O empreendedorismo verde surgiu justamente pelas mudanças da sociedade em relação ao modo como devemos tratar o meio-ambiente. Você já ouviu falar sobre ele?
Quem deseja empreender ou já empreende precisa incorporar os princípios dessa ideia para entregar algo condizente com o que as pessoas acreditam e defendem. Além disso, as empresas verdes podem atrair maior visibilidade, conquistar mais clientes e principalmente, investidores.
Então, que tal saber mais sobre o tema? Continue conosco para entender o que é empreendedorismo verde e veja as características dele!
O que é empreendedorismo verde?
Muito se fala em sustentabilidade. Com as mudanças climáticas e a forma como a natureza vem sendo destruída, os empreendedores e negócios já existentes tiveram que modificar o modo como agem em relação ao tema.
O empreendedorismo verde pode ser uma oportunidade para empresas e empreendedores proporcionarem produtos e serviços sustentáveis e econômicos para a população.
Sendo assim, o termo pode ser definido como um conjunto de ações que companhias propõem para melhorar ou inovar em atitudes que sejam benéficas para o meio-ambiente.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade, cerca de 91% dos empreendedores brasileiros acreditam que a sustentabilidade gera oportunidades para novos modelos de negócios.
Quando surgiu o empreendedorismo verde?
O conceito de economia verde foi desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) em 2008. Ele se refere ao conjunto de ações que buscam promover uma economia que tem como princípios o bem-estar social, redução dos riscos ambientais e conservação do meio-ambiente.
Sendo assim, o conceito defende a produção de baixo carbono, uso sustentável dos recursos naturais e inclusão social.
Conforme o PNUMA, o empreendedorismo verde precisa estimular a geração de empregos e produção de renda para toda a população. Do mesmo modo, deve tomar iniciativas para reduzir os gases-estufa, ampliar a utilização de fontes de energias limpas e alternativas, bem como o uso sustentável dos recursos naturais.
Quais as características do empreendedorismo verde?
Se você quer tornar sua empresa ou startup em um negócio sustentável e incluir os preceitos do empreendedorismo verde, é importante se atentar as características que seu negócio precisa ter para ser enquadrado nessa categoria.
Algumas características desse modelo são:
- forte comprometimento com a responsabilidade social e ambiental;
- uso eficiente dos recursos naturais;
- redução dos danos ao meio ambiente;
- compromisso com a inclusão social;
- baixa emissão de carbono;
- adoção de práticas como: redução do consumo de água, separação do lixo com consciência, etc;
- substituição de práticas, produtos e serviços por outros mais sustentáveis.
- construção de uma boa convivência com as comunidades locais, dentre outras.
Essas práticas são vistas como um diferencial, inclusive competitivo. Ou seja, elas podem melhorar a imagem da empresa perante a mídia, meios de comunicação e a comunidade.
Além disso, os consumidores passam a confiar e se tornar fãs da marca, principalmente por perceberem a preocupação da empresa com o futuro do planeta e das próximas gerações.
Diante dessa razão, os econegócios podem ter vantagens competitivas também aos olhos dos investidores. Portanto, estude a fundo o tema e comece a aplicá-lo na prática no seu negócio!
Gostou do tema? Então que tal continuar aprendendo sobre outros assuntos relacionados a esse? Então confira agora o que é e o que fazer para sua empresa ser um negócio de impacto social!