Conteúdo evergreen: o que é e quais as vantagens para a sua estratégia?

Quando se trata de criar conteúdo digital, em especial para blog, é fundamental investir em materiais que se mantenham relevantes com o passar do tempo. Nesse contexto, o conteúdo evergreen se destaca como uma estratégia inteligente e duradoura.

Porém, nem sempre as pessoas entendem o que é esse tipo de material e como ele funciona. Por consequência, é possível perder a chance de aproveitar o potencial que esses conteúdos têm a oferecer.

Quer saber o que é conteúdo evergreen, quais as suas vantagens e como ele pode ser útil para o seu negócio? Então continue acompanhando as informações deste artigo!

Entenda o que é conteúdo evergreen

Conteúdo evergreen é um termo utilizado no marketing para se referir a conteúdos perenes e atemporais. Trata-se de materiais que permanecem relevantes e úteis para o público-alvo ao longo do tempo, independentemente das mudanças sazonais ou tendências.

Diferentemente de conteúdos datados, como notícias e pesquisas, o conteúdo evergreen possui uma validade prolongada, podendo ser aproveitado por anos após a sua publicação.

Veja quais são as principais características desse tipo de conteúdo:

  • abordar tópicos relevantes e informativos;
  • oferecer dicas práticas;
  • responder a perguntas frequentes;
  • explicar conceitos importantes de maneira clara e concisa.

Confira exemplos de conteúdo evergreen

O entendimento sobre o que é conteúdo evergreen pode ser desafiador. Mas você pode identificar esses materiais ao perceber que eles costumam trazer informações relevantes ao público, independentemente da época em que serão lidos, como você viu.

Para tornar mais claro o significado dessa estratégia, veja exemplos de pautas evergreen:

  • Guia completo: como investir na bolsa de valores;
  • O que é o mercado de ações e como funciona;
  • Como montar um planejamento financeiro;
  • 10 dicas para economizar dinheiro;
  • A importância do marketing de conteúdo para empresas.

Note que todas essas pautas não têm um prazo de validade, podendo ser interessantes para diversas pessoas por muito tempo. Esse fator não acontece, por exemplo, com assuntos como “onde investir em 2022” ou “5 tendências de moda para o verão 2023”.

Nesses casos, os conteúdos são relevantes por um período específico. Depois, eles poderão se tornar obsoletos, exigindo uma atualização ou a criação de novos materiais.

Conheça as vantagens de produzir um conteúdo evergreen para seu negócio

Após conhecer o conceito de conteúdo evergreen e verificar exemplos dessa estratégia, é possível ter uma noção da importância dele no marketing digital.

Veja as principais vantagens de adotá-la para o seu negócio:

  • aumento do tráfego orgânico: como o conteúdo é relevante por um longo prazo, ele pode atrair continuamente visitantes, de modo a aumentar o tráfego orgânico do seu site e blog;
  • melhor posicionamento nos mecanismos de busca: o conteúdo evergreen é valorizado pelos motores de busca, ajudando no SEO e na classificação do site e blog no Google;
  • autoridade e credibilidade: conteúdo útil e informativo gera confiança nos leitores, tornando o blog e a empresa referências na área;
  • menor necessidade de atualização: esse material requer menos mudanças, poupando tempo e recursos;
  • potencial de compartilhamento: os conteúdos tendem a ser compartilhados ao longo do tempo, aumentando o alcance e a visibilidade do blog;
  • geração de leads: materiais perenes podem levar os visitantes a se tornarem leads — ajudando a impulsionar o crescimento do negócio;
  • suporte para outros materiais: esse conteúdo pode ser utilizado como base para e-books e vídeos, por exemplo.

O conteúdo evergreen é uma estratégia de marketing que oferece vantagens significativas para as empresas. Ao produzir materiais atemporais e relevantes, há chances de gerar tráfego orgânico para o seu site e estabelecer autoridade no mercado.

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