Conheça as 5 forças competitivas de Michael Porter

A teoria das 5 forças de Porter se tornou uma das principais ferramentas de gestão empresarial. Um dos motivos é que ela permite à empresa entender como o ambiente em que ela está inserida pode influenciá-la.

Além disso, o uso dessa ferramenta em conjunto com a análise SWOT pode ajudar o negócio na análise de sua competitividade organizacional. Assim, o gestor consegue tomar decisões estratégicas para que o negócio fortaleça sua atuação.

Quer saber mais? Continue a leitura para conhecer as 5 forças competitivas de Michael Porter e aprender como aplicá-las na sua empresa!

Quem é Michael Porter?

Para começar, é interessante saber quem é Michael Porter. Ele foi professor, economista, pesquisador, autor e palestrante. Ao longo de sua carreira na Harvard Business School, Porter escreveu mais de 19 livros e 125 artigos.

Entre eles, vale destacar a publicação “Como As Forças Competitivas Moldam As Estratégias” na revista Harvard Business Review. Nela, o pesquisador descreve como 5 forças relacionadas ao mercado interferem no desenvolvimento de uma empresa.

Ademais, Porter discorre sobre a importância de analisar e considerar os fatores externos à organização ao montar uma estratégia competitiva. Assim, a teoria do pesquisador passou a ser bastante utilizada na tomada de decisões de diversas empresas no mundo.

Quais são as 5 forças competitivas de Michael Porter?

Como você viu, a teoria de Porter auxilia o gestor na análise da competitividade de uma empresa. Para saber como aplicá-la em seu negócio, é preciso conhecer em detalhes cada uma das 5 forças competitivas que ele descreve. 

Confira!

1. Ameaça de novos concorrentes 

Uma das 5 forças competitivas de Michael Porter é a ameaça de novos concorrentes (empresas ou produtos), uma vez que eles podem aumentar a rivalidade e interferir na sobrevivência de uma empresa. Assim, é preciso criar barreiras de entrada no setor de atuação do seu negócio.

2. Rivalidade entre os concorrentes atuais

A competitividade de uma empresa também é afetada pela rivalidade entre os concorrentes diretos atuais. Dependendo da força deles, sua empresa precisará realizar um maior ou menor esforço para superá-los e conquistar uma posição privilegiada no mercado.

3. Poder de negociação dos compradores

Outra força presente na teoria de Porter são os compradores. Ela analisa o poder de negociação dos clientes, pois a capacidade dos consumidores em influenciar os preços praticados no mercado pode afetar a lucratividade de uma organização.

4. Poder de negociação dos fornecedores

Os fornecedores também podem interferir na competitividade de um negócio. Por serem responsáveis pelo fornecimento de matérias-primas e outros recursos, eles podem afetar o preço final oferecido ao cliente e a capacidade operacional de uma empresa.

5. Ameaça dos produtos substitutos

A última força da teoria de Porter está relacionada à ameaça de produtos substitutos. Ou seja, itens que se apresentam como alternativas para as soluções que você oferece. Assim, empresas que possuem substituições com condições melhores podem fazer com que seu negócio perca clientes.

Qual a importância das 5 forças competitivas?

Agora que você conhece as 5 forças competitivas, fica fácil compreender sua importância. Como vimos, a teoria de Porter auxilia o gestor na análise de fatores externos que interferem no desempenho de uma organização.

Desse modo, o profissional é capaz de definir estratégias e ações que permitam aproveitar as oportunidades e contornar as ameaças para fortalecer a presença da empresa no mercado. Assim, é possível melhorar sua posição competitiva atual e aumentar sua lucratividade.

Além disso, é importante fazer uma análise dos fatores internos de uma organização. A partir dela, o gestor pode identificar as vantagens e desvantagens que a empresa possui em relação à concorrência. 

Como resultado, fica mais fácil ressaltar os seus pontos fortes e melhorar os pontos fracos para se destacar ainda mais entre as empresas que atuam no mesmo setor. É exatamente para isso que serve a matriz SWOT — então ela costuma ser usada em conjunto com as 5 forças de Porter.

Como aplicar as 5 forças de Porter em uma empresa?

Sabendo da importância das forças competitivas, é hora de aprender como aplicar a teoria de Michael Porter na sua empresa. Dessa forma, você pode entender qual é a sua posição no mercado e analisar e superar os concorrentes.

A seguir, veja como aplicar as 5 forças de Porter!

Faça o mapeamento da concorrência

O ponto central da teoria de Porter é a concorrência, já que a maioria das forças está relacionada a esse fator. Por isso, é fundamental identificar todos os seus concorrentes — aqueles que comercializam o mesmo produto ou serviço que sua empresa ou itens substitutos.

Conheça o perfil do seu cliente ideal

Também é importante conhecer o perfil do seu cliente ideal. Nesse sentido, vale saber qual é o seu poder de compra, quais fatores influenciam no processo de decisão e qual é o tamanho do seu público consumidor.

Faça uma lista com todos os seus fornecedores 

O próximo passo é listar todos os fornecedores da empresa, detalhando pontos fundamentais da prestação de serviços — como condições de pagamentos e prazos de entrega. Ainda, verifique se há parceiros que atendem necessidades específicas para identificar relações de dependência que merecem maior atenção.

Entenda como as forças interagem com sua empresa

Após reunir as principais informações sobre os concorrentes, clientes e fornecedores, é hora de entender como as forças de Porter interagem com sua empresa. Essa análise será fundamental para entender quais pontos devem ser trabalhados para impulsionar o crescimento do empreendimento. 

Defina estratégias que tornem sua empresa mais competitiva

Por fim, vale conhecer estratégias que ajudam a tornar sua empresa mais competitiva. As principais são: liderança de custos, diferenciação e nicho de mercado. No entanto, antes de implementá-las, analise o posicionamento da marca para tomar decisões mais acertadas. 

Como você conferiu neste artigo, a teoria das 5 forças de Porter é útil para entender a posição competitiva de uma empresa em seu setor. Logo, ela ajuda a se destacar dos seus concorrentes e pode ser fundamental para o sucesso do negócio. 

E você, o que tem feito para posicionar sua marca no mercado? Compartilhe suas experiências nos comentários abaixo!

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