Ser um administrador não é tarefa fácil. Afinal, uma empresa tem diversos aspectos que devem ser considerados pelo gestor — como a gestão das finanças e dos funcionários. Como lidar com os colaboradores pode ser um grande desafio, vale a pena conhecer livros de gestão de pessoas.
Dessa forma, você pode buscar mais conhecimentos para enriquecer sua liderança e obter os melhores resultados do seu time. Isso porque os livros trazem ensinamentos acerca de temas como motivação, trabalho em equipe e treinamentos.
Quer saber mais? Então continue a leitura para conhecer 6 livros de gestão de pessoas que você não deve deixar de ler!
Por que os administradores devem entender sobre gestão de pessoas?
Para começar, vale a pena falar um pouco mais sobre a importância da gestão de pessoas em uma empresa. Os gestores precisam ter em mente que uma organização é formada por pessoas. Logo, o trabalho dos colaboradores é essencial para o negócio.
Ademais, os funcionários precisam ser bem gerenciados. Do contrário, a rotatividade (entrada e saída de colaboradores da empresa) e a insatisfação podem afetar os resultados da companhia e impedi-la de crescer.
Com isso, o desconhecimento acerca de boas práticas na gestão de pessoas pode gerar prejuízos para a sua empresa. Tenha em mente que colaboradores desmotivados apresentam menor rendimento — e a demissão ou saída constante de pessoas gera gastos para a companhia.
Por outro lado, colaboradores que confiam na liderança e se sentem bem na empresa podem trabalhar de maneira mais alinhada com os processos definidos e produzir mais. Consequentemente, a gestão de pessoas aumenta a eficiência e o desempenho do negócio.
6 Livros de gestão de pessoas que vale a pena conhecer
Depois de entender mais sobre a importância da gestão de pessoas, é hora de conhecer os livros que podem ajudar você no seu trabalho.
Confira 6 obras importantes sobre o assunto!
1. O monge e o executivo
Essa obra é um grande clássico na área de liderança e empreendedorismo. E o melhor: ela tem leitura fácil, por utilizar de storytelling para abordar temas ligados à gestão de pessoas. O livro conta a história de um empresário que vai a um retiro espiritual.
Por estar passando por desafios na vida profissional e pessoal, o personagem de “O monge o executivo” busca mentoria com monges. Na história, quem conversa com ele é um ex-empresário famoso de seu país, que havia largado a carreira para focar no lado espiritual.
Então o monge compartilha boas lições com o empresário acerca de como gerenciar as pessoas. Para ele, a função do líder é servir os colaboradores — preocupando-se com o bem-estar de seus liderados.
2. O gestor eficaz
A segunda dica de livro é uma publicação de Peter Drucker, conhecido como o pai da administração moderna. Como o título indica, essa obra aborda a eficácia dos gestores — e como ela pode ser aprendida e desenvolvida por qualquer pessoa.
Um dos principais pontos do livro é definir que, para ser um bom gestor na empresa, é necessário ter uma boa gestão pessoal. Com isso, o autor compartilha ensinamentos sobre pontos essenciais para a rotina, como autodesenvolvimento, tomada de decisão e organização de tempo.
3. Mais esperto que o diabo
O título desse livro chama a atenção, e o conteúdo dele não fica atrás. “Mais esperto que o diabo” é mais uma obra que usa o storytelling para entreter o leitor enquanto ensina conteúdos importantes. Quem faz isso com maestria é o autor Napoleon Hill, empreendedor norte-americano de sucesso.
Hill é o personagem do livro que entrevista o diabo — um personagem que serve de analogia para mostrar como os nossos pensamentos têm poder. No livro, o autor revela como driblar desafios em relação à gestão do tempo e condução da própria vida.
4. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes
Se você quer se tornar mais eficaz, Stephen R. Covey pode ajudar. Nesse livro, que foi considerado um dos mais importantes do século XX, o autor explica 7 hábitos que melhoram a sua vida e a sua liderança na empresa.
Os hábitos listados no livro são os seguintes:
- proatividade;
- ter um objetivo em mente;
- saber escolher prioridades;
- buscar a lógica do ganha/ganha;
- primeiro entender para depois ser entendido;
- ter uma comunicação sinérgica com a equipe;
- ajustar os instrumentos e buscar ser melhor.
5. Como dizer? A arte de dar e receber feedback
Se você busca aumentar seus conhecimentos em gestão de pessoas, certamente precisa considerar livros que falem sobre comunicação. Esse é um dos maiores gargalos que pode atrapalhar as relações pessoais e profissionais.
Líderes precisam saber como passar feedbacks de maneira que inspire e não desmotive os colaboradores. Além disso, é preciso saber receber retornos sobre o seu trabalho. Afinal, você não é imune a erros — e seus funcionários podem mostrar os pontos passíveis de melhoria.
Se você precisa aperfeiçoar sua comunicação, esse livro de Eliana Pita pode ser muito útil. Ela apresenta a cultura de feedback como aspecto essencial para equipes de alto desempenho. Para a autora, o retorno eficaz e frequente ajuda a evitar problemas e aprimorar o trabalho de todos.
6. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações
Por fim, além de livros com boas histórias e leitura mais simples, vale a pena estudar em obras mais técnicas. Para isso, Idalberto Chiavenato é uma referência central no campo de gestão de pessoas e recursos humanos.
Entre seus livros, “Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações” se destaca por trazer as bases da teoria que todo gestor precisa conhecer. Com ele, você saberá mais sobre os seis princípios apresentados pelo autor:
- agregar;
- aplicar;
- recompensar;
- desenvolver;
- manter;
- monitorar.
Você acabou de conhecer 6 livros que podem fazer a diferença nas suas práticas em gestão de pessoas. O que achou das obras? Não deixe de conferir esses e outros livros para agregar ainda mais conhecimentos à sua prática e melhorar os resultados da empresa!
Este post ajudou você? Aproveite para entender como evitar ser um mal líder!