Um dos principais objetivos do marketing é provocar o interesse do público por uma marca e seus produtos ou serviços. Uma estratégia para tanto é o buzz marketing, ou o marketing de burburinho. Você já ouviu falar dele?
A abordagem ganha espaço no mercado, principalmente por meio da internet. O buzz marketing é um dos responsáveis por popularizar campanhas e engajar o público com as suas respectivas marcas.
Quer saber mais sobre a estratégia e como ela pode impactar os resultados do seu negócio? Confira o que é buzz marketing!
O que é buzz marketing?
O buzz marketing é uma estratégia utilizada para viralizar as marcas, seus produtos e serviços por meio do “falatório” que gira em torno deles. Quanto maior é a quantidade de comentários e menções positivas sobre a ação — principalmente na internet —, mais eficiente ela se torna.
Pode-se dizer que se trata de um marketing boca a boca potencializado pela internet. O termo buzz, em inglês, se refere a rumor ou zumbido e está ligado a campanhas que aguçam a curiosidade do público e geram um burburinho.
O objetivo do buzz marketing é atrair a atenção das pessoas para determinado assunto, colocar uma pauta em foco e provocar discussões sobre ela. Ele consegue gerar diversos benefícios, mas é preciso ter cautela.
A estratégia pode se tornar prejudicial para o negócio, especialmente se a entrega do produto ou serviço não estiver de acordo com a promessa. Nesses casos, as pessoas continuam falando sobre a marca, porém, de maneira desfavorável.
Quais são as vantagens do buzz marketing para as marcas?
Você já se perguntou por que o buzz marketing tem potencial para ser mais eficiente que outras estratégias de marketing? Ele proporciona maior engajamento, repercussão da marca, visibilidade e mais.
Entenda os principais benefícios da prática!
Engajamento
Um dos grandes desafios das marcas na internet é gerar engajamento nas suas campanhas e ações. O buzz marketing tende a ser um excelente aliado para transpor essa dificuldade e provocar a interação das pessoas com postagens, anúncios, propagandas e outros materiais.
Esse engajamento pode ser alimentado por meio de diversas técnicas. Entre elas estão os gatilhos, que costumam ser usados para aguçar a curiosidade ou o senso de urgência do público, por exemplo.
Repercussão
Além de melhorar o engajamento, o buzz marketing aumenta a repercussão das ações. Por envolver temas polêmicos ou campanhas fora da curva, ele faz com que mais pessoas interajam e, consequentemente, o conteúdo seja entregue para um maior número de usuários.
O buzz marketing acaba funcionando como um marketing boca a boca, como você viu. No entanto, com um potencial de alcance significativamente maior, uma vez que a internet não tem barreiras geográficas. Em poucas horas, milhares de pessoas do mundo todo podem ter acesso a um material.
Visibilidade
Para ter visibilidade na internet, é preciso conquistar os algoritmos. Grande parte deles está atenta a quanto uma ideia é relevante para o público — o que é medido pelo fluxo de interações que uma postagem gera, entre outros aspectos.
Quando a estratégia de buzz marketing funciona como desejado, ela traz grande visibilidade para a marca. Não se trata apenas de alcançar o maior número de indivíduos, mas de fazer com que as pessoas certas curtam, comentem ou compartilhem o conteúdo.
Baixo investimento
Outra vantagem do buzz marketing é que ele tende a ser mais econômico do que muitas outras táticas. Assim como o marketing boca a boca, ele não exige reinvestimentos constantes, porque o próprio público aumenta o alcance das campanhas.
Nesse caso, não é preciso investir em iniciativas com orçamento alto. Em vez disso, o foco é em estratégias criativas, que capturem a atenção do público e se propaguem organicamente, podendo ter bem menos esforço financeiro.
Como criar um buzz marketing eficiente?
Saber quais táticas utilizar para colocar uma estratégia de buzz marketing no mercado também é importante.
Acompanhe dicas úteis para sua marca!
Planejamento
O planejamento do buzz marketing é crucial para a estratégia não atingir o efeito inverso ao desejado. Para tanto, um dos passos mais relevantes é investigar profundamente seu público-alvo e entender quais são seus motivadores e o que pode captar sua atenção.
O foco deve estar em criar comunidades em torno de um tema comum. Dessa forma, você tem um grupo coeso e engajado nas suas ações. Afinal, as pessoas costumam gostar de se sentir pertencentes, o que pode aumentar sua percepção de valor sobre o negócio.
Benchmarking
Você pode levar o buzz marketing a outro nível observando como outras empresas o aplicam. Por exemplo, a Dove lançou a campanha “Real Beauty”.
Nela, a empresa destacou corpos de mulheres reais em meio aos padrões de beleza, reacendendo discussões sobre autoestima e conectando as ações com muita gente.
Outro exemplo clássico de buzz marketing que funciona é o “Spotify wrapped”, as retrospectivas anuais das músicas que cada usuário mais ouviu na plataforma. A ação gera expectativa nas pessoas que desejam reviver momentos e compartilhar seu resumo musical nas redes sociais.
Gatilhos
Os gatilhos são táticas usadas no buzz marketing para aumentar a eficiência das suas ações e provocar as reações desejadas no público.
Os principais gatilhos são:
- tabu: a marca trata de assuntos proibidos ou que dividem opiniões;
- incomum: surgimento de um tema novo e disruptivo;
- extraordinário: um produto conhecido gera efeitos fora do comum;
- chocante: uma ideia surpreender positivamente o público, gerando comentários;
- hilário: o conteúdo da campanha é tão engraçado a ponto de ser comentado;
- segredo: o anúncio mexe com a curiosidade e instiga a necessidade de participação do público.
Storytelling
Outro recurso que pode ser usado a seu favor é o storytelling. No buzz marketing, é fundamental contar histórias que prendam a atenção, engajem e gerem conexão com o público. Quanto mais bem amarrada for a sua narrativa, maiores são as chances de sucesso.
As campanhas devem ter um conteúdo verídico, uma abordagem autêntica que conte uma história real. É a partir disso que o público se reconhece na ação, participa comentando ou compartilhando e perpetua os resultados da estratégia.
Você pode se espelhar nessas táticas de buzz marketing para criar um burburinho positivo sobre a sua marca. Porém, lembre-se de ter um produto alinhado à sua campanha para não frustrar as expectativas do seu público e obter um efeito indesejado.
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