OKR: saiba como funciona essa gestão e conheça 3 exemplos de sua aplicação

Grandes empresas, como Google e Intel, adotaram o OKR como metodologia de gestão. Com ele, é possível estabelecer objetivos mais claros, ajudando na definição de metas realizáveis para o negócio.

O seu processo de implementação precisa de método para ter os efeitos desejados. Dessa forma, observando as etapas que precisam ser realizadas, será mais fácil adotar a prática em sua empresa. 

Confira, a seguir, o que é OKR, como implementá-lo e 3 exemplos de aplicação dessa metodologia!

O que é OKR? 

OKR é a sigla para objectives and key results — ou objetivos e resultados-chave. Trata-se de um método de gestão usado para gerenciar as metas de uma empresa, considerando indicadores e ações importantes para o resultado desejado.

A adoção dessa metodologia ajuda a simplificar a apresentação dos objetivos do negócio. Desse modo, o OKR contribui para alcançar os resultados esperados com mais eficiência. 

Como funciona essa metodologia de gestão? 

Ao saber o que é OKR, é preciso entender como funciona essa metodologia para conseguir visualizar a sua aplicação na gestão da empresa. Na prática, como você viu, o método simplifica o estabelecimento dos objetivos do negócio para determinar as iniciativas necessárias para alcançá-lo.

A seguir, você confere os detalhes sobre o funcionamento do OKR!

Objetivo

O objetivo representa o alvo que sua empresa deseja atingir. Ele deve ser facilmente compreensível, memorável e inspirador. Na gestão pelo método OKR, o objetivo é qualitativo, ou seja, não possui métricas.

Resultados-chave

Trata-se dos indicadores mensuráveis que mostram o progresso da empresa em relação ao objetivo. Eles devem conter valores de início e chegada e estão diretamente relacionados ao resultado esperado.

Iniciativas

As iniciativas são as ações necessárias para alcançar o objetivo. Elas determinam o que deve ser feito para o sucesso do negócio, como projetos, tarefas ou atividades importantes.

Veja 3 exemplos de como o OKR pode ser aplicado

Agora que você já sabe quais são os elementos que compõem a metodologia, é o momento de avançar e entender como aplicá-la no negócio. 

O OKR pode ser desenvolvido em 3 etapas: 

  • elaboração de objetivos, resultados-chave e iniciativas; 
  • implementação, por meio de comunicação clara e assíncrona;  
  • alinhamento e monitoramento, com verificações regulares. 

Entendido o processo, confira 3 exemplos que ajudam a ilustrar o método de gestão OKR!

Loja virtual

No caso de uma loja online, o OKR pode ajudar a obter resultados com mais objetividade. 

Para isso, confira como poderia ser estruturada a metodologia:

  • objetivo: aumentar as vendas online e se destacar no mercado;
  • resultados-chave: aumentar o tráfego no site em 40% até o final do trimestre e elevar a taxa de conversão em 20% nos próximos 2 meses;
  • iniciativas: investir em estratégias de marketing digital para atrair mais visitantes e melhorar a experiência do usuário no site.

Loja física

A loja física também pode ser beneficiada pela gestão OKR ao estabelecer objetivos claros de negócio e iniciativas para o alcance dos resultados. 

Veja:

  • objetivo: aumentar o faturamento e fidelizar os clientes da loja de eletrônicos;
  • resultados-chave: aumentar as vendas em 15% no próximo trimestre e aumentar a taxa de recompra em 10% até o final do ano; 
  • iniciativas: realizar campanhas promocionais em datas estratégicas e investir em treinamentos para a equipe de vendas.

Consultoria

O OKR pode ser aplicado na gestão de um serviço de consultoria. Acompanhe como seria essa opção:

  • objetivo: expandir a atuação da consultoria no segmento de sustentabilidade. 
  • resultados-chave: fechar contratos com 3 grandes empresas até o final do ano e realizar 2 palestras em eventos do setor para aumentar a visibilidade. 
  • iniciativas: desenvolver uma estratégia de prospecção de clientes corporativos e promover a expertise da empresa por meio de artigos e participação em eventos.

Ao aplicar o método OKR, como nos exemplos, as empresas podem ficar mais próximas do sucesso desejado após definir o objetivo, os resultados-chave e as iniciativas, de modo claro e eficiente. Então é preciso ser conciso para obter melhores resultados com essa prática.

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