Marketing veterinário: conquiste tutores e expanda seu negócio!

O investimento em marketing veterinário é um dos principais caminhos que os profissionais desse mercado podem seguir para atrair mais clientes e se destacar em uma área competitiva. Vale destacar que o Brasil é um dos maiores mercados de veterinária do mundo. 

De acordo com o estudo “Demografia da Medicina Veterinária do Brasil”, de 2022, o país contava com mais de 166 mil profissionais em atividade. Além disso, entre 2017 e 2021, houve um aumento de 23% desse número, indo de 117 mil para 154 mil. 

Outro destaque é que, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil tinha a terceira maior população de pets do mundo em 2024. O total de animais de estimação no país chegava perto de 160 milhões. 

Dados esses números, o investimento em marketing é relevante para você conquistar tutores e expandir seu negócio. Saiba como!

Invista em marketing digital

Primeiramente, sua estratégia deve começar com o investimento em marketing digital. Como o nome sugere, ele é um conjunto de práticas pensadas para promover o seu negócio e trabalho na internet, permitindo atrair mais clientes.

Estar presente no ambiente digital é importante porque 9 em cada 10 brasileiros tinham o hábito de pesquisar online antes de comprar um produto, segundo dados de 2023 do próprio Google. Ainda, 75% dos usuários acessavam 5 ou mais sites para tomar uma decisão. 

Embora os números sejam mais atrelados ao e-commerce, a tendência é existir um paralelo no mercado de serviços veterinários. Afinal, é natural que os tutores prefiram confiar em profissionais com boa reputação no mercado para tratar seus pets. 

Nesse sentido, o marketing digital funciona como uma ponte entre a clínica veterinária e os tutores que buscam informações, serviços e profissionais. Para entender melhor, imagine que uma pessoa percebe que o seu cachorro está mancando após um passeio.

Nesse caso, é provável que ela pegue o celular para buscar uma clínica perto dela ou apenas pesquise sobre dores na pata do pet. Adotando estratégias de marketing digital, esse usuário pode ser impactado pelo seu trabalho. 

Portanto, o marketing digital significa estar presente onde o público está. Seja no Google, no Instagram, no YouTube, nos grupos do Facebook e em diversos outros canais digitais, você aumenta as chances de ser encontrado e de se posicionar como uma autoridade no mercado. 

Outra possibilidade nesse contexto é o investimento em tráfego pago, como com anúncios nas redes sociais. Por meio deles, você amplia sua audiência online e eleva as probabilidades de conversão no curto prazo — desde que as campanhas sejam bem segmentadas. 

Crie programas de fidelidade

Os tutores de pets investem cada vez mais na saúde e na qualidade de vida dos seus animais de estimação. Entre os principais gastos, é possível destacar as visitas ao veterinário, a compra de comida de qualidade e a aquisição de novos brinquedos. 

Segundo uma pesquisa de 2024 da Koin, quase 60% dos brasileiros donos de animais de estimação gastavam mais de R$ 200 por mês com os pets. Em vista disso, outra abordagem de marketing com potencial positivo para veterinários é a criação de programas de fidelidade. 

Diferentemente do que muitos profissionais pensam, essas ações não precisam ser complexas. Por exemplo, se um tutor visitar sua clínica para dar uma vacina do animal, você pode dar um cupom de desconto para o serviço de banho e tosa. 

Essas ações ajudam a criar vínculo, estimular o retorno e mostrar que ali, naquela clínica, existe uma preocupação real com a continuidade do cuidado. Desse modo, é maior a chance de que os tutores deem preferência ao seu serviço no futuro. 

No contexto veterinário, os programas fazem ainda mais sentido porque trabalham com o aspecto emocional: o bem-estar de um membro da família. No entanto, é fundamental que o programa de fidelidade esteja atrelado a um serviço de qualidade para o tutor ver que a recorrência é realmente vantajosa. 

Estabeleça uma presença forte nas redes sociais

Como visto, os brasileiros têm o hábito de usar a internet para pesquisar serviços e tomar decisões de compra. Por essa razão, uma boa prática de marketing veterinário é criar uma presença forte nas redes sociais.

Plataformas como Instagram, Facebook, TikTok e até YouTube se tornaram canais estratégicos para divulgar serviços, educar o público e humanizar a relação com a clínica. Além disso, não é necessário fazer “dancinhas” ou conteúdos para viralizar, como muitos profissionais podem pensar.

Estabelecer uma presença forte nas redes deve ter o objetivo de criar um vínculo com o usuário e demonstrar sua autoridade. Você pode compartilhar orientações de saúde animal, dar dicas de prevenção, mostrar curiosidades e compartilhar serviços, por exemplo. 

Ainda, as redes sociais permitem interação em tempo real, o que ajuda a tirar dúvidas, reforçar o atendimento humanizado e construir confiança. É possível enxergar plataformas como o Instagram como uma vitrine para os seus serviços. 

Produza conteúdos ricos

Por fim, independentemente da sua abordagem de comunicação digital, seja ela mais casual ou séria, é indispensável publicar conteúdos ricos. O foco deve ser agregar valor para a sua audiência e demonstrar sua autoridade. 

Para entender melhor, imagine que você quer criar reels para o Instagram. O fato de esse tipo de conteúdo ser mais curto não significa que ele deva ser genérico. Mesmo vídeos de menos de um minuto permitem criar um vínculo com o público. 

Entre as principais formas de criar conteúdo de valor, estão: 

  • artigos de blog;
  • vídeos explicativos para YouTube e redes sociais;
  • infográfico e guias;
  • newsletters;
  • e-books. 

Eles ajudam a responder às principais dúvidas do público, orientam sobre prevenção de problemas e criam uma ponte de confiança com os tutores. Quando seu conteúdo agrega valor, fica mais fácil você se tornar uma autoridade no mercado.

O tráfego orgânico, geralmente, demora mais a demonstrar resultados do que o tráfego pago. Porém, à medida que você publica com qualidade e consistência, as publicações podem ganhar destaque no Google e nas redes sociais. 

Desse modo, existe a possibilidade de um conteúdo antigo continuar gerando leads para o seu negócio consistentemente. Para tanto, você pode contar com nosso suporte na ABContent para produzir conteúdos educativos com uma linguagem próxima, cuidadosa e tecnicamente correta.

Neste conteúdo, você entendeu como o investimento em marketing veterinário é importante para profissionais e clínicas se destacarem. Como visto, a construção de autoridade passa pela publicação de conteúdos de qualidade.

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