Metas para empresa: 5 estratégias para alcançar seus objetivos como empreendedor

Traçar metas para a empresa é um passo importante no planejamento estratégico dela. A razão é que elas agem como os pontos norteadores para a operação do negócio, contribuindo para o aumento da produtividade da equipe e a tomada de decisão da gestão.

Entretanto, traçar metas costuma ser um processo desafiador, já que há diversos detalhes aos quais atentar no momento de definir objetivos estratégicos. Além de estipular os objetivos, é preciso saber como concretizá-los.

Está em busca de aprofundar seu conhecimento sobre o assunto? Neste conteúdo, entenda como traçar metas para a empresa e veja 5 estratégias para alcançá-las!

Como criar metas SMART?

Entre as principais metodologias para traçar objetivos para as empresas, existe o conceito de metas SMART. Entenda cada um dos elementos que compõem a sigla!

Específicos (specific)

O primeiro aspecto da abordagem SMART é a especificidade de cada objetivo. O critério determina que a meta deve ser clara, sem deixar margem para ambiguidades. 

Por exemplo, um objetivo amplo seria fortalecer a presença digital da empresa. Já uma meta específica seria aumentar em 20% o número de seguidores no Instagram.

Mensuráveis (measurable)

Agora que você já tem o seu objetivo específico definido, é hora torná-lo mensurável. Aqui, você deve entender quais são os indicadores relevantes para medir o progresso da companhia em relação à meta. 

Atingíveis (achievable)

Além de específicos e mensuráveis, os objetivos precisam ser atingíveis. Não é interessante ter metas irreais — e, portanto, inalcançáveis. Tenha em mente que desafios podem e devem ser motivadores, mas eles têm que ser realistas. 

Logo, entenda o momento da empresa e busque prever parte dos eventuais desafios do processo. Nessa etapa, converse com o time para compreender se a relação entre a meta e o tempo faz sentido — sem gerar falsas expectativas. 

Relevantes (relevant)

Depois de estabelecer uma meta atingível, analise se o que foi decidido é relevante para o negócio. Ou seja, ela deve estar alinhada com outros objetivos traçados e a visão de longo prazo da companhia.

Para entender melhor, podemos voltar ao exemplo do aumento da presença digital da empresa. Elevar o número de seguidores no Instagram precisa ter uma justificativa estratégica que agregue valor ao negócio. 

Temporais (timely)

Por fim, uma meta SMART deve apresentar um recorte de tempo claro. O direcionamento ajuda a dar um maior senso de urgência para a equipe e contribui para a definição dos próximos passos da empresa.

Estipular um prazo para alcançar a meta também permite analisar os indicadores que você traçou para realização dos objetivos. Por essas razões, estabeleça prazos e seja claro ao transmitir a informação às equipes.

Como alcançar as metas da empresa? Veja 5 estratégias!

Após entender a abordagem SMART para a definição dos seus objetivos, está na hora de compreender as estratégias que podem viabilizar o alcance das suas metas.

Confira 5 estratégias, a seguir!

1. Conhecer o seu negócio 

Conhecer o seu negócio é um passo essencial para alcançar as metas. Desse modo, antes mesmo de começar o seu planejamento estratégico, é válido se aprofundar mais no funcionamento da sua operação e nos produtos ou serviços ofertados.

Você também deve compreender aspectos como o seu público-alvo, o propósito da empresa e os planos do negócio. Sabendo desses pontos, há como traçar metas mais reais, dividindo seus objetivos em pequenos marcos para acompanhar o progresso efetivamente.

2. Analisar os pontos de melhoria

Analisar os pontos fracos da empresa costuma ser uma tarefa difícil e exige a participação de diversos setores. Afinal, muitas vezes, há aspectos que apenas quem está mais próximo da rotina de trabalho consegue perceber. 

Nesse sentido, ao identificar as melhorias necessárias, você pode buscar estratégias para solucionar os problemas encontrados. Com boas movimentações e decisões, é possível aumentar a produtividade da equipe, gerar mais eficiência na rotina e se aproximar do alcance das metas.

3. Desenvolver planos de ação

A terceira dica é desenvolver planos de ação para cada meta. Eles funcionam como um mapa de estratégias — organizando as atividades de forma lógica — e ajudam você a conferir o progresso do trabalho. 

Os planos de ação também são importantes para a sua equipe não se perder nas demandas nem se distanciar das metas, facilitando monitorar o progresso em direção a elas. Esse mapa deve ter elementos como ações a serem executadas, cronogramas, pessoas e setores responsáveis etc.  

Além disso, o plano de ação estabelece marcos e indicadores de desempenho que permitem acompanhar o andamento das atividades e fazer ajustes, se necessário.

4. Implementar sistemas de acompanhamento 

Ao implementar um plano de ação, a empresa deve estar atenta às atividades desenvolvidas e criar sistemas que facilitem e otimizem o acompanhamento das metas. As medidas permitem identificar a necessidade de ajustes ou mesmo de mudanças profundas no planejamento. 

Acompanhar regularmente o processo de alcance de metas também possibilita identificar obstáculos mais cedo e se antecipar a eles. Afinal, com informações atualizadas, há como tomar decisões mais racionais, com base em dados. 

Você tem a opção de estabelecer indicadores de desempenho (KPIs) e adotar sistemas para metrificar todo o avanço. Além da coleta de dados quantitativos, vale considerar dados qualitativos — que podem ser obtidos por meio de feedbacks da equipe.

O acompanhamento regular ajuda a garantir que as metas sejam alcançadas nos prazos estabelecidos. Ele também tende a gerar mais alinhamento entre diferentes áreas na rotina da empresa.

5. Revisar e adaptar as estratégias

Por fim, tenha uma rotina para revisar e adaptar estratégias. A partir dos seus planos de ação e do acompanhamento dos indicadores, você entende se o caminho seguido foi benéfico ou se vale a pena adotar uma nova abordagem para atingir as metas.

Tenha em mente que o ambiente de negócios sempre muda. O cenário econômico, o surgimento de tendências e a entrada de novos concorrentes são aspectos que podem fazer a empresa ter que mudar sua estratégia. Consequentemente, é preciso rever as metas — para garantir que elas ainda são relevantes e atingíveis. 

Ao longo deste conteúdo, você entendeu os principais detalhes que envolvem a definição de metas estratégicas da empresa e viu 5 dicas que podem contribuir para a realização delas. Portanto, considere esses pontos na hora de traçar seus objetivos como empreendedor. 

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