Concorrência imperfeita, embora seja um termo desconhecido por muitos, é interessante para ajudar a entender como o mercado funciona. Logo, todo empreendedor deveria estudar o assunto.
Trata-se do oposto da concorrência perfeita, que é o cenário considerado ideal. Nele, há um grande número de consumidores e vendedores – impedindo, assim, que um único agente prejudique o equilíbrio do mercado.
Contudo, as relações de negócio e consumo não funcionam como o desejado. Acompanhe a leitura, aprenda sobre concorrência imperfeita e entenda como ela funciona!
O que é concorrência imperfeita?
Concorrência imperfeita é o cenário que ocorre quando existe uma ou poucas empresas que, sozinhas, conseguem influenciar no preço de mercado e na quantidade vendida. Quando há poucos consumidores ou um único que seja poderoso, essa situação também se enquadra no fenômeno.
Ou seja, há um certo desequilíbrio no mercado, que influencia principalmente a oferta e a demanda de produtos e serviços.
Quais as principais características da concorrência imperfeita?
O mercado de concorrência imperfeita tem características bastante visíveis. Algumas delas são:
- uma ou poucas empresas dominando o mercado;
- pouca ou muita concorrência entre as organizações;
- um ou poucos consumidores definindo as regras de mercado;
- falta de diferenciação nos produtos ou muita distinção entre eles;
- o preços dos produtos similares podem ser muitos parecidos ou muitos diferentes.
É possível perceber que não há um equilíbrio no qual todos têm força e ganham. Além disso, o cenário pode ser totalmente diferente dependendo do fenômeno encontrado, os quais podem ser: monopólio, monopsônio, oligopólio, oligopsônio, dentre diversos outros.
Entenda mais sobre esses cenários no tópico seguinte.
Quais são os exemplos de concorrência imperfeita?
Dentre os diversos cenários, os mais característicos são os quatro citados anteriormente. Confira um breve resumo sobre cada dos exemplos de concorrência imperfeita abaixo:
1.Monopólio
O monopólio é o fenômeno que ocorre quando uma única companhia oferece um determinado produto ou serviço. Ou seja, há apenas um vendedor ou produtor para muitos compradores.
Em um cenário monopolista, a organização teria o poder de determinar o valor de seus produtos da maneira que considerasse mais conveniente, pois somente ela comercializa aquele bem. Assim, os preços poderiam ser altos e caso a organização deixasse de existir, não haveria um substituto.
2.Monopsônio
Esse é o inverso do primeiro. Ou seja, acontece quando há muitos vendedores para um comprador. Nessa situação, o consumidor é quem exerceria domínio sobre o preço, cabendo aos vendedores se adaptarem às exigências dele. Além disso, elas poderiam fechar ou falir se o único interessado deixasse de consumir.
3. Oligopólio
Semelhante ao monopólio, ocorre quando há um pequeno grupo de organizações dominando o mercado. No oligopólio, as companhias poderiam definir todas as regras de oferta e demanda, escolher os preços em conjunto e até prejudicar o surgimento de concorrentes.
O oligopólio pode ser dividido em:
- oligopólio puro: os produtos e serviços são iguais;
- oligopólio diferenciado: bens e serviços oferecidos tem diferenciação relevante.
Como oligopólios são poucas companhias que vendem para muitos consumidores, pode facilitar o surgimento de práticas ilegais, como os cartéis.
4. Oligopsônio
Trata-se de uma prática inversa ao oligopólio. Logo, ocorre quando há muitas companhias que querem vender para alguns poucos consumidores. Nesse caso, são os compradores que definem as regras de oferta e demanda, além do preço do produto.
Esses quatro cenários de concorrência imperfeita não são incomuns no mercado. Portanto, todo empreendedor precisa entender qual o fenômeno que ocorre no nicho em que deseja empreender. Sabendo disso, é possível verificar possibilidades de crescimento, se vale a pena arriscar e, principalmente, elaborar estratégias para isso.
Agora que você leu sobre concorrência imperfeita, continue aprendendo sobre outros temas importantes para empreendedores! Confira agora o que é o comportamento do consumidor online e por que sua empresa precisa saber sobre ele!
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