adianta trazer dados e gráficos se a sua persona não entende do seu nicho.

Vale destacar também que uma live de sucesso não precisa trazer apresentações bem elaboradas. Lembre-se que o conteúdo é o que mais importa.

7. Deixe claro o fim da transmissão

Pode parecer óbvio, mas alguns podem esquecer: quando estiver no fim da transmissão, despeça-se, deixe claro que sua live de sucesso está acabando e que é o momento de encerrar. Se essa informação não ficar clara, alguns podem achar que caiu sua internet ou deu algum erro no computador.

Para evitar esses desentendimentos, sempre avise sobre o fim da transmissão e que encerrará a conversa.

8. Deixe claro o que será abordado

Comece sua live de sucesso dando boas-vindas e agradecendo pela presença de quem está entrando para assisti-lo. Não se assuste, mas suas transmissões podem começar com poucas pessoas.

Nesses momentos iniciais, aproveite para falar dos tópicos que serão abordados e o que se pretende mostrar. Essa é uma das principais dicas para se fazer uma boa live.

Aproveite esse início para utilizar gatilhos mentais e fazer os loops para deixar os ouvintes ou espectadores interessados no seu video e com vontade de descobrir o que será ensinado.

9. Treine antes de ir ao ar

Mesmo que você entenda do conteúdo e tenha um grande conhecimento no assunto que será abordado, é sempre bom estudar, relembrar o assunto e treinar para a live.

O fato de ser uma pessoa de negócios e ter uma empresa, falar com os outros ou dar uma palestra pode não ser um problema. Mas acredite: treinar lhe deixará mais confortável e confiante na hora de transmitir o conteúdo e interagir.

Por isso, faça um roteiro escrito de tudo o que deseja falar, treine muito e esteja preparado para o momento.

Conclusão

Essas 9 dicas para fazer uma live com qualidade ajudarão você a ter mais confiança para entregar esse tipo de conteúdo, que costuma ser bem recebido pela maioria. Portanto, guarde esse artigo e, quando for planejar sua transmissão, não esqueça de consultá-lo para relembrar essas práticas!

E já que falamos de lives, já pensou em entregar conteúdos nesse formato na sua estratégia marketing? Confira agora algumas dicas para produzir um bom roteiro de vídeo!

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