Como fazer um plano de negócios para sua empresa? Confira!

Ter o próprio negócio é um desejo em comum entre os brasileiros. Uma prova disso é que, em 2021, o Brasil ocupou a 7ª posição no ranking de empreendedorismo mundial. No entanto, a falta de planejamento pode levar à mortalidade das empresas no país. 

Por isso, é preciso saber como fazer um plano de negócios. Sem ele, você não tem o suporte necessário para enfrentar as burocracias e as limitações que o ato de empreender implica. Logo, se você ainda não tem um planejamento eficiente, é imprescindível elaborá-lo.

Quer aprender mais? Continue acompanhando este post e confira como fazer um plano de negócios para a sua empresa!

O que é um plano de negócios e para que ele serve?

Para começar, é importante ter em mente o conceito do plano de negócios e entender para que ele serve. Na prática, esse é um documento em que todo o planejamento de uma empresa é descrito, desde seus objetivos até as etapas de sua operação.

Com esse registro, é possível identificar as oportunidades e as ameaças ao negócio, além de realizar projeções de cenários. Assim, o empreendedor pode tomar decisões embasadas em fatos confiáveis, e não apenas em suposições.

Para isso, o plano de negócios deve ser elaborado por meio de pesquisas — e ser atualizado constantemente. Afinal, a economia e o mercado são dinâmicos. Logo, os cenários podem se modificar, e a empresa deve se adaptar a eles.

Vale saber que o plano de negócios também é importante se você for buscar investidores para seu empreendimento. Nesse caso, ele atua como um mapa para que possíveis interessados entendam todo o contexto da empresa.

Qual a importância de um bom plano de negócios?

Agora que você já sabe o que é um plano de negócios, é hora de compreender a relevância desse documento. Para algumas pessoas, o registro é visto como mera formalidade. No entanto, ele é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento.

Veja o que o plano de negócios proporciona!

Menor risco de mortalidade

Um estudo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostrou que a maior mortalidade de empresas se encontra na categoria de microempreendedor individual (MEI). Enquanto isso, o menor percentual de falência se refere às empresas de pequeno porte. 

Dessa maneira, quanto mais a organização cresce, menor é o risco de encerramento prematuro das atividades. O motivo é que empresários com mais experiência tendem a se planejar melhor, definindo estratégias para garantir a sobrevivência do negócio.

Maior volume de vendas

Além da maior probabilidade de sobrevivência, o plano de negócio permite que a empresa tenha um maior volume de vendas. Afinal, ele contempla um estudo aprofundado do mercado e do público-alvo, possibilitando que a companhia crie estratégias de vendas mais efetivas. 

Mais chances de conseguir investimentos 

Você investiria em uma empresa sem saber quais são os objetivos dela, suas perspectivas de crescimento para os próximos anos e o que ela fará para expandir? Provavelmente, não, por ser arriscado investir sem ter o mínimo de conhecimento sobre o negócio.

A maioria dos investidores tem esse mesmo pensamento. Portanto, ter um bom plano de negócios é crucial para captar investimentos para a sua empresa. Com esse documento, você aumenta as chances de convencer possíveis interessados de que vale a pena investir no seu empreendimento.

Como fazer um plano de negócios para sua empresa? 

Com as informações sobre o plano de negócios em mente, você tem mais preparo para saber como elaborar o seu documento. Desse modo, você pode colocar as dicas em prática e ampliar as oportunidades da sua empresa.

Confira!

Faça uma descrição do seu negócio 

A descrição do negócio é uma breve apresentação da sua empresa contendo pontos essenciais para que o leitor entenda o panorama da organização. Logo, ela serve para demonstrar os aspectos gerais do empreendimento aos investidores.

Além disso, a descrição é um parâmetro para relembrar a essência do negócio a você, aos colaboradores e aos demais interessados. 

Para tanto, as informações que devem ser apresentadas são:

  • missão, visão e valores da organização;
  • natureza jurídica;
  • regime tributário;
  • capital social;
  • investimentos;
  • público-alvo;
  • operação;
  • nicho de mercado;
  • estimativa de faturamento e despesas.

Entenda seu público-alvo e analise o mercado 

O público-alvo representa as pessoas com perfil para adquirir o seu produto ou serviço. Sem defini-lo, é mais difícil acertar as estratégias de precificação, marketing, design, entre outras. Portanto, essa é uma etapa que exige atenção.

Você deve analisar o mercado, fazendo pesquisas para entender os fatores que seus clientes em potencial consideram na decisão de compra. A informação pode ajudar a lapidar o seu produto ou serviço.

Por fim, outro ponto que você precisa prestar atenção é a concorrência. Sem observá-la, dificilmente haverá espaço para manter uma competitividade sustentável. Desse modo, conheça seus concorrentes e busque aprender com os erros e acertos deles.

Elabore um plano operacional e projete cenários

No plano operacional, você deve descrever todas as etapas da operação do seu negócio. Por exemplo, exponha os processos internos, os recursos necessários para o funcionamento da empresa e a estratégia de marketing.

Essa parte do documento ajuda a padronizar os processos e a identificar falhas e oportunidades. Afinal, você pode consultá-lo e revisá-lo sempre que necessário. Ademais, o plano operacional funciona como um parâmetro para mensurar a capacidade produtiva da sua empresa.

Além disso, um plano de negócios eficiente inclui a projeção de cenários para que você possa se preparar para as mais diversas situações que possam surgir. Dessa maneira, é comum projetar os contextos otimistas, realistas e pessimistas a partir de informações já coletadas.

Faça um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é mais uma etapa do plano de negócios que merece cuidado. Ele permite diagnosticar a saúde financeira da empresa e direcionar os recursos a fim de atingir os objetivos.

Com isso, o planejamento financeiro também é utilizado por investidores para entender se vale a pena investir na sua empresa. Logo, os dados devem ser realistas e precisos para transmitir confiança aos interessados.

Neste artigo, você entendeu o que é um plano de negócios e como fazer esse documento. Agora, é possível colocar as dicas em prática para planejar os próximos passos da sua empresa e obter o sucesso desejado.

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