Todo empreendedor deveria saber como fazer um pitch. Esse tipo de apresentação pode amedrontar alguns, mas é importante sempre estar preparado para uma oportunidade. Por esse motivo, é essencial conhecê-lo para treinar sempre que puder.
Felizmente, é possível fazer apresentações nesse formato – tanto em material visual ou apenas oral – que conquiste a atenção de todos e atenda ao seu propósito. Inclusive, esse pode ser o momento decisivo para sua empresa ou você mesmo demonstrar seu potencial, seja para clientes ou investidores.
Acompanhe a leitura do artigo e aprenda a fazer um pitch que conquiste a atenção de todos e veja 7 dicas para planejar o seu com muita eficiência!
O que é um pitch?
Antes de descobrir como fazer um pitch, é necessário entender o que ele é. Um pitch é uma rápida apresentação – seja de um produto ou negócio – cuja objetivo é “vender” a ideia desejada para clientes, investidores, parceiros ou sócios.
Embora seja muito popular no cenário das startups, o conceito pode ser encontrado também fora dele. Geralmente, empreendedores fazem um pitch para apresentarem suas ideias para o mercado e conseguir investidores, patrocinadores e sócios.
Porém, o conceito não se resume a apenas ao cenário corporativo. Ou seja, você pode aprender a como fazer um pitch para uma apresentação pessoal, no qual vende sua imagem ou seus serviços, por exemplo. Logo, esse conhecimento pode ser útil em diversas ocasiões.
Como funciona um pitch?
Seu funcionamento é simples. O empreendedor precisa dizer, em poucas palavras, qual é a sua ideia, sua solução, o mercado de atuação e sua proposta, dentre outros dados.
Quando feita de forma oral, normalmente costuma ser entre 3 e 5 minutos. No entanto, é comum encontrar situações em que essa fala deve durar no máximo 30 segundos, como os chamados elevator pitch ou one-sentence pitch. Em apresentações com slides, o tempo pode ser prolongado.
Tenha em mente que não se trata de uma reunião para fechar acordos, vendas ou parcerias, mas sim uma breve apresentação do potencial do seu projeto em um primeiro contato com o cliente, parceiro ou investidor.
Como elaborar um pitch? Veja 7 dicas!
Existem diversos tipos de pitch, sendo que cada um pode ter uma duração e propósito distintos. Nos próximos parágrafos, você verá dicas para elaborar um para vender sua ideia de negócios.
A maioria das dicas de pitch são para startups, mas podem ser utilizadas por diversos modelos de companhias. Confira as 7 dicas a seguir!
1.Conheça a fundo o seu negócio
Quanto mais você entende da sua ideia, do mercado no qual atua e do seu diferencial, mais confiante você estará para o pitch, seja em apresentação de slides ou apenas oral.
Logo, faça um completo estudo do seu nicho e do seu próprio projeto para se sentir seguro e, principalmente, responder perguntas posteriores que possam ocorrer.
2. Treine e peça opinião de terceiros
Não tem como fazer um pitch sem prática. Sendo assim, é importante treinar sua apresentação, adaptando-a para os diferentes modelos. Você pode começar ensaiando um pitch mais longo com slides, depois diminuir o tempo e não utilizar a apresentação visual e por fim, praticá-lo em poucos segundos.
Treine também o one-sentence pitch, no qual você deve resumir sua proposta em uma oração, trazendo: o nome da empresa, mercado de atuação, problema, solução criada e o seu diferencial. Inclusive, se você não sabe o que deve falar em um pitch, pode considerar esses tópicos.
Em apresentações visuais, é importante trazer os resultados obtidos com a validação da ideia até aquele momento.
3. Seja simples
Você provavelmente conhece aquele ditado: “menos é mais”. Logo, procure levá-lo para os negócios, inclusive em suas apresentações.
Em um pitch mais longo, você não precisa detalhar cada uma das ações que seu negócio fez, nem mesmo elaborar uma narrativa impactante.
O simples e minimalista, em muitos casos, se mostra mais eficiente. Sendo assim, pense no que é mais importante tratar em relação à trajetória da sua empresa ou startup e diga sempre o que é relevante.
4. Aprenda com os outros
Uma maneira de saber como fazer um pitch é aprendendo com os outros. Dessa forma, procure por apresentações feitas por empreendedores na internet e entenda o que eles disseram para atrair o interesse dos ouvintes.
Analise diversos vídeos e veja detalhes como: postura corporal, o que foi abordado, o que foi considerado o mais importante e o que pode ter sido decisivo para conseguir o desejado “sim”.
Isso lhe ajudará a ter uma ideia do que pode dizer, gesticular, a forma como deve se portar e quais são as informações importantes que devem estar no início de sua fala.
5. Conheça seus concorrentes diretos e indiretos
Fazer uma completa pesquisa dos concorrentes diretos – que são aqueles que apresentam a mesma solução – é fundamental para desenvolver seu diferencial. Entretanto, todo empreendedor precisa também encontrar no mercado outras soluções que servem para atender a mesma necessidade: os concorrentes indiretos.
Por exemplo, uma startup de viagens não compete apenas com outras empresas e agências do mesmo ramo, mas também com aplicativos e programas que oferecem estilos de viagens alternativos (mochilão, trabalho em troca de hospedagem, dentre outros).
Sendo assim, estude as diferentes soluções e visualize o motivo de sua ideia ser melhor do que a de seus concorrentes diretos e indiretos.
6. Explique o motivo pelo qual precisa do investimento
Em alguns pitchs, pode ser necessário justificar o investimento. Por exemplo, se você busca recursos para sua fintech crescer, não foque apenas em temas como: infraestrutura ou aumento de colaboradores.
Seja mais específico. Sua equipe pode focar em apenas um objetivo, como: investir em marketing digital para aumentar a visibilidade do negócio e conseguir vender mais, por exemplo. Ou seja, não dê respostas generalistas e foque em algo realmente relevante.
7. Saiba ouvir
Mesmo que você acredite que tenha todas as respostas, é preciso saber escutar o que seus ouvintes têm a dizer. Sua ansiedade, empolgação e expectativa podem ser altas, mas mantenha-se humilde para ouvir as sugestões e reconhecer que não tem dados para responder um ou outro questionamento, caso aconteça.
Em outras palavras, em vez de aparentar que sabe tudo e tentar responder com o que vier a mente, diga que anotará a pergunta e trará a resposta em um momento posterior.
Saber como fazer um pitch pode ser a resposta para conseguir investimentos, ótimas parcerias, aumentar sua companhia e principalmente, os clientes e os lucros. Portanto, comece logo a treinar rápidas e eficazes apresentações para conseguir encantar quem você precisa em qualquer momento!
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