Construir autoridade e credibilidade junto ao público envolve diversas táticas. Entre elas, está a geração de um conteúdo de valor. Ou seja, que realmente seja relevante para os seus clientes e possíveis consumidores.
Essa estratégia tem o objetivo de chamar a atenção do público-alvo, desenvolver um relacionamento e engajar as pessoas para fechar as vendas. Para isso, é preciso saber como entregar um material de alta qualidade.
Quer saber mais? Confira este artigo para entender o conceito de conteúdo de valor e a importância desse método para empresas de todos os portes!
O que é conteúdo de valor?
Conteúdo de valor é um conceito que se relaciona à entrega de um material relevante e útil para determinado público. Portanto, ele precisa transmitir uma informação de qualidade e gerar benefício real para a audiência.
Além disso, o conteúdo de valor ajuda empresas de todos os portes e setores a atingirem os objetivos traçados no planejamento estratégico de marketing digital. Então é possível construir uma relação de confiança entre a marca e o público.
Alguns formatos de conteúdo oferecem uma aplicação prática, permitindo que o leitor chegue ao melhor resultado ao seguir as informações apresentadas. Esse é o caso de um artigo de blog com passo a passo, por exemplo.
Contudo, também existem conteúdos de valor que geram benefícios reais ou oferecem conhecimentos aprofundados sobre determinado assunto. Um exemplo são os e-books que desenvolvem um tema específico.
Vale ressaltar um ponto central: o que define o valor de um conteúdo não é o seu tamanho. Ser longo ou curto não dá garantias sobre a qualidade e o resultado que ele pode entregar para a audiência. O diferencial está nas informações veiculadas.
Quais pontos são necessários para criar um conteúdo de valor?
Após entender o conceito, é preciso saber quais são os pontos principais para a entrega de um conteúdo de valor. Primeiramente, ele precisa ser encontrável, ou seja, o material deve utilizar as técnicas de otimização de busca (SEO) de forma adequada.
Ele também precisa ser bem escrito, o que evita confundir o leitor. Para isso, é necessário apresentar um discurso textual coerente e simples. Assim, é indispensável criar um conteúdo compreensível e fácil para o público-alvo.
Ainda que pareça simples, criar materiais que as pessoas entendam é um grande desafio. A dificuldade é ainda maior quando se trata de assuntos complexos ou temáticas específicas — como empreendedorismo e investimentos.
Além disso, o conteúdo de valor deve ser acionável. Isso significa que ele deve ter uma chamada para ação em que o leitor tome uma atitude, como:
- clicar em um link;
- fazer um cadastro;
- baixar um e-book;
- entrar em contato com a empresa;
- enviar uma mensagem.
Por fim, o conteúdo de valor deve ser compartilhável. A qualidade das informações deve fazer com que o usuário queira compartilhar o material da sua empresa com os amigos, o que pode aumentar a credibilidade do negócio.
Qual é a importância desse tipo de conteúdo para as empresas?
Você já sabe quais pontos são necessários para produzir um conteúdo de valor, certo? Além disso, é preciso entender quais benefícios essa estratégia pode trazer para a sua empresa.
Confira!
Crescimento do tráfego orgânico
O tráfego orgânico representa as visitas ao seu site ou blog conquistadas de maneira espontânea — sem a necessidade de investir em anúncios. Esse é um dos principais resultados obtidos por empresas que criam conteúdos de valor.
Ao postar um material de qualidade, o Google e outros buscadores entendem que aquele conteúdo é pertinente para os usuários. Então ele é apresentado entre as primeiras posições quando uma pessoa realiza uma busca relacionada ao seu assunto.
Além disso, os próprios leitores estarão mais interessados em compartilhar os conteúdos com amigos e familiares. Como consequência, o tráfego orgânico aumenta.
Atração e geração de leads
Outro benefício do conteúdo de valor é a atração e geração de leads. Isso porque uma das estratégias do marketing digital é gerar oportunidades de negócio por meio da oferta de materiais ricos.
Para acessar esses conteúdos, os leads precisam fornecer informações estratégicas à empresa, como nome, profissão e e-mail para contato. Todo o processo acontece de forma voluntária.
Aumento do engajamento e das vendas
Quanto mais valor a empresa gera para o público, mais engajamento ela tem. A tendência é que isso resulte em mais vendas, tanto para novos clientes quanto para aqueles que já estão retidos.
Com o acesso aos conteúdos de qualidade, os consumidores percebem que a empresa é especialista no assunto. Logo, eles têm mais segurança para confiar no trabalho prestado. Para ter esse resultado, entretanto, é preciso estar presente nos canais que seu público-alvo está.
Também é válido considerar os formatos de conteúdo que ele consome, como:
- vídeos;
- artigos em blogs;
- publicações nas redes sociais.
Como a ABContent pode ajudar na produção de conteúdos de valor?
Como você viu, não basta produzir conteúdos se não houver uma percepção clara do que a empresa deseja transmitir. Ademais, é necessário reunir informações relevantes e otimizar o material para os mecanismos de buscas e pensando na geração de leads.
Contudo, nem toda companhia tem uma equipe preparada para produzir esse tipo de conteúdo e ter os resultados esperados. Nesse sentido, é possível contar com uma empresa especializada em produção de conteúdo web.
Se o seu negócio busca se destacar nos nichos de finanças, investimentos, negócios e empreendedorismo, é possível contar com a ABContent. Dessa forma, você pode oferecer conteúdos exclusivos e relevantes para o seu público.
Entre os conteúdos online que podemos produzir para gerar valor aos seus leitores, estão:
- artigos para blogs: são textos sobre temas diversos, que ajudam a gerar engajamento, audiência e autoridade para a marca;
- e-books: são livros digitais que entregam um conteúdo bastante detalhado sobre determinado assunto;
- e-mails: permitem a comunicação direta com leads e clientes por meio de conteúdos personalizados, ajudando a construir um relacionamento mais sólido com o público.
Agora você sabe o que é conteúdo de valor e como essa estratégia pode engajar seu público e alavancar as suas vendas. Para isso, é válido contar com uma empresa que ofereça soluções de qualidade e alinhadas às necessidades do negócio.
Quer entregar um conteúdo de valor para o seu público? Entre em contato e saiba como a ABContent pode ajudar a sua empresa!