O que é dropshipping? Entenda como funciona e como adotar no seu negócio!

Se você já possui ou está pensando em iniciar um negócio de compra e venda de mercadorias, é interessante saber o que é dropshipping. Esse método de trabalho pode trazer sucesso no comércio online. 

Afinal, depois do advento da internet, as lojas precisaram se readequar às novas demandas dos consumidores e a forma de como o produto chega a eles. Por isso, as estratégias devem se renovar a cada dia, sendo o dropshipping um caminho viável.

Você quer conhecer outras formas de se posicionar no e-commerce? Confira mais sobre o dropshipping!

O que é dropshipping? 

O dropshipping é uma opção para os empresários que buscam vender produtos sem investir em estoque próprio. Ou seja, ele é um modelo de varejo on-line em que o lojista atua como intermediário entre o fornecedor e o cliente final.

Isso diminui algumas das atividades do empreendedor. Devido ao modelo, é possível economizar em certas despesas e ter isenção de determinadas obrigações, as quais antes podiam ser empecilhos para começar um negócio próprio.

Por não haver a necessidade de um espaço físico com estoque de determinado produto, por exemplo, a perspectiva de venda muda. Agora, o empreendedor não é mais responsável pelas etapas de produção, estoque e envio. Elas são encargo do fornecedor ou do fabricante.

Dessa forma, a responsabilidade do lojista é preparar o marketing e promover as vendas. Elas podem acontecer por meio de divulgações criativas ou em promoções. O ponto central é se tornar uma vitrine terceirizada e chamativa para os clientes.

Como funciona esse modelo de e-commerce?

Depois de entender o que é dropshipping, você precisa conhecer seu funcionamento. Primeiramente, há a necessidade de montar uma loja. O vendedor deve criar um canal próprio de vendas, como uma loja virtual, marketplace ou comércio eletrônico, e expor a mercadoria de maneira atrativa.

Existem diferentes maneiras de fazer isso — e uma vantagem é não ser preciso investimentos grandes. Como você viu, os produtos serão fabricados por outras empresas, então o empreendedor não lida com estoque, apenas serve de vitrine on-line. 

Ao mesmo tempo, a intermediação entre o fornecedor do produto e o cliente precisa de atenção em certos pontos. Por exemplo, o canal de divulgação é inteiramente responsabilidade do empreendedor que fará a ponte entre quem vende e quem compra os produtos em questão. 

Para que os pedidos sejam realizados e repassados corretamente, a comunicação deve ser uma das principais preocupações no dropshipping. Além disso, o conceito de “vitrine virtual” deve ser levado a sério: quanto mais estratégias para atrair o público, mais o negócio será um sucesso.

Portanto, é preciso conhecer o tipo de público com o qual você está lidando, quais são os meios virtuais que funcionam para ele, qual é o fluxo mensal de vendas. Enfim, há uma série de questões que precisam ser planejadas para que haja retorno positivo no empreendimento.

Quais são os tipos de dropshipping?

Há dois tipos de dropshipping: o nacional e o internacional. Assim, você tem a possibilidade de trabalhar com fornecedores que vendem tanto dentro quanto fora do país. 

O fornecedor internacional pode ter diferentes produtos e aumentar o leque de vendas. Isso é vantajoso para expandir a quantidade de compradores. Porém, a logística muda. Logo, é preciso se organizar para trabalhar com fornecedores internacionais e entender como funcionam os trâmites.

Ademais, a escolha pelo dropshipping internacional pode acarretar aplicação de taxas alfandegárias, problemas para emitir notas fiscais, entregas fora do prazo combinado. Portanto, são diversos fatores que devem ser colocados na balança.

Quais as vantagens desse modelo?

Antes de se aventurar em um novo empreendimento, é importante estudar quais são os pontos positivos e os negativos dele. Assim, há elementos que precisam ser analisados antes de qualquer tomada de decisão.

Confira vantagens de trabalhar com dropshipping no seu e-commerce!

Baixo investimento inicial

Muitas pessoas buscam alternativas para iniciar um negócio com necessidade de pouco capital investido. A venda sem estoque é uma dessas possibilidades, pois não é preciso estocar produtos ou pagar por mão de obra e matéria-prima.

Ou seja, um empreendedor consegue abrir o negócio com poucos recursos, de forma mais acessível do que outros negócios.

Serviço inteiramente on-line

Por não haver espaço físico, quem tiver um smartphone ou um notebook já pode começar o negócio. Isso permite que a venda comece rapidamente e você obtenha uma fonte de renda sem grandes questões pendentes — como alugar um espaço ou comprar mercadorias.

Menores responsabilidades no processo de pós-vendas

Como você viu, no dropshipping o fornecedor é a peça central nos processos entrega, suporte e devoluções. Assim, o vendedor que utiliza o sistema dropshipping fica responsável apenas até o momento em que a compra é efetuada — ou seja, ele atua como divulgador dos produtos.

Quais são as desvantagens do dropshipping?

Você conheceu as vantagens do dropshipping, mas os aspectos negativos também aparecem nesse tipo de sistema. 

Veja as principais desvantagens desse modelo!

Baixa margem de lucro 

Para quem necessita de um retorno financeiro maior, o dropshipping oferece algumas desvantagens, como o baixo lucro. Isso ocorre porque os ganhos são realizados por comissões. Como você apenas divulga o produto, a remuneração sobre cada venda costuma ser pequena.

Concorrência 

Outra desvantagem do dropshipping pode ser a concorrência, pois há muitas pessoas oferecendo produtos similares com preços baixos. Uma estratégia que ajuda a driblar esse obstáculo é organizar um nicho específico de compradores — o que facilitará o aumento da margem de lucro. 

Controle de entrada e saída de produtos

Você viu que uma das vantagens do dropshipping é não precisar de controle do estoque. Contudo, essa também pode ser uma desvantagem. Afinal, o estoque não estará ao seu alcance e isso pode causar problemas, como não saber quantos produtos entram e saem e quais estão em falta.

Por isso, é interessante manter uma sincronicidade de plataformas e softwares entre vendedor e fabricante, para que não haja problemas com produtos indisponíveis, por exemplo.

Agora você sabe o que é dropshipping e como esse modelo de negócio pode ser interessante. Como vimos, há muito a ser levado em consideração antes de adotar esse método de vendas. Portanto, estude as possibilidades dentro do negócio para saber como lucrar de maneira inteligente!

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