Ambidestria organizacional: 6 dicas para colocar em prática

Você já ouviu falar em ambidestria organizacional? O conceito surgiu como resposta à ideia de que uma empresa deve escolher entre focar em inovação ou manter a eficiência em suas operações. Afinal, por que não optar por abraçar as duas vertentes?

O equilíbrio entre explorar novas oportunidades e aprimorar processos existentes contribui para o sucesso em qualquer mercado. Contudo, a companhia precisa entender como implementar a abordagem.

Neste post, trazemos as 6 principais formas de adaptar a ambidestria organizacional para a realidade da sua empresa. Confira!

O que é ambidestria organizacional?

A ambidestria organizacional é uma estratégia que envolve o equilíbrio entre ser eficiente nas operações diárias e, ao mesmo tempo, buscar inovações. Com a abordagem, as empresas conseguem manter a estabilidade e se preparar para o futuro.

Do ponto de vista prático, a ambidestria organizacional significa garantir que as operações do dia a dia sejam eficientes, enquanto se investe em novas ideias e tecnologias. Dessa forma, o equilíbrio colabora para o sucesso no mercado competitivo.

Fazer a distinção é importante porque, muitas vezes, a busca por eficiência limita a inovação — e vice-versa. Por exemplo, uma empresa pode acabar se tornando tão acostumada a seus processos antigos que não consegue acompanhar as novas tendências.

Assim como a ambidestria organizacional se baseia na dualidade, existem dois aspectos essenciais no desenvolvimento dela:

  • exploitation: refere-se à inovação que melhora o que a empresa já faz bem;
  • exploration: envolve buscar novas áreas e mercados.

Um exemplo de exploitation é a Coca-Cola, que está sempre em busca de aprimorar suas fórmulas e introduzir novas variantes de sabor — mantendo a base de seus produtos populares. Já a Amazon atua com exploration, iniciando como uma livraria online e ampliando sua atuação, por exemplo, ao oferecer serviços de nuvem.

Por que a ambidestria organizacional é valiosa para as empresas?

Explorar novas oportunidades enquanto se melhora suas operações atuais é benéfico para todo tipo de empresa. O equilíbrio entre inovação e eficiência proporciona um crescimento mais rápido e sustentável, além de ser fundamental para se destacar no mercado.

Ao combinar a capacidade de inovar com a eficiência nas operações, a companhia se diferencia dos concorrentes que podem estar focados apenas em um dos elementos. Outra vantagem é como a ambidestria organizacional promove crescimento do trabalho em equipe.

A razão é que, quando diferentes áreas da empresa colaboram para discutir novas ideias e melhorar processos, ocorre uma maior troca de conhecimento e aprendizagem. A prática tende a causar impactos positivos em todas as áreas do negócio.

Vale lembrar que a ambidestria organizacional naturalmente leva à melhoria contínua dos processos. Afinal, a empresa ajusta e aprimora suas práticas constantemente — o que a mantém competitiva e adaptável às mudanças.

Quais os 6 passos para colocar a ambidestria organizacional em prática?

Se você está considerando adotar a ambidestria organizacional em sua companhia, existe a possibilidade de se basear em estratégias para garantir uma implementação bem-sucedida.

A seguir, traremos 6 dicas para colocar a ambidestria organizacional em prática em sua empresa!

1. Crie uma cultura de inovação e eficiência

Para garantir que a inovação não prejudique a eficiência, cultive uma cultura organizacional que valorize ambos os elementos. Isso significa criar um ambiente no qual a experimentação é bem-vinda e os erros são vistos como oportunidades de aprendizado.

No entanto, a ideia não pode ficar apenas no discurso. As lideranças também devem reforçar a importância de equilibrar inovação e eficiência por meio de sua comunicação e das decisões que elas tomam.

2. Adote uma estrutura organizacional flexível

Uma estrutura organizacional que permita a integração de equipes voltadas para inovação e eficiência pode facilitar a colaboração entre diferentes áreas. A flexibilidade auxilia na adaptação rápida às mudanças e nos momentos de reagir às novas demandas do mercado.

Além disso, as equipes precisam ter a autonomia necessária para testar novas ideias e implementar melhorias sem obstáculos burocráticos excessivos.

3. Utilize métricas e ferramentas para monitorar o equilíbrio

Para manter o equilíbrio entre inovação e eficiência, as empresas devem usar métricas e ferramentas que avaliem os dois componentes. A solução é se basear em indicadores de desempenho que medem tanto a eficácia das operações quanto o sucesso das iniciativas inovadoras.

O processo também possibilita fazer ajustes, caso os resultados obtidos com a estratégia não estejam seguindo o caminho esperado.

4. Estabeleça equipes multifuncionais

Um dos segredos para a ambidestria organizacional se desenvolver está na diversidade de perspectivas e habilidades das equipes. Times multifuncionais, compostos por membros de diferentes departamentos e áreas de especialização, permitem uma colaboração mais rica e criativa.

A medida contribui para quebrar barreiras na companhia, promovendo uma comunicação mais fluida e a troca de ideias entre áreas que normalmente não interagem. A cooperação também pode acelerar a tomada de decisão e melhorar a agilidade da empresa.

5. Invista em treinamento e desenvolvimento

Não é esperado que todo o seu time se integre totalmente à ambidestria organizacional. Em muitos casos, é recomendado priorizar a capacitação dos colaboradores em habilidades relacionadas à inovação e eficiência.

Ainda, o treinamento deve incluir aspectos práticos sobre como aplicar técnicas de inovação e otimização de processos no dia a dia. Desse modo, as suas equipes conseguem compreender a importância da iniciativa enquanto aprendem a implementá-la em suas atividades.

6. Tenha ciclos de feedback constantes

Um sistema de feedback contínuo permite que os times aprendam e se ajustem com base nos resultados de suas ações. Ao adotar esse processo, a gestão consegue aprimorar tanto a cultura de inovação quanto a de eficiência no negócio.

Lembre-se de que o feedback deve ser construtivo e focado em soluções — ajudando a resolver os problemas e a melhorar as práticas. Além disso, preocupe-se em fazer do processo um ciclo contínuo que envolva aprendizados e o estabelecimento de metas.

Neste artigo, você viu qual é o valor da ambidestria organizacional para empresas se destacarem em um mercado competitivo. Com base nas 6 dicas deste artigo, você pode priorizar os seus processos mais importantes e alcançar os resultados que está buscando.

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