3 Livros que podem ajudar a desenvolver a liderança nas empresas

Ser um líder, e não apenas um chefe, é um grande desafio no meio empresarial. Afinal, dar ordens e gerenciar atividades da equipe pode não ser tão difícil, mas inspirar pessoas e conquistar a confiança delas é bastante desafiador.

Por isso, vale a pena estudar sobre o assunto e melhorar a sua liderança — e uma forma de fazer isso é a partir dos livros. Nesse contexto, existem obras escritas por autores renomados que podem trazer muitos conhecimentos essenciais para o seu trabalho.

Então, se você deseja ser um líder melhor ou mesmo abrir um negócio, confira 3 livros que farão a diferença na sua carreira!

1. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Aprender com pessoas que já alcançaram o que você busca é uma ótima estratégia, certo? Por isso, o livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” pode contribuir muito para sua jornada de liderança ao permitir que você replique atitudes eficientes de outros líderes.

O autor do livro é Stephen Covey e sua obra foi considerada pela revista Forbes a publicação mais influente do século XX. Inclusive, ela conquistou a posição entre as mais vendidas no mundo por anos, trazendo ensinamentos relevantes.

Confira os 7 hábitos citados por Covey como pertencentes às pessoas altamente eficazes:

  • proatividade: ter iniciativa e buscar resolver problemas em vez de buscar culpados é uma característica indispensável para pessoas eficazes;
  • objetivo em mente: muitos líderes investem bastante tempo em agir e acabam perdendo de vista o planejamento. Começar pelo objetivo permite otimizar processos;
  • prioridade: a vida empresarial pode ser tomada por distrações aparentemente importantes. Mas Covey chama atenção para a necessidade de saber o que é prioridade e conseguir dizer não para as coisas secundárias;
  • ganhar/ganhar: você já pensou que o mercado de trabalho é uma grande competição? Não é isso que o autor de “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” defende. Para ele, pensar em parcerias onde todos ganham é o melhor caminho de liderança;
  • entender para ser entendido: chefes podem focar em mandar e exigir obediência. Para Covey, um líder precisa primeiro ouvir para depois ser ouvido;
  • comunicação sinérgica: liderar pessoas demanda buscar a sinergia ou colaboração do grupo. Em vez de olhar a situação por lados certos ou errados, é interessante buscar um meio termo;
  • ajustar os instrumentos: por fim, Covey destaca que o líder precisa sempre buscar ser melhor, em diferentes dimensões da vida profissional e pessoal.

2. O monge e o executivo

Esse é um livro escrito por James C. Hunter em 1989 e se tornou um grande clássico do tema de liderança. A obra usa a história de um encontro entre um executivo e um monge para passar os ensinamentos de maneira envolvente, com uma escrita fácil e fluída.

Na história, o personagem John Dailly é um empresário de sucesso que vivencia dificuldades na gestão da empresa e em casa. Então ele decide ir a um mosteiro para um retiro espiritual que trouxesse orientações sobre o que fazer de diferente na rotina.

O monge que orienta Dailly no retiro é, surpreendentemente, um ex-empresário e uma liderança inspiradora: Leonard Hoffman, agora conhecido como Simeão. Ele havia largado sua profissão para virar monge e ajudar outras pessoas na caminhada espiritual.

Como você pode imaginar, a obra “O monge e o executivo” quebra paradigmas ao falar de gerência e liderança. Isso porque os ensinamentos do livro abordam a importância de servir o outro e de ter paciência e empatia.

Simeão ensina a Dailly que o verdadeiro líder está atento ao bem-estar dos colaboradores e que isso gera motivação e pode mudar todo o clima da empresa. Assim, questiona-se a lógica tradicional ao afirmar que o líder está na função de servir aos funcionários, e não o contrário.

Ao juntar os mundos empresarial e espiritual, o autor de “O monge e o executivo” evidencia que gerenciar uma empresa não se limita a fazer cálculos, avaliar processos burocráticos e dar ordens. É preciso ter uma atitude colaborativa e colocar as pessoas no centro.

3. Gerente Minuto

Esse é um livro clássico, publicado pela primeira vez em 1982. Sendo um best seller no tema da liderança, a obra foi atualizada e publicada como “O novo gerente minuto” para abordar assuntos relevantes para as empresas modernas.

Os autores do livro são Ken Blanchard, educador e consultor, e Spencer Johnson, psicólogo que ganhou fama com outra obra. O livro “Quem mexeu no meu queijo?” é de sua autoria e também trata sobre liderança.

Como o nome indica, “Gerente minuto” defende a importância da gestão do tempo na liderança de pessoas. Ele faz isso a partir de uma história fictícia em que um jovem está em busca do gerente perfeito para aprender como ser um ótimo líder.

A jornada nessa busca é difícil, pois nenhum gerente parece perfeito. Muitos obtinham sucesso, mas não conseguiam uma equipe feliz, por exemplo. Então o livro apresenta um exemplo de bom gerente, com o diferencial de realizar atividades relevantes em apenas um minuto.

Com essa experiência, o jovem do livro aprende três segredos da boa liderança:

  • o gerente deve saber definir objetivos de forma assertiva e clara, para que seja possível passá-los para a equipe em um minuto;
  • o líder deve estar próximo dos funcionários, passando feedbacks que os autores chamam de “elogios-minuto”, visando motivar a equipe e reconhecer o trabalho;
  • um líder precisa orientar e direcionar a equipe, se relacionando com ela. Por isso, ele deve não apenas elogiar ou apontar aspectos de melhoria, mas mostrar como a situação pode ser otimizada ou solucionada.

Como é possível notar, o livro “Gerente minuto” fala sobre como os relacionamentos são essenciais na liderança. Afinal, uma empresa não é feita apenas de estrutura física ou processos, mas de pessoas que precisam da inspiração de um verdadeiro líder — não perfeito, mas assertivo.

Conclusão 

Agora você já conhece os 3 livros que podem ajudar a desenvolver a sua liderança. Assim, ficará mais fácil aprimorar suas habilidades empresariais e colher melhores resultados. Afinal, a sua equipe estará mais conectada com os seus valores e confiará mais em você!

Gostou deste conteúdo? Então aproveite para deixar um comentário com sua opinião ou indicação de outros livros relevantes!

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