A transmissão de conhecimento é uma das melhores práticas para o desenvolvimento de pessoas e de empresas. Nesse sentido, criar um curso pode ser uma forma de formalizar e expandir essa troca de informações.
No entanto, a criação de um curso envolve diferentes etapas que devem ser observadas para criar um conteúdo que realmente potencialize o crescimento dos alunos. Então vale a pena estudar mais sobre o assunto.
Neste artigo, você verá as 8 principais dicas para criar um curso online ou físico do zero. Confira as informações para não errar nesse processo!
Quais os benefícios de criar um curso?
Criar cursos permite que profissionais e empresas sistematizem a transmissão de conhecimento em um formato replicável de ensino — seja presencial ou online.
A seguir, saiba mais sobre os principais benefícios de criar um curso!
Capacitação personalizada
Cursos criados para empresas ou para um público específico têm a vantagem de serem totalmente customizáveis. No caso de treinamentos corporativos, é possível focar em competências e desafios específicos da equipe.
Avaliação de desempenho
Ao criar um curso, é possível acompanhar de perto o progresso dos participantes por meio de avaliações e feedback contínuo. Desse modo, você consegue ajustar o conteúdo conforme a evolução dos alunos, por exemplo.
Modelo escalável
Criar um curso é um investimento que consegue ser replicado com pouco esforço. Para empresas, o mesmo conteúdo pode ser oferecido repetidamente a novos colaboradores. Esse benefício também se aplica a indivíduos, não sendo necessário refazer o curso para cada novo aluno.
Como fazer um curso do zero em 8 passos?
Criar um curso presencial ou online pode parecer um processo complexo, mas ele se torna mais simples ao ser dividido em etapas objetivas. Assim, é possível estruturar uma experiência de aprendizado eficaz e relevante.
Confira os 8 passos mais relevantes para seguir ao montar um curso do zero!
1. Escolha o assunto
O primeiro passo é identificar um tema que você tenha conhecimento profundo e que seja de interesse do seu público-alvo. Escolha o conteúdo com base nas necessidades dos seus potenciais alunos.
Além disso, o tema precisa estar dentro dos seus conhecimentos. Uma alternativa é fazer parceria com um especialista para conduzir o curso.
2. Conheça seu público-alvo
Antes de criar o conteúdo, é fundamental entender quem são seus alunos potenciais. Conhecendo suas expectativas, dificuldades e o nível de conhecimento do público, você consegue adaptar o curso para atender a suas reais necessidades.
A segmentação do público também ajuda a definir a abordagem do conteúdo. Afinal, ele pode ser mais técnico ou introdutório, além de essa escolha influenciar diretamente as estratégias de marketing que serão aplicadas para a divulgação do material.
3. Planeje o conteúdo
O próximo passo é planejar como os materiais para o curso serão estruturados. Crie um esboço com tópicos, módulos ou aulas que levem o aluno de um nível inicial até um mais avançado com objetivos concretos para cada etapa.
A estruturação progressiva do conteúdo é essencial para garantir que o aprendizado seja absorvido adequadamente pelo seu público. Aqui, você deve aproveitar o conhecimento sobre as necessidades e expectativas dessas pessoas.
4. Selecione a plataforma de hospedagem
Escolher a plataforma ideal para o curso envolve definir como será a experiência de aprendizagem. Considere aspectos como segurança, facilidade de uso e suporte a diferentes tipos de conteúdo, como vídeos, textos e questionários.
O uso de plataformas não se resume a cursos online. Afinal, mesmo em cursos presenciais, elas cumprem um papel essencial no gerenciamento da interação com os alunos, no monitoramento do progresso e na coleta de dados sobre o desempenho.
5. Desenvolva materiais de apoio
É válido oferecer materiais complementares que ajudem os alunos a acompanhar e consolidar o conteúdo aprendido. Eles podem incluir apostilas, slides, e-books e guias de referência que reforçam os conceitos abordados em aula.
Outro recurso importante são as atividades ou exercícios, que proporcionam aos alunos a oportunidade de aplicar o conhecimento de forma prática. Lembre-se de que os materiais de apoio devem ser fáceis de acessar, bem organizados e adaptáveis às necessidades dos alunos.
7. Promova o curso
Com o planejamento e os materiais prontos, é essencial promover o curso para alcançar o público-alvo. Experimente utilizar ferramentas de marketing digital, como produção de conteúdo para blogs e redes sociais, anúncios, e-mail marketing e parcerias com influenciadores.
Procure adotar diferentes abordagens de marketing, verificando quais geram mais engajamento e inscrições. Além disso, considere o perfil do público que você deseja atingir para orientar as suas decisões em relação à divulgação do curso.
8. Ofereça suporte contínuo
O suporte ao aluno deve ser uma prioridade durante todo o processo do curso. Esteja disponível para responder dúvidas, seja por e-mail ou mensagens de texto. Mais um ponto é automatizar respostas para questões mais frequentes, utilizando bots ou páginas de ajuda.
Ter um suporte de qualidade pode ser um diferencial na retenção de alunos em futuras turmas ou cursos. Então certifique-se de reforçar seu comprometimento com o aprendizado do seu público.
Como a ABContent pode ajudar?
Se você está em busca de uma parceria para estruturar um curso online ou presencial de qualidade, é possível contar com as soluções da ABContent. Desde a estruturação até a criação dos materiais para curso, a equipe oferece suporte completo em todas as etapas do processo.
O serviço inclui o desenvolvimento de cursos personalizados, alinhados às necessidades e objetivos do cliente. Além disso, nosso time produz diferentes tipos de materiais, como vídeos, apresentações e guias, para tornar o curso mais estratégico.
Com a experiência da ABContent, você pode transformar sua ideia de curso em um produto de sucesso. Seja ele um esforço corporativo ou individual, possibilitamos montar o seu curso conforme sua estratégia e objetivos.
Agora você já conhece os 8 passos essenciais para criar um curso e aproveitar os benefícios que esse formato tem a oferecer. Essa é uma maneira de capacitar sua equipe, aumentar o alcance de seus serviços ou engajar ainda mais seus clientes com um conteúdo relevante.
Comece a estruturar o seu curso da maneira que você deseja. Acesse o site da ABContent e faça um diagnóstico gratuito para contar com a solução para as suas necessidades!