Como melhorar o domain authority do seu site? Veja!

Um dos principais objetivos dos sites costuma ser conseguir um bom posicionamento nos buscadores — afinal, ele aumenta a visibilidade das páginas e tende a impulsionar os resultados. Para tanto, é válido conhecer métricas, como o domain authority, para considerar em sua estratégia.

Saber utilizar o indicador é uma forma de aumentar a relevância do site ou blog para que ele tenha mais alcance e performe melhor em mecanismos de pesquisa. Com o tempo, a autoridade é capaz de auxiliar no ranqueamento, fazendo o site crescer.

Continue a leitura e conheça mais sobre o domain authority e os critérios que ele segue, além de como utilizar o indicador para melhorar o seu site! 

O que é domain authority?

Domain authority, ou autoridade do domínio, é uma métrica desenvolvida pela empresa Moz. Seu foco é avaliar a autoridade de um site nos mecanismos de pesquisa, como o Google

Para tanto, existe uma pontuação que vai de 0 a 100 — quanto mais elevada ela for, maior é a relevância do domínio. Vale destacar que a métrica não é usada pelos buscadores, mas foi baseada nos critérios dos principais algoritmos para classificar o potencial de ranqueamento. 

Então o domain authority projeta como o site será classificado. Nesse sentido, acompanhar a métrica ajuda a encontrar formas de tornar o domínio cada vez mais relevante, mas não garante resultados imediatos no ranqueamento. 

Você consegue verificar o domain authority usando ferramentas virtuais. Alguns exemplos são o site da Moz ou o Semrush.

O que interfere na autoridade do domínio?

Após saber o que é domain authority, você pode se perguntar quais fatores interferem na autoridade de um domínio. Existem diversos pontos a serem observados para torná-lo mais relevante.

Confira!

Experiência do usuário

A experiência do usuário afeta a forma como os visitantes interagem com o site. Fatores como tempo de carregamento das páginas, navegação intuitiva e design responsivo impactam a satisfação do visitante e, consequentemente, a probabilidade de permanência na página e retorno. 

Os buscadores consideram esses aspectos como indicativos de qualidade, atribuindo uma maior pontuação de autoridade para sites que oferecem uma navegação fluida e agradável.

Engajamento nas redes sociais

Embora o engajamento nas redes sociais não seja um fator direto no cálculo do domain authority, ele pode influenciar positivamente a relevância do site. Há chance de compartilhamentos e comentários sobre o conteúdo nas plataformas gerarem tráfego adicional para o site e aumentarem sua visibilidade.

Qualidade do conteúdo

A qualidade do conteúdo é um dos pilares para aumentar o domain authority de um site. Materiais bem elaborados, informativos e relevantes entregam valor ao visitante. Para tanto, eles devem ser originais, úteis e atualizados com regularidade.

O foco está em responder às necessidades e intenções de pesquisa dos usuários. Além disso, é importante utilizar uma estrutura de texto adequada, com uma escrita clara e correta, tamanho apropriado, entre outros atributos. 

Idade do domínio

A idade do domínio também é um fator relevante para a autoridade do site. Domínios mais antigos, especialmente aqueles que têm um bom histórico de conteúdo e backlinks de qualidade, tendem a ter maior autoridade.

A razão é que um site antigo pode ser considerado mais confiável pelos motores de busca, principalmente se já tiver construído uma reputação sólida ao longo do tempo. Contudo, a idade do domínio não compensa a falta de um bom conteúdo ou a ausência de boas práticas, certo?

Backlinks de qualidade

Como visto, os backlinks têm um peso importante na autoridade de um domínio. Ser o destino de links de outros sites relevantes sinaliza aos mecanismos de busca que sua página tem um conteúdo relevante.

O impacto tende a ser maior quando os links são provenientes de sites com boa reputação e relacionados ao seu nicho. Além disso, os backlinks devem ser naturais e contextuais, fazendo sentido no conteúdo em que estão inseridos.

Como melhorar o domain authority?

Agora que você sabe mais sobre o domain authority e seus critérios, é o momento de aprender a utilizá-lo para melhorar a performance do seu site nos buscadores.

Descubra os principais passos!

Invista em marketing digital

Investir em marketing digital é uma das maneiras mais eficazes de aumentar o domain authority do seu site. Por meio de estratégias como o marketing de conteúdo, campanhas pagas e a construção de uma presença sólida online, há como atrair mais visitantes qualificados para sua página.

A abordagem tende a gerar aumento do tráfego que, por sua vez, pode resultar em backlinks e engajamento nas redes sociais. Se precisar de ajuda para elaborar uma estratégia personalizada para o seu negócio, conte com a ABContent.

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Aplique boas práticas de SEO

Uma das formas de aprimorar o posicionamento da sua empresa em buscadores é aplicar as técnicas de search engine optimization (SEO). Trata-se da otimização do site para esses motores de pesquisas.

Para tanto, existem boas práticas que devem ser seguidas, abrangendo o conteúdo e a estrutura do site. O SEO inclui o uso adequado de palavras-chave, técnicas de linkagem e a melhoria da velocidade de carregamento das páginas, por exemplo.

Além disso, garantir que seu site seja compatível com dispositivos móveis e tenha uma navegação clara e intuitiva são pontos que impactam a experiência do usuário e o SEO.

Otimize a experiência do usuário

Você entendeu que a experiência do usuário tem um papel importante na autoridade do site. Portanto, é fundamental pensar nesse aspecto se o seu objetivo é melhorar o domain authority. Assim, invista em design e funcionalidade para oferecer uma experiência agradável ao visitante.

Sites bem projetados, que atendem rapidamente às necessidades dos usuários, são valorizados pelos motores de busca. O motivo é que eles contribuem para uma melhor interação e satisfação do público — podendo resultar em classificações mais elevadas.

Com esta leitura, você conheceu o domain authority, um indicador que ajuda a alinhar seu domínio para que ele tenha mais autoridade nos mecanismos de pesquisa. Ao ajustar o seu site conforme esses critérios, as chances de ter um bom posicionamento nos resultados das buscas aumentam.

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