Como usar inteligência artificial na empresa? Veja 7 formas!

A tecnologia tem o potencial de revolucionar o mercado, proporcionando facilidades para a rotina empresarial. Com o surgimento de novas ferramentas, é comum surgir também a dúvida sobre como usar diferentes recursos, como a inteligência artificial (IA).

Ferramentas de IA contribuem para encontrar soluções autônomas e resolver problemas rapidamente. Por esse motivo, conhecer as possibilidades de incorporar a inteligência artificial na rotina do negócio pode oferecer vantagens, como a redução de custos e o aumento da receita.

Quer saber como usar a inteligência artificial na empresa? Confira 7 formas de adotar a tecnologia em seus processos!

7 Formas de usar a inteligência artificial na empresa

A implementação da IA em um negócio é abrangente, podendo ocorrer em diferentes setores e funções. 

Descubra, a seguir, 7 ideias de como usar a inteligência artificial na empresa e melhorar os seus resultados!

1. Mapeamento da jornada do cliente

Uma das formas de aprimorar os processos da empresa e melhorar a experiência do consumidor é conhecer a jornada do cliente. A tarefa envolve saber o caminho que ele percorre desde o primeiro contato com a marca até o pós-compra.

Nesse contexto, a inteligência artificial é capaz de analisar dados e identificar padrões. Com ferramentas específicas, a empresa consegue perceber as melhorias necessárias em cada fase da jornada.

2. Automação de processos

Alguns processos do negócio são repetitivos e podem ser feitos sem a intervenção humana. Nesses casos, a IA automatiza tarefas, sejam elas operacionais ou mesmo administrativas. O trabalho realizado a partir de ferramentas tecnológicas ajuda a integrar setores e evitar erros ou falhas de comunicação.

Como resultado, a empresa ganha mais eficiência e otimiza o uso dos recursos. A automação também reduz o tempo gasto em atividades manuais. Assim, a equipe tem a oportunidade de se concentrar em trabalhos estratégicos, além de tarefas que demandam análise crítica e criatividade.

3. Suporte ao cliente

A transformação digital a partir da IA melhora o suporte ao cliente, proporcionando mais eficiência e satisfação no atendimento. Um exemplo são os chatbots, que conversam com o consumidor, entendendo as suas necessidades.

O recurso pode resolver problemas mais simples e tirar dúvidas dos clientes, oferecendo respostas adaptadas ao contexto. Ele também consegue fazer uma triagem, direcionando a pessoa para o setor correto.

A ferramenta ajuda a reduzir a sobrecarga para os atendentes, enquanto é vantajosa para o cliente. Afinal, ele tem seus problemas resolvidos com mais eficiência e não precisa enfrentar uma longa espera para sanar dúvidas que, muitas vezes, são fáceis de solucionar. 

4. Análise de dados

Para uma empresa se destacar no mercado e assegurar a sua longevidade, ela necessita de um acompanhamento de dados criterioso. Existe a possibilidade de a função ser desempenhada por ferramentas de inteligência artificial.

A tecnologia consegue processar e analisar uma grande quantidade de dados com rapidez e precisão, gerando relatórios e gráficos que auxiliam a gestão empresarial. Com isso, é possível ter percepções com mais chances de passar despercebidas nas análises humanas.

As informações geradas pelas ferramentas de IA podem fundamentar decisões da companhia, como as ofertas, campanhas de marketing ou mesmo as operações. Dessa maneira, esses recursos viabilizam a melhoria constante para o crescimento do negócio.

5. Controle das finanças

O setor financeiro também pode ser beneficiado com as funções da inteligência artificial. A IA analisa dados, como você viu, além de identificar riscos, fraudes e inconsistências. Ainda, a tecnologia consegue fazer projeções, contribuindo para o planejamento do negócio.

A partir de relatórios obtidos com uso da IA, a empresa consegue definir os investimentos de forma estratégica, verificando as oportunidades no mercado. Adicionalmente, há como usar a tecnologia para automatizar processos financeiros, como lançamentos de transações, conciliação bancária e emissão de relatórios.

6. Pesquisa de mercado e desenvolvimento

A sexta ideia de como usar a inteligência artificial na empresa é para a pesquisa de mercado e o desenvolvimento interno. Você tem a opção de utilizar a IA para analisar as tendências, verificar o potencial de aceitação de um projeto ou produto, estudar a concorrência, entre outras funções.

Com as informações, a empresa se antecipa às mudanças no mercado, ajusta suas estratégias de marketing e personaliza as ofertas para se destacar da concorrência. Mais um ponto é que a IA pode ser uma aliada no desenvolvimento de novos produtos ou serviços.

7. Auxílio nos recursos humanos

O setor de recursos humanos também se beneficia da IA no processo de recrutamento e seleção de talentos, por exemplo — que tende a ser custoso e demandar tempo dos profissionais. Nesse sentido, a IA contribui fazendo uma pré-seleção de candidatos mais alinhados com a empresa.

A partir de padrões e filtros, as entrevistas e testes são direcionados apenas para um número reduzido de candidatos, que tenham mais chances de se adequar ao negócio. Além disso, a tecnologia pode buscar talentos internamente, verificando a aderência dos colaboradores às vagas.

Por fim, a inteligência artificial consegue auxiliar no treinamento personalizado do time. Ela contribui para melhorar o trabalho e a adequar a equipe para cumprir as metas e favorecer a produtividade empresarial.

Cuidados ao usar essa tecnologia

Você conheceu 7 formas de usar a inteligência artificial para ajudar com a inovação tecnológica na empresa. No entanto, é importante ter atenção para alguns cuidados ao adotar o recurso na rotina do negócio.

Tenha em mente que, mesmo que a automação de processos e a capacidade de realizar atividades seja benéfica, a IA não substitui o trabalho humano. Ela consegue potencializar os seus resultados, mas a empresa não deve deixar que a tecnologia assuma as funções sem um olhar profissional.

Por exemplo, o setor de marketing tem a possibilidade de aproveitar o suporte estratégico das análises e das ideias da inteligência artificial. Mas não é recomendável que a empresa deixe as campanhas serem feitas pelas máquinas.

O trabalho demanda criatividade, empatia e estratégia, qualidades que só podem ser conquistadas a partir da experiência e dos conhecimentos humanos. Portanto, utilize a tecnologia para potencializar as atividades de um profissional — mas não para substituí-lo.

Com a leitura deste artigo, você conheceu 7 ideias de como usar a inteligência artificial na empresa, além de ter visto cuidados a serem observados na hora de adotar a ferramenta. Dessa forma, você aproveita o potencial da transformação digital e as oportunidades para se destacar no mercado.

A sua empresa precisa de ajuda para elaborar um marketing eficiente? Conheça as soluções da ABContent para ter um projeto personalizado de produção de conteúdo!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: