Se você tem um negócio, precisa ter uma presença marcante na internet e apostar no marketing de conteúdo para conseguir clientes, fazer sua marca ser conhecida e aumentar seus lucros. Qualquer um que não dê a devida atenção a essa estratégia ficará para trás em relação à concorrência. Mas, o que é marketing de conteúdo?
De forma simples, trata-se de uma estratégia de marketing digital que consiste em produzir e oferecer conteúdos para seu público-alvo. O objetivo é fazer com que o possível cliente seja atraído para sua empresa de forma espontânea.
Apesar de muitas vezes não citar diretamente a marca, não significa que não seja uma forma de fazer marketing. O que as pessoas não imaginam é que essa estratégia já ajudou muitas empresas a posicionarem-se como fortes e bem vistas no mercado.
Confira agora 9 motivos para você apostar no marketing de conteúdo e ver seu negócio, os lucros e a clientela crescerem!
1. O marketing de conteúdo é mais barato
Quando as empresas querem se promover, geralmente idealiza-se que a melhor maneira de fazer isso é investindo em publicidade, seja física, online ou pagando para receber tráfego nos mecanismos de busca.
Contratar uma agência de marketing e publicidade pode sair bem caro. Os anúncios e o tráfego pago também acabam não sendo tão acessíveis no final da conta. Apesar de serem excelentes formas de promover uma marca, empresa ou produto, nem todos possuem todo esse dinheiro disponível para desembolsar.
O marketing de conteúdo acaba sendo uma maneira bem mais barata de fazer com que as pessoas saibam da sua empresa. Os custos acabam sendo menores e, quando bem feito, o tráfego orgânico poderá trazer clientes até você de forma gratuita.
2. Tem maior durabilidade
Quando você tem conteúdos publicados no seu blog e redes sociais, você está sendo divulgado, mesmo que não fale de sua empresa ou marca. Seus artigos, vídeos e outros tipos de conteúdo, quando são atemporais, podem ser vistos sempre e ficarão disponíveis para o acesso ao público em geral 24 horas por dia.
Pense no seu blog como uma ferramenta de marketing digital que promove sua empresa, produtos e serviços a todo instante. No entanto, é necessário ter continuidade e persistência para que a estratégia dê certo.
3. Traz resultados para o longo prazo
Caso você nunca tenha ouvido falar do marketing de conteúdo, é importante entender que essa estratégia não traz resultados para o curto prazo, mas sim para o médio e longo prazo. Apesar disso, é essencial para o sucesso de uma empresa e não pode ser trocada por estratégias de marketing que visam apenas o curto prazo.
Por isso, se alguém lhe disser que consegue trazer resultados rápidos, duvide muito! Assim como qualquer negócio, a imagem e a notabilidade de uma empresa demoram um pouco para serem consolidadas.
Essa estratégia, que é o combustível do Inbound Marketing, quando feita com planejamento, fará sua empresa ter um maior alcance do seu público-alvo. Consequentemente, sua empresa ficará mais conhecida. É sempre bom lembrar que esse método ajuda a aumentar a clientela e o lucro.
4. Ajuda o seu negócio físico/offline
O marketing de conteúdo é uma estratégia online, mas que ajuda seu negócio físico. Seus clientes podem chegar até você por meio do seu blog ou redes sociais, conhecer sua empresa e ir fisicamente no seu estabelecimento.
Quantas vezes procuramos por algum produto ou serviço e depois vamos ao local para conversar com um profissional? Sempre é bom repetir: essa estratégia lhe ajuda a ter mais clientes. Logo, além dos seus clientes que vão fisicamente até você, há ainda aqueles que se relacionam online com a sua empresa.
5. Deixa sua marca mais influente na internet
Como as pessoas pesquisam tudo na internet, você tem muito mais chances de ser visto e ter influência no seu meio. Hoje em dia, ter visibilidade nesse canal é essencial e, com o avanço da tecnologia, será cada vez mais importante.
Essa visibilidade é excelente, pois ajuda até as pessoas a falarem mais sobre você, seus produtos e serviços. Pessoas gostam e conversam sobre marcas e produtos que lhes agradaram, indicando-as aos demais. Se você chamar a atenção e resolver um problema que elas precisavam, com certeza sua solução será lembrada e compartilhada.
6. Faz as pessoas conhecerem melhor o seu negócio
A empresa que aposta no marketing de conteúdo acaba aumentando o engajamento das pessoas com sua marca. O lado positivo é que, dessa forma, sua empresa fica mais próxima dos possíveis clientes.
Ainda, as pessoas conseguirão entender melhor seu negócio, qual o seu objetivo, o seu posicionamento, e poderão obter mais informações sobre como você pensa e como trata seus clientes. Uma empresa acessível, que dá conteúdos valiosos e conversa com seu público acaba ganhando mais notoriedade.
7. Pode atrair atenção da mídia
Um blog com conteúdos de qualidade, que entreguem valor e, principalmente, que sejam especializados, é a principal ferramenta que você terá em uma estratégia de marketing de conteúdo.
Por isso, você precisa dar o seu máximo e garantir aos seus leitores que entregará sempre conteúdos que realmente respondem suas dúvidas e lhes ensine. Quanto maior a qualidade dos artigos, maiores as chances de seu blog ser notado. E ser notado não apenas por mais pessoas, mas também pela mídia, por exemplo.
Assim, já pensou se o seu artigo sobre um assunto X aparece como referência em uma matéria, um ebook, uma notícia ou até em um site de grande circulação? Seu post pode viralizar e dessa maneira você irá conseguir mais notoriedade.
8. Aumenta o seu lifetime-value (LTV)
O Lifetime-value é uma das métricas do marketing e refere-se ao valor total que um cliente gasta comprando seus produtos ou serviços. Por exemplo, se um único cliente compra um produto de R$100 reais 2x por mês, seu LTV é de R$200 reais.
É mais barato vender novamente para um cliente atual e fidelizado do que para um novo cliente que ainda não comprou. Lembra que foi comentado que essas estratégias de conteúdo servem para engajar seu público por meio da divulgação de conteúdo?
Então, saiba que dessa maneira você conseguirá vender mais para o mesmo cliente, pois ele já conhece sua empresa. Assim, poderá fidelizá-lo e transformá-lo em um divulgador dos seus produtos ou serviços.
9. Diminui o custo de aquisição de cliente (CAC)
Você viu no primeiro tópico que uma estratégia de marketing de conteúdo é mais barato do que ficar colocando dinheiro em campanhas de marketing ou mídias pagas. Muitos fazem isso porque o resultado é mais rápido, mas também gasta-se muitos recursos financeiros.
O marketing de conteúdo diminui o valor, a quantidade de dinheiro que você gasta para adquirir um novo cliente. Dessa forma, esse montante pode ser utilizado em estratégias eficazes que lhe trarão retorno a longo prazo e continuarão dando resultados por muito mais tempo, como a contratação de produção de conteúdos especializados.
Apostar no marketing de conteúdo é a maneira mais eficaz de conseguir clientes, fidelizá-los e conseguir fazer com que o seu negócio cresça, tenha visibilidade e seja reconhecido.
Apesar dos resultados serem projetados no médio e longo prazo, eles são consistentes e duradouros. Ainda, vale lembrar que o custo é mais baixo do que apostar em campanhas de marketing tradicional ou mídias pagas.
Entretanto, essa estratégia deve ser feita com planejamento, persistência, seriedade e, principalmente, com o foco em entregar conteúdos frequentes, de qualidade e especializados, pois somente assim você conseguirá se destacar e chamar a atenção positivamente da sua audiência.
E você, quer dar seu primeiro passo na estratégia de marketing de conteúdo e entregar conteúdos especializados para atrair mais clientes? Então não espere mais! Entre em contato agora com um de nossos consultores que responderemos o mais breve possível!