Plano de mídia: por que investir em uma estratégia orgânica?

Você sabe o que os anúncios de mais sucesso on-line têm em comum? Um bom plano de mídia. Seja no âmbito digital ou no meio físico, a elaboração e a divulgação de campanhas de marketing bem-sucedidas representam um desafio. 

A concorrência é indiscutível. Além disso, com a popularização do acesso à internet, surgiram novas ferramentas como veículos importantes de comunicação entre uma marca e o seu público. No entanto, o que é um plano de mídia? 

Neste artigo, você verá por que vale a pena investir em uma estratégia orgânica para construir uma presença on-line sólida e duradoura. Continue a leitura!

O que é plano de mídia?

O plano de mídia tem a finalidade de escolher em qual local cada iniciativa de marketing será implementada, diante de variados meios de comunicação e de veiculação de campanhas. O trabalho estratégico é realizado com base em uma série de fatores.

Assim, ele estabelece os principais veículos de uma campanha, objetivando, por exemplo, o alcance do tráfego orgânico.

O que é mídia orgânica e qual é sua relevância?

Entendido o que é plano de mídia, é interessante pontuar o conceito e a importância de uma estratégia de mídia orgânica. De modo geral, a concepção abrange os métodos e as práticas empregadas na atração de visitantes e no engajamento do público. 

Em vez de focar o investimento em publicidade paga, a abordagem de mídia orgânica visa criar conteúdo relevante, otimizar a presença on-line e promover interações genuínas com a audiência. Vale destacar que o SEO é um dos seus principais componentes.

A sigla significa search engine optimization, e tem como objetivo melhorar o posicionamento da marca nos resultados de buscadores, como o Google. Nesse contexto, a importância de investir na estratégia de mídia orgânica está na construção de um relacionamento duradouro com o público-alvo, estabelecendo autoridade no mercado.

Quais são os demais elementos de uma estratégia orgânica eficaz?

Ao tratar de SEO, é fundamental destacar que o marketing de conteúdo, as redes sociais e o engajamento com o público também são elementos de uma estratégica orgânica.

Entenda esses elementos mais a fundo!

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é imprescindível em uma estratégia de mídia orgânica eficaz, já que ele trabalha com a produção e a distribuição de materiais relevantes, úteis e consistentes. A finalidade é atrair e engajar uma audiência previamente definida. 

Essa modalidade não só eleva o nível de visibilidade on-line, mas também implica o aumento da sua credibilidade. Desse modo, o marketing de conteúdo ajuda a gerar tráfego orgânico de modo sustentável.

Redes sociais

As redes sociais também exercem um papel relevante em uma estratégia de mídia orgânica. Elas funcionam como veículos poderosos para a distribuição de conteúdos, a construção da presença on-line e o engajamento do público — sem necessariamente usar a publicidade paga. 

Uma presença ativa e estratégica nas redes sociais permite atingir uma audiência diversificada e ampla. Como resultado, tanto a lealdade dos consumidores quanto a conexão emocional tendem a ser fortalecidas.

Engajamento com o público

Do mesmo modo que uma presença ativa e estratégica, o engajamento com o público contribui para o plano de mídia orgânica, fortalecendo a conexão emocional entre marca e clientes. A razão é que uma relação próxima tende a levar à preferência perante a concorrência. 

O engajamento é um dos fatores que impactam o algoritmo das plataformas, ampliando o alcance orgânico e até a visibilidade das publicações. Curtidas, compartilhamentos e outras interações costumam indicar que o conteúdo é valioso e relevante — expandindo a sua exposição.

Quais são as vantagens de uma estratégia de mídia orgânica?

Você viu quais são os componentes de uma estratégia de mídia orgânica e o que é plano de mídia. Agora, é hora de entender as principais vantagens de apostar nesse tipo de estratégia.

Confira!

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um dos pilares da abordagem. O motivo é que, diferentemente da mídia paga — que tem os seus efeitos cessados ao final do investimento —, a mídia orgânica permanece gerando resultados

Conteúdos que tenham qualidade, como blog posts, publicações nas redes sociais, vídeos e outros formatos, continuam acessíveis. Com isso, eles podem atrair engajamento e tráfego sem custos contínuos.

Credibilidade

Os conteúdos orgânicos, quando relevantes e úteis para a audiência, também auxiliam na construção da autoridade da marca. Afinal, quando os potenciais consumidores encontram informações relevantes divulgadas, eles tendem a confiar na empresa. 

Inclusive, a confiança é até reforçada por essa percepção que se cria de que a companhia tem a preocupação de agregar valor — não só de vender a sua solução ao público. O resultado é que o engajamento passa a ser orgânico e significativo.

Retorno sobre o investimento

Em estratégias de mídia orgânica, o ROI (retorno sobre o investimento) costuma ser mais elevado a longo prazo. Ainda que a criação de um conteúdo de qualidade demande trabalho e tempo, o custo-benefício tende a ser mais vantajoso. 

Além disso, como você aprendeu, um conteúdo relevante e adequadamente otimizado tem o potencial de atrair tráfego qualificado e contínuo. Com o tempo, ele pode resultar em mais leads e conversões. 

Como visto, recorrer a um plano de mídia orgânica é essencial para a eficácia das campanhas de marketing implementadas por uma empresa. O recurso assegura o direcionamento estratégico dos esforços e preserva a consistência da marca.

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