5 Mitos e verdades sobre o uso da inteligência artificial (AI) nos negócios

A inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) tem potencial para promover uma grande transformação nos negócios. Porém, por ainda não ser tão explorada pelo grande público, é comum surgirem mitos a respeito da tecnologia.

Se antes a AI era restrita aos ambientes mais técnicos, com o tempo, a solução se tornou mais comum na rotina das pessoas e das empresas. Assim, é importante saber o que é verdade e o que é mentira sobre o recurso para explorá-lo de forma eficiente, segura e benéfica ao negócio.

Quer saber mais sobre a AI e como ela pode contribuir para a sua empresa? A seguir, descubra 5 mitos e verdades sobre a inteligência artificial nos negócios!

1. AI elimina a necessidade de funcionários

Um dos grandes mitos a respeito da inteligência artificial é que a AI elimina a necessidade de funcionários na empresa. Com as funções cada vez mais refinadas para essas ferramentas, surgem boatos — ou mesmo o temor — de que elas possam substituir o trabalho humano.

De fato, a AI consegue executar algumas atribuições e dispensar a intervenção manual, mas a atuação se restringe a tarefas mais simples e repetitivas. Por outro lado, os trabalhos mais complexos dependem de bons profissionais.

Além disso, a inteligência artificial toma decisões imparciais, não sendo capaz de fazer uma análise crítica das situações — apenas replicar padrões. Portanto, se houver algum tipo de falha ou distorção em dados, a AI pode até mesmo amplificar os problemas.

Tenha em mente que apenas um ser humano consegue fazer uma análise abrangente no cotidiano do trabalho. Logo, os dados fornecidos pela AI servem de auxílio com uma visão mais neutra, mas sozinhos eles não são suficientes para guiar uma empresa.

Considere também que, em muitos casos, a implementação da inteligência artificial gera novas oportunidades de trabalho. Como ela está apta a automatizar tarefas rotineiras, os colaboradores conseguem focar em atividades de maior valor — como a análise estratégica.

Inclusive, com a popularização da AI, surgiram novas profissões. Alguns exemplos são designer de prompts para inteligência artificial, curador de informações para AI e engenheiro de machine learning.

2. Somente grandes empresas podem se beneficiar da AI

O pensamento de que apenas as grandes empresas se beneficiam da inteligência artificial é mais um mito. A tecnologia é amplamente utilizada por gigantes como Google, Amazon e Spotify, entre outras.

No entanto, com o acesso mais facilitado, recursos de AI podem ser explorados por negócios de todos os portes. Até o microempreendedor individual (MEI) tem a opção de incorporar a solução no seu dia a dia. Com as ferramentas certas, as empresas conseguem mais agilidade na rotina e melhoria nos resultados do seu trabalho.

Você encontra soluções com recursos gratuitos ou ferramentas de baixo custo, capazes de se adaptar a uma demanda menor de trabalho. Alguns exemplos são os chatbots para redes sociais, sistemas de recomendação de produtos no site e softwares de análise de dados.

3. Conteúdos podem ser produzidos por AI

Tecnicamente, a inteligência artificial tem recursos para realizar a criação de conteúdo para peças de marketing em grande volume. No entanto, não é verdade que essa seja uma estratégia apropriada se você deseja ter resultados positivos em sua empresa.

Primeiramente, o uso da AI para a produção não é uma boa prática, pois os conteúdos criados pela inteligência artificial são uma cópia do que já existe na internet, apresentada de forma padronizada. Então o seu conteúdo não será autêntico e original — com risco de haver inconsistência e incorreção nas informações.

Também é válido observar que o material desenvolvido por uma máquina não consegue ter o mesmo impacto no público que o conteúdo feito por humanos. Considere que o trabalho do marketing precisa de estratégia e criatividade — o que não é possível obter com a AI.

Ainda, o material desenvolvido por inteligência artificial não possui a mesma autoridade e cuidado com a experiência do usuário que tem o trabalho feito por profissionais. 

4. AI aumenta a eficiência operacional

É um fato que a inteligência artificial ajuda as empresas a aumentar a eficiência operacional. Ela consegue identificar padrões e ineficiências, auxiliando na otimização dos processos. A razão é que a AI processa uma grande quantidade de dados, analisando diversos sistemas simultaneamente.

Como resultado, a gestão tem a oportunidade de implementar melhorias constantes e corrigir falhas rapidamente. Outro ponto, como você viu, é que existem ferramentas que automatizam tarefas repetitivas, dando mais agilidade ao trabalho.

Desse modo, a inteligência artificial contribui para a gestão de recursos, pois as ferramentas de AI conseguem fazer projeções. Elas podem antecipar demandas e ajudar na gestão do estoque, por exemplo — evitando desperdícios ou falta de insumos.

Portanto, com um uso consciente e os instrumentos certos, a empresa ganha eficiência, ao mesmo tempo que melhora a produtividade e favorece o uso inteligente dos recursos.

5. AI melhora a experiência do cliente

Outra verdade sobre a inteligência artificial é que ela colabora para melhorar a experiência do cliente. A AI é capaz de fazer análises sobre perfil, preferências, tendências e necessidades do público para que a empresa melhore o seu atendimento.

A tecnologia ainda auxilia no atendimento, podendo fazer uma triagem inicial a partir de chatbots. Esses recursos conversam de forma humanizada com o cliente, acolhendo as suas demandas iniciais e resolvendo pequenos problemas. Já os casos mais complexos são transferidos para o setor responsável automaticamente.

A inteligência artificial também ajuda a personalizar as interações com os clientes, recomendando produtos ou serviços com base no histórico de compras e nos interesses de cada pessoa. Mais um benefício é a possibilidade de resolver problemas.

Com os dados coletados pelo instrumento, o setor responsável identifica padrões de comportamento que indicam insatisfação ou necessidade de suporte. Desse modo, a empresa tem a chance de agir antes que o cliente precise entrar em contato.

Como visto, nem tudo que se acredita sobre a inteligência artificial — AI — é verdade. Existem equívocos envolvendo a tecnologia nas empresas, então vale a pena ter cuidado. Ciente desses 5 mitos e verdades, você pode explorar o potencial da solução com mais consciência.

Você considera essas informações relevantes? Compartilhe o artigo em suas redes sociais e ajude a desmitificar a inteligência artificial para empresas!

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