Palavras de transição para SEO: o que são e como usá-las da forma correta

SEO é o conjunto de regras e boas práticas que precisam ser adotadas na construção de textos e páginas da internet, a fim de que elas tenham uma boa escaneabilidade. E, por consequência, obtenham melhor ranqueamento nos mecanismos de pesquisa.

Muitos profissionais de marketing e redação de conteúdos produzem seus trabalhos sempre com foco no SEO. Agrande questão é: SEO não é algo imutável, na verdade, sempre é possível descobrir novas formas de otimizar o ranqueamento de um site.

E a novidade do momento são as palavras de transição, tema do nosso post de hoje. Leia e aprenda como são definidas as palavras de transição e qual é o jeito correto de utilizá-las para potencializar o SEO dos seus textos.

Boa leitura!

O que são as palavras de transição?

São consideradas palavras de transição os termos aplicados para unir frases ou parágrafos. Vamos voltar aos tempos da escola e fazer uma pequena aula de gramática para lembrar das conjunções e sua função conectiva.

Termos como “mas”, “entretanto” e “contudo” são exemplos de conjunções, que tem como função conectar orações com períodos compostos.

Existem uma série de palavras e conjunções coordenadas (formadas por mais de uma palavra) que executam essa função de conectar dois períodos e dar continuidade a um raciocínio utilizando dois períodos distintos. E nós podemos dizer que as palavras de transição serve para uma função bem semelhante.

As palavras de transição para SEO são utilizadas para unir frases ou parágrafos. Sua aplicação tem como finalidade deixar um texto mais fluido, com leitura simples e facilitada.

O resultado da aplicação dos termos de transição é uma experiência otimizada para os usuários. Além disso, elas ajudam de forma técnica na escaneabilidade dos conteúdos, o que potencializa o ranqueamento nos motores de busca.

Ainda não entendeu? Então vamos a um exemplo!

Se você fugiu das aulas de gramática e ainda não entendeu a ideia envolvida nas palavras de transição, vamos a um exemplo prático.

Veja os parágrafos abaixo:

  1. Eu gosto muito de jogar futebol. Não jogo bem. Jogo melhor que meu irmão e pior do que meu primo. Sou o segundo melhor jogador da família;
  2. Eu gosto muito de jogar futebol, porém não jogo bem. Entretanto, jogo melhor que meu irmão e pior do que meu primo. Ou seja, sou o segundo melhor jogador da família.

O primeiro exemplo não apresenta as palavras de transição. Perceba como o texto se torna mais difícil de ler, com ideias curtas e poucas conexões entre as frases. Os mais antigos irão se lembrar dessa referência: parece um telegrama!

No segundo exemplo, as palavras “porém”, “entretanto” e a expressão “ou seja” estão sendo aplicadas como palavras de transição. A utilização delas deixa o texto mais simples, com uma leitura mais agradável e com uma conexão otimizada entre as ideias de cada período.

Não há nada de errado em escrever como o primeiro exemplo acima. Porém, quando se trata de marketing digital, produção de conteúdo para web e SEO, a forma mais adequada é com a aplicação das palavras transitórias.

Por qual motivo as palavras de transição influenciam no SEO?

As boas práticas de SEO não focam apenas na construção de textos que possuem alta escaneabilidade. Isso é, de fato, muito importante para o ranqueamento, não há dúvidas. Contudo, o SEO vai além da parte técnica e preza pela qualidade do conteúdo.

Na perspectiva das regras de SEO, os textos que adotam palavras de transição são mais fáceis de ler e trazem uma experiência de leitura otimizada para as pessoas. E essa lógica faz todo o sentido.

Volte lá no exemplo dado acima e imagine um texto inteirinho construído com essas frases quebradas. Uma ideia presente em cada período. De um jeito chato. Um tanto quanto monótono. Bastante travado. Com pouca conexão entre as ideias. Gerando quebras constantes.

Viu só? A leitura não é agradável, e o SEO busca dar espaço para conteúdos que são bons em informação e na forma de apresentar essas informações!

O foco é a legibilidade

O conceito de legibilidade é o que norteia o uso dos termos de transição. Legibilidade é a característica de um texto cuja compreensão é simples. E a aplicação das palavras transitórias é focada em simplificar ideias, unindo-as e entregando uma experiência melhor para o usuário.

Mas fique atento: o uso excessivo de palavras de transição pode resultar em um efeito oposto. Ou seja, deixar o texto cheio de conexões a ponto de dificultar o entendimento das ideias presentes ali.

Além da legibilidade, qual outro benefício as palavras de transição oferecem?

Junto com a melhoria na compreensão do texto, a aplicação dos termos de transição oferecem impactos na qualidade do texto que são bem importantes para os conteúdos. Confira os principais a seguir:

Tempo de permanência nas páginas

Os especialistas em SEO apontam que o uso das palavras de transição gera uma tendência ao aumento do tempo de permanência no blog ou site.

Redução na taxa de rejeição

Textos mais bem construídos e com melhor fluidez geram menor taxa de rejeição junto aos visitantes da página.

Veja alguns exemplos de termos de transição para SEO

Antes de começar, vale um ponto de atenção à gramática. Lembra que, ao explicar o conceito das palavras de transição, foram mencionadas as conjunções. É fundamental ressaltar que nem toda palavra de transição é uma conjunção.

Os termos podem ser preposições, conjunções, pronomes, advérbios e pertencentes a outras classes gramaticais. O importante não é saber a qual classe cada termo pertence, mas sim compreender que elas dão o sentido de conexão entre as frases!

Vamos aos exemplos:

  1. Palavras de transição únicas: afinal, contudo, portanto, mas;
  2. Temos compostos: no entanto, além disso, desde que, apesar de;
  3. Palavras que juntam duas partes do conteúdo: não só X, mas também Y; Tanto X quanto Y;

As palavras de transição também podem ser segmentadas de acordo com a função que elas executam em um conteúdo. Veja mais:

  1. Tempo: atualmente, frequentemente, logo após;
  2. Introdução: antes de tudo, primeiramente, a princípio, desde já;
  3. Conclusão: sendo assim, dessa forma, por fim;
  4. Comparação: por outro lado, assim como.

Concluindo

Captou a ideia por trás das palavras de transição? Esses exemplos deixam claro que estamos falando de termos bastante comuns e aplicados no nosso dia a dia. Basta inseri-los com coerência nos seus textos para melhorar o ranqueamento e também a experiência dos usuários.

E se você quiser saber mais sobre SEO, técnicas de comunicação escrita e produção de conteúdo para web, não deixe de navegar pelo nosso blog. Aqui você encontra muitos assuntos interessantes e dicas úteis que podem ser aplicadas nas suas produções!

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