Estratégia de inbound marketing: como atrair e converter leads com sucesso?

Uma estratégia de inbound marketing estruturada e bem planejada consegue atrair diversos leads qualificados para uma empresa. Mas o que é preciso fazer para implementá-la adequadamente e converter os clientes em potencial com sucesso?

Saiba que o inbound marketing é uma estratégia que envolve quatro etapas específicas: atração, conversão, venda e encantamento. Com elas, negócios de todos os tamanhos e setores podem impulsionar os seus resultados.

Se você tem uma empresa ou faz a gestão de um negócio, confira este artigo e veja como implementar uma estratégia de inbound marketing de maneira eficaz para atrair e converter leads!

Crie conteúdos valiosos e relevantes

O marketing de conteúdo é o principal pilar do inbound marketing por ser utilizado em todas as etapas da estratégia. Portanto, se você deseja atrair e converter leads com sucesso, não deixe de investir nele.

Tanto para atrair potenciais clientes quanto para converter leads, fechar vendas e encantar consumidores, ofereça conteúdos que agreguem valor a eles. Os materiais devem ser úteis, relevantes e de qualidade.

A estratégia pode incluir:

  • artigos em blogs;
  • posts em redes sociais;
  • e-books;
  • infográficos;
  • webinars etc.

Ao entender as dores, necessidades e desejos do seu público e criar conteúdos que tratem sobre esses temas, você ajuda tanto os seus leads quanto os clientes atuais. Como consequência, sua empresa tende a ser mais bem vista, valorizada e considerada pelos consumidores.

Utilize técnicas de SEO

Conforme você acompanhou, a produção de conteúdo é de grande importância para uma estratégia de inbound marketing. Mas vale ressaltar que não basta criar um texto para obter bons resultados. 

Alcançar seus objetivos demanda aplicar diferentes estratégias, além de técnicas de SEO (search engine optimization) — principalmente em artigos para blogs. Com essas medidas, os conteúdos da sua empresa têm maior possibilidade de ranquear nas primeiras posições no Google.

Ao utilizar técnicas de SEO, os seus artigos se tornam mais estruturados e otimizados. Dessa forma, eles podem ter mais alcance e visibilidade no buscador, atraindo tráfego qualificado de maneira recorrente para o site e o blog da sua empresa.

Na prática, você terá mais leads acessando os diferentes canais do seu negócio. Isso também representa oportunidades de converter os visitantes em clientes.

Utilize iscas digitais e formulários

Além de atrair leads, capture informações sobre eles, como nome, e-mail, telefone e cargo. Afinal, elas servem para a nutrição desses clientes em potencial e para um contato futuro. Para obter os dados, utilize iscas digitais e formulários.

Iscas digitais são materiais como e-books, infográficos, pesquisas, planilhas e checklists que você oferece gratuitamente. Porém, eles não ficam disponíveis para qualquer pessoa acessar — elas precisam preencher um formulário com dados relevantes para seu negócio.

Implemente campanhas de nutrição de leads

Ao atrair e capturar leads, o passo seguinte é nutri-los — uma etapa na qual o marketing de conteúdo também tem relevância. Muitas vezes, clientes em potencial ainda não estão prontos para comprar um produto ou contratar um serviço.

Assim, o objetivo dessa fase do inbound marketing é nutrir os leads com conteúdos estratégicos para mantê-los engajados. Depois, o principal propósito é mover os potenciais clientes para a etapa de conversão.

Funil de vendas

Nas campanhas de nutrição de leads em uma estratégia de inbound marketing, existe um conceito chamado funil de vendas

Veja como as etapas da abordagem funcionam:

  • topo do funil: a pessoa está em uma fase de aprendizado e descoberta, buscando mais informações sobre determinado tema. Ela ainda não está pronta para comprar;
  • meio do funil: o indivíduo entendeu que tem uma dor, um problema ou uma necessidade, passando a ser um lead para o negócio. Aqui, ele também começa a avaliar e considerar soluções disponíveis no mercado;
  • fundo do funil: o lead está pronto para comprar, sendo o momento de a empresa convertê-lo em cliente e realizar uma venda.

Em todas as etapas, o marketing de conteúdo está presente ajudando a nutrir os leads, de modo que eles saiam do topo e avancem até o fundo do funil. 

Para entender a questão de maneira prática, veja exemplos de temas de artigos considerando uma empresa de assessoria de investimentos:

  • topo do funil: “Como começar a investir no mercado financeiro”, “Como funciona a bolsa de valores: guia para iniciantes”;
  • meio do funil: “Como diversificar a sua carteira de investimentos”, “Como analisar uma ação”;
  • fundo do funil: “5 motivos para contar com a assessoria XYZ ao investir”.

Observe que, no início, as pautas são mais abrangentes. Depois, elas se tornam mais específicas até tratar da solução oferecida pela empresa.

Construa relacionamentos

No processo de nutrição de leads, também vale a pena construir relacionamentos com eles. Por exemplo, você pode enviar e-mails marketing com certa periodicidade e sempre interagir com clientes em potencial nas redes sociais.

Analise dados

Seguindo as dicas e estratégias apresentadas, você estará no caminho certo para atrair e converter leads com sucesso. Mas, para saber se os seus resultados estão satisfatórios, é preciso mensurá-los.

Portanto, não deixe de analisar dados referentes a tráfego, taxa de conversão, entre outros fatores, para entender se a sua estratégia de inbound marketing é eficiente. Caso necessário, faça ajustes e adaptações para melhorá-la.

Conte com a ABContent

Por fim, se você precisar de ajuda para produzir conteúdos otimizados com técnicas de SEO e para cada etapa do funil de vendas, conte conosco!

A ABContent é uma empresa especializada na produção de conteúdos web, auxiliando negócios em todo o fluxo de nutrição de leads. Criamos desde artigos para blogs e e-books até infográficos, posts para redes sociais, e-mails marketing e boletins.

Ao longo deste artigo, você viu como atrair e converter leads em estratégias de inbound marketing. Agora, coloque em prática o que aprendeu para obter resultados em seu negócio e conseguir mais clientes e vendas.

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