Blog de investimentos: qual a sua importância e como criar um

Nos últimos anos, houve um grande crescimento na produção de conteúdos sobre finanças na internet. Canais no YouTube e blogs de investimentos conseguiram grandes audiências e construíram uma legião de seguidores, que norteiam suas investidas financeiras com base no que aprendem com as mídias especializadas.

Uma empresa de investimentos tem, como principal função, auxiliar pessoas a tomar as melhores decisões com seu dinheiro. E uma das formas de atrair mais interessados em investir é produzindo conteúdos especializados no assunto e de qualidade.

Ter um blog de investimentos é um recurso para atração e retenção. E os conteúdos podem servir para gerar autoridade e ganhar a confiança de quem pretende investir com segurança. Afinal, a informação é a regente das boas práticas no mercado financeiro e no sucesso no âmbito das finanças e dos investimentos.

Então veja a seguir como criar um blog investimentos e por que é fundamental que toda empresa de investimentos mantenha em seu blog conteúdos frequentes e de valor para seu público-alvo. Boa leitura!

Qual a importância de um blog de investimentos?

Instituições financeiras e empresas do setor pertencem a um universo repleto de informações técnicas e regras que são desconhecidas por muita gente. Além desse cenário de complexidade, essas empresas lidam com algo muito importante para todos nós: o dinheiro.

Criar um blog com conteúdos atrativos e de alto valor informacional é um caminho para ampliar o conhecimento das pessoas sobre este universo dos investimentos. Com isso, a empresa consegue instruir o público interessado, em um processo no qual ela também é vista como uma autoridade.

Um conteúdo bem feito, capaz de eliminar dúvidas e gerar o interesse serve para que os leitores passem a confiar na empresa que está veiculando as informações. Com isso, cresce a possibilidade de angariar novos clientes, que já chegam à companhia ou instituição com conhecimentos adquiridos.

Essa carga de conteúdos absorvidas serve tanto para gerar a autoridade perante o leitor como para simplificar o processo de fechamento de negócios, já que o cliente obteve boas informações em um fonte confiável.

Muitas empresas, dos mais diversos ramos, utilizam blogs como um meio de “espalhar a palavra”. Elas demonstram a qualidade de seus serviços e sua compreensão de mercado de uma forma mais informativa e menos publicitária.

Informação e atração

Junto com o potencial informativo, um blog se insere dentro de uma estratégia de inbound marketing, no qual é possível ir direcionando a atenção da audiência para os produtos oferecidos pela empresa.

Com a inserção de links úteis, o blog pode servir para guiar um interessado até que ele decida que aquela instituição financeira oferece a ele a segurança e capacidade de nortear seus investimentos.

De forma simplificada, podemos dizer que um blog serve como cartão de visitas, uma central informativa e um chamariz para novos clientes. Mas, para que tudo isso funcione, é preciso se atentar aos seguintes fatores:

  1. criar textos de qualidade;
  2. utilizar uma linguagem alinhada com o público alvo;
  3. estruturar textos com base nas regras de SEO para melhorar o ranqueamento da empresa nos sistemas de busca como o Google;
  4. estar antenado nos principais pontos de interesse do público;
  5. manter o blog sempre atualizado com novos conteúdos.

Criar um blog de investimento é algo que não pode ser feito sem cuidados estratégicos. Portanto, vale a pena considerar o auxílio de profissionais para construir um portal de informações de qualidade.

Como criar um blog de investimentos?

Para dar origem a um blog, é preciso escolher dentre dois caminhos distintos:

  1. inserir o blog dentro do site da empresa;
  2. criar um novo site dedicado somente aos conteúdos.

A primeira opção traz vantagens pelo fato de que o leitor está navegando pelo site da empresa. Com isso, fica mais simples analisar os números de audiência e o comportamento de navegação do usuário.

Já a segunda opção costuma ser adotada por empresas que optam por não “misturar” o site de serviços/corporativo com uma área de conteúdo. A escolha fica a critério da instituição financeira e de sua percepção sobre como o site deve estar estruturado.

Após determinar onde o blog será hospedado, é hora de pensar nos seguintes procedimentos:

1. Preencha com conteúdos antes do lançamento

Abrir um blog com poucos conteúdos é um convite para aumentar a taxa de rejeição e captar pouco tempo de navegação. O ideal é que as pessoas passem um bom tempo no blog de investimentos, lendo sobre os mais diferentes temas.

É recomendável que o blog seja inaugurado com um bom volume de informações para captar a atenção e gerar autoridade desde o princípio das atividades. Ao longo do tempo, os administradores do blog devem inserir novos conteúdos e ampliar ainda mais a quantidade de informação disponível aos leitores.

2. Crie conteúdos com palavras-chave

As palavras-chave as práticas de SEO servirão para que o blog seja um dos primeiros resultados nos sistemas de busca de sites. Essa estratégia é fundamental para aumentar a audiência, uma vez que as pessoas costumam acessar somente os sites mais bem ranqueados do Google, Bing, Yahoo Search, etc.

Para cada conteúdo é essencial ter algumas palavras-chaves, sendo que uma delas deve ser a primária e as demais são as secundárias. Com isso, quando essas palavras forem escritas nos sistemas de busca, crescem as chances do conteúdo do blog se destacar.

3. Design e experiência do usuário são fatores importantes

Por mais que o conteúdo seja o cerne de um blog, é necessário se atentar aos fatores estéticos e de usabilidade, já que eles também influenciam na captação da audiência e na retenção dos leitores.

Um blog com uma estética ruim e com navegação dificultada é prejudicial. Portanto, o desenvolvedor do site precisa ter esses dois fatores em mente o tempo todo.

Além disso, vale a pena fazer testes para verificar o design e a usabilidade antes de publicar o blog.

4. Categorize, classifique, organize!

Os blogs permitem o uso de tags, categorias e subcategorias para organizar os conteúdos. Essa prática é fundamental para que você facilite o acesso do leitor ao assunto que ele deseja.

Uma instituição financeira ou empresa do segmento pode dividir temas como “a importância de investir”, “tipos de investimento”, “por que aprender a investir” e assim por diante, criando as categorias de acordo com a temática.

Por mais que muitas pessoas acreditem que um blog é apenas um site com textos, ele pode ser muito mais do que isso, inclusive contando com conteúdos que vão além dos posts escritos. Trata-se de uma estratégia de prospecção, de construção de autoridade e, acima de tudo, de oferta de conteúdos relevantes ao público-alvo das empresas.

Finalmente, entenda que desenvolver e nutrir um bom blog de investimentos é uma demanda que necessita de criatividade, conhecimento do setor e do público-alvo, agilidade de produção e cuidados estratégicos. Portanto, vale a pena deixar essa tarefa nas mãos de quem tem potencial para fazer do blog um excelente portal de conteúdos.

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