Mensagem automática: como inserir no WhatsApp Business?

A mensagem automática no WhatsApp Business é um recurso que ajuda as empresas a estabelecer uma comunicação eficaz com clientes. Afinal, essa funcionalidade permite criar uma interação rápida e eficiente, mesmo quando os funcionários não estão disponíveis.

O uso desse recurso não apenas economiza tempo, como permite oferecer uma experiência do cliente mais personalizada. No entanto, para aproveitá-lo ao máximo, é preciso saber utilizá-lo corretamente. 

Neste post, você verá como funciona o WhatsApp Business e como utilizar as mensagens automatizadas. Continue a leitura e aprenda a usar esse recurso a favor do seu negócio!

O que é e como funciona o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é uma versão do popular aplicativo de mensagens, criada para empresas de diversos portes e setores. Ela permite a criação de um perfil comercial no aplicativo e um de seus principais recursos é o envio de mensagens automatizadas. 

Além disso, é possível ter acesso a mecanismos diferentes, como a ferramenta de catálogo. Assim, o negócio pode exibir seus produtos ou serviços no aplicativo.

Outra função útil é o suporte a etiquetas para a organização de conversas. A versão Business também fornece análise de métricas, como o número de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas. A funcionalidade ajuda as empresas a entenderem melhor o engajamento do cliente.

Ainda, o WhatsApp Business pode ser integrado a outros serviços. É o caso do Facebook Ads e CRM (Customer Relationship Management), permitindo um gerenciamento mais eficiente da ferramenta. 

Quais são os benefícios das mensagens automatizadas no app?

Usar a mensagem automática no WhatsApp Business traz diversas vantagens para as empresas. A principal é aprimorar a eficiência na comunicação por meio de uma resposta rápida e sempre disponível.

Na prática, as companhias podem criar respostas pré-definidas para perguntas frequentes. Isso poupa tempo e garante respostas consistentes.

Ademais, as mensagens automatizadas permitem um atendimento 24 horas. Mesmo fora do horário comercial, os clientes recebem respostas, o que tende a aumentar a satisfação do consumidor.

Já as mensagens automáticas de boas-vindas são úteis para informar os novos clientes sobre a empresa, seus serviços atuais e questões semelhantes. Assim, há como criar uma boa primeira impressão.

Já as mensagens de ausência ajudam a manter a comunicação mesmo quando a empresa está offline. Elas informam aos clientes os horários em que a comunicação acontece, gerenciando suas expectativas. Desse modo, o público não sente que está sendo ignorado diante da ausência de resposta, por exemplo. 

Como usar mensagens automáticas a favor do seu negócio?

Para usar a mensagem automática no WhatsApp de maneira estratégica, o ideal é que elas sejam precisas, breves e humanas. Além disso, elas devem refletir a personalidade da organização, permitindo que o cliente reconheça a marca.

Uma mensagem de boas-vindas nesses moldes poderia ser: “Seja bem-vindo à [nome da empresa]! Como podemos auxiliá-lo hoje?”.

Já uma mensagem de agradecimento de compra, por sua vez, pode ser: “Obrigado por escolher nossos serviços. Em sua próxima compra online, utilize o cupom X para obter um desconto de Y%”.

Enquanto isso, uma mensagem de ausência pode seguir o seguinte modelo: “Saudações! Agradecemos pelo seu interesse na [nome da empresa]. Nosso horário de funcionamento é das 9h às 18h. Deixe sua pergunta e responderemos assim que possível”.

O importante é configurar as mensagens de modo que elas façam sentido para as interações do usuário com a marca. Logo, é preciso conhecer bem o público e definir qual papel essa ferramenta terá na sua estratégia.

Com a leitura deste post, você deve ter notado a relevância de utilizar a mensagem automática no WhatsApp Business. Portanto, não deixe de usar esse recurso com base nas dicas apresentadas, já que ele consegue apoiar a estratégia de atendimento online do seu negócio.

Se achou este conteúdo útil, não deixe de compartilhá-lo! Assim, você ajuda outras pessoas a conhecerem esse recurso do WhatsApp Business.

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