Normalmente, quando queremos medir o sucesso de uma organização, analisamos sua taxa de crescimento. Mas, como sabemos, um crescimento constante e sustentável exige líderes focados e colaboradores que entendam quais são os objetivos que precisam ser atingidos a fim de que a empresa alavanque.
No entanto, apesar de tudo isso parecer muito simples de conseguir, o fato é que garantir o alinhamento entre os líderes e seus liderados em direção a objetivos comuns é uma tarefa desafiadora.
O que muitas empresas não sabem é que o desafio pode ser superado com um método adequado de estabelecimento de metas e acompanhamento de progresso. É aí que entram os OKRs.
O que é OKR?
OKR é a sigla para Objectives and Key Results, que em uma tradução literal para o português seria “objetivos e resultados-chave”. É uma metodologia utilizada para gestão de metas, uma vez que ajuda organizações a definir metas – ou objetivos – e depois acompanhar o resultado.
A metodologia OKR foi criada na década de 1970 pelo então presidente da Intel, Andrew Grove, para avaliar o desempenho das empresas. No entanto, foi John Doerr – um dos primeiros investidores na Google – que popularizou o conceito.
Hoje em dia, além da Google, empresas como LinkedIn, Twitter, Dropbox, Spotify Oracle, AirBnB e Uber utilizam OKRs para definição de metas.
Algo importante sobre a metodologia OKR – e que a diferencia de outros métodos para gestão de metas – reside no fato de ela ser utilizada para o curto prazo, sendo que os resultados-chave são definidos para um prazo de três meses.
Para compreender melhor o que é OKR, explicaremos a seguir como defini-los.
Como funciona a metodologia OKR?
O funcionamento do OKR é simples. Primeiro, define-se um objetivo, o qual é “o que eu desejo alcançar”. Cada objetivo deve estabelecer instruções claras para que todos os funcionários da organização possam segui-las.
Após, são estipulados os resultados-chave, os quais representam o “como desejo alcançar”. Em outras palavras, são as métricas que determinarão qual será a jornada para atingir o objetivo definido.
Para que o cumprimento dos objetivos possa ser medido e avaliado posteriormente, é de suma importância que os resultados-chave sejam formulados de maneira que possam ser mensuráveis.
Portanto, observe que para a metodologia OKR cada meta deve ter um modo de medi-la.
Em suma:
- (O) Objetivo = o que desejo alcançar?
- (KR) Resultados-chave = como posso medir?
Exemplo
Vamos a um exemplo para melhor ilustrar a aplicação dos OKRs. Suponhamos que sua empresa queira ser referência em um determinado segmento. Este é um objetivo muito amplo e se pararmos aí talvez a empresa nunca consiga atingi-lo.
A fim de conquistar a meta (que seria o objetivo), decidimos por três maneiras (que seriam os resultados-chave):
- Participar de dois eventos do setor;
- Punlicar 16 conteúdos especializados por mês;
- Fazer 4 vídeos por mês no Youtube respondendo às principais dúvidas de clientes;
- Divulgar um caso de sucesso por mês.
Quais os benefícios do OKR para as empresas?
As vantagens da metodologia OKR são várias, como:
Mudança de mindset
Um dos principais benefícios da utilização de OKRs é uma mudança de mindset. Ao adotar a metodologia o foco de todos estará no atingimento dos resultados, já que eles estão atrelados à meta.
Isso permite que a organização concentre-se em métricas e indicadores de desempenho.
Estabelecimento de prioridades
Quando uma equipe tem uma meta e não sabe exatamente os resultados que se esperam dela, é bem provável que perca o foco.
A partir do momento que possui os resultados-chave todos no time sabem quais são os resultados que devem buscar. Dessa maneira, a equipe caminha junta para realizar ações que concluirão o objetivo definido.
Alinhamento estratégico
Os OKRs são cruciais para manter uma compreensão clara dos objetivos da empresa internamente e orientar os funcionários a trabalharem para alcançar esses objetivos. Com base em OKRs, gestores e colaboradores conseguem alinhar seu trabalho e suas metas à visão corporativa.
Aumento da responsabilidade
OKRs são acessíveis a todos na organização, o que significa que a responsabilidade e a transparência das iniciativas são promovidas. Isso faz com que a responsabilidade de cada membro da equipe seja significativamente aumentada.
Quais erros evitar na hora de definir OKRs?
Para a metodologia funcionar, é importante fugir de alguns erros bem comuns. O mais grave é ter um objetivo que permite múltiplas interpretações. Portanto, reduza o objetivo à sua essência, o que tornará mais fácil o entendimento de todos e mais fácil de alcançá-lo.
Adicionalmente, os objetivos devem estar alinhados às metas individuais, que devem alinhar-se às metas do setor que, por sua vez, devem estar de acordo com os objetivos da empresa. Isso ajuda cada pessoa a ver como seus objetivos individuais alinham-se aos outros objetivos da empresa.
Outro erro muito comum é achar que tão logo o objetivo tenha sido definido o trabalho está concluído. Tenha em mente que toda a equipe deve manter-se atualizada do progresso de seus principais resultados.
Uma boa prática aqui é criar encontros semanais rápidos em torno dos OKRs para analisá-los.
Evite também ter muitos objetivos ou resultados-chave, pois isso pode tirar o foco das prioridades. O ideal é que equipes tenham no máximo 3 objetivos por trimestre, com 3 a 5 resultados principais por objetivo.
Por fim, lembre-se que os resultados devem ser numéricos para que possam ser mensuráveis.
Concluindo
A metodologia OKR é utilizada para definir os objetivos de uma organização e descrever os principais resultados que medirão o progresso em direção a esses objetivos.
Ainda, pode-se afirmar que os OKRs tornam os objetivos da empresa transparentes e acessíveis aos funcionários em toda a organização e garantem o alinhamento entre diferentes funções.
Para encerrar, não esqueça que esta é uma excelente abordagem de gerenciar metas a fim de criar foco, alinhamento e responsabilidade em todas as equipes.
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