Contar com uma ferramenta capaz de fornecer ideias valiosas e precisas sobre o negócio pode favorecer o sucesso no mercado. Nesse sentido, o Business Intelligence (BI) auxilia empresas de diferentes segmentos a aprimorar os seus processos.
Essa solução pode ser útil para a companhia ganhar espaço no mercado e se diferenciar dos competidores, por exemplo. Por essa razão, os gestores precisam aprender mais sobre essa ferramenta e como implementá-la no negócio.
A seguir, você entenderá o que é Business Intelligence e quais são as suas vantagens para as empresas.
Acompanhe!
O que é Business Intelligence (BI) e como funciona?
O Business Intelligence é uma ferramenta importante para as empresas que buscam se adaptar à transformação digital e ganhar espaço no mercado. Na prática, esse é um recurso que permite obter dados de qualidade e que são transformados em informações relevantes.
Desse modo, ele possibilita uma análise empresarial completa para que o gestor consiga planejar os passos do negócio com mais segurança. Essa inovação traz praticidade nos relatórios e estatísticas, que são gerados por meio de informações fáceis de compartilhar e de visualizar.
Além disso, o Business Intelligence permite acompanhar os históricos de desempenho, as metas traçadas e outros dados relevantes na empresa. Assim, ele oferece uma visão sistêmica da companhia, incluindo o acompanhamento por setores.
Quais são as vantagens do Business Intelligence?
A informação é um dos ativos mais importantes para o sucesso de qualquer negócio. No entanto, não é a empresa que tem mais dados que se destaca — mas, sim, aquela que conta com informações organizadas, corretas e transformadas em conhecimento de negócio.
Nesse sentido, o BI oferece benefícios variados em todos os setores de uma empresa, como marketing, vendas, RH, entre outros. Algumas das principais vantagens de adotar essa ferramenta no negócio são:
- aumenta o nível de competitividade da companhia, elevando as chances de crescimento;
- amplia a produtividade graças aos processos otimizados e integrados;
- reduz os riscos de erros, já que a estratégia não é feita manualmente;
- melhora a relação com os clientes;
- identifica pontos para a melhoria de processos e atividades.
Como implementar o Business Intelligence nas empresas?
Agora que você conhece as vantagens do BI, vale a pena entender como implementá-lo nas empresas. Para começar, é preciso definir metas.
Elas denotam os motivos para utilizar essa metodologia e quais serão os resultados desejados. Isso também serve para determinar o que deve ser medido, como ocorrerá a análise e quais serão os objetivos desses dados.
Também é preciso considerar que uma estratégia de BI necessita de boas ferramentas para a análise, coleta e transformação de dados em informações relevantes. Veja quais são as principais:
- Google Data Studio: é uma ferramenta gratuita que possibilita o compartilhamento de relatórios e dashboards com outras pessoas;
- Adobe Analytics: a solução auxilia na identificação do público-alvo mais relevante para a sua campanha de marketing;
- Microsoft Power BI: a ferramenta promove o controle de dados e o uso de informações para empresas de diversas estruturas.
Ao definir como as informações devem ser coletadas e analisadas, é possível criar e padronizar processos. Com o tempo, a ideia é incorporar os conhecimentos de negócio à tomada de decisão, com uma medição periódica dos resultados obtidos com a estratégia.
Neste conteúdo, você entendeu como o Business Intelligence (BI) pode otimizar o trabalho das empresas. Com boas ferramentas, você poderá captar e interpretar dados para melhorar o desempenho do negócio, auxiliando no seu crescimento.
Gostou do post? Então aproveite para entender o que é People Analytics e como implementar no departamento de RH!