Calendário editorial: o que é, como funciona e para que serve?

Para alcançar mais pessoas com seu negócio, é fundamental investir em marketing de conteúdo. Afinal, produzir materiais relevantes na internet permite que você se torne autoridade no assunto, fidelize clientes e aumente suas vendas.

No entanto, para isso, é indispensável que você tenha um calendário editorial — você sabe o que é? A partir dessa ferramenta, será possível estruturar sua estratégia de maneira eficiente — garantindo a periodicidade de publicações, gerando dados consistentes para serem analisados, e muito mais.

Quer entender melhor o que é um calendário editorial e como fazê-lo? Acompanhe a leitura deste artigo e descubra!

O que é um calendário editorial?

É possível compreender um calendário editorial como um documento que concentra o cronograma de publicações de sua estratégia de marketing. Assim, ele pode apresentar o conteúdo programado para seus mais diversos canais, como blogs, redes sociais, e-mail marketing, etc.

Nesse sentido, o calendário é uma parte importante da estratégia de conteúdo de qualquer empresa. Afinal, é nele que constará a estrutura básica de seu planejamento de publicações.

A sua estrutura é composta por uma lista de temáticas a serem trabalhadas, de acordo com um calendário real. Assim, um bom calendário editorial deve conter informações como:

  • datas de publicações;
  • datas de promoções em redes sociais;
  • temas e formatos para cada um dos conteúdos;
  • palavras-chave a serem utilizadas nas publicações;
  • personas e etapas da jornada do cliente para qual cada conteúdo será feito;
  • entre outros.

Dessa forma, um calendário editorial bem planejado e estruturado fornece a você e à sua equipe um plano concreto de ação em sua estratégia de marketing. A partir dele, é possível ter uma visão panorâmica da produção de conteúdo da empresa nas mais diversas redes.

Quais as vantagens de ter um calendário editorial?

Como você viu, o calendário editorial é um documento fundamental para poder estruturar de maneira consistente sua estratégia de marketing. Isso ocorre porque um calendário bem organizado traz uma série de vantagens.

Confira algumas delas a seguir!

Melhor organização e planejamento

A primeira vantagem em estruturar um calendário editorial é planejar com antecedência a produção e publicação dos conteúdos. Assim, é possível verificar com cuidado se o material está de acordo com o esperado e está atualizado em relação ao tema.

Além disso, com esse calendário, será mais fácil cumprir os prazos. Afinal, a ocorrência de atrasos se tornará bem menor ao longo das etapas da estratégia. Portanto, a utilização de um calendário editorial permite à empresa manter uma boa frequência de postagem.

Maior controle sobre sua estratégia de conteúdo

Outro aspecto que merece atenção é que o calendário editorial permite um maior controle da estratégia de conteúdo. Uma vez que você consegue visualizar as publicações já realizadas por meio dele, é possível acompanhar a quantidade de materiais direcionados a cada persona.

Assim, há como equilibrar a proporção de postagens de acordo com os objetivos desejados em sua estratégia. Além disso, torna-se mais fácil verificar quais palavras-chave já foram utilizadas e quais temas já foram abordados, por exemplo.

Possibilidade de avaliar resultados

A organização de um calendário editorial otimiza a avaliação de resultados — que é uma etapa fundamental em uma estratégia de marketing. Afinal, mensurar dados obtidos para entender o que deu certo e o que não deu permite pensar em melhorias futuras.

Nesse sentido, a partir das informações obtidas ao seguir o calendário de publicações, é viável avaliar questões como:

  • melhores dias e horários para fazer as postagens nas redes;
  • temas mais procurados pelo público-alvo;
  • melhores tamanhos de postagens;
  • quais CTAs (chamadas para ação) apresentam melhor performance;
  • frequência ideal de postagem.

Ao contar com uma organização programática, será mais simples analisar esses indicadores de performance. Isso ajudará no desenvolvimento de uma estratégia sólida, que lhe permita entregar aquilo que sua audiência procura.

Como fazer um calendário editorial?

Depois de compreender o que é um calendário editorial e quais as vantagens que ele traz para sua estratégia, é hora de entender quais passos seguir para desenvolver esse documento em sua empresa.

Confira!

Identifique seu público

O primeiro passo para construir um calendário editorial eficiente é conhecer o público com o qual você deseja falar. Lembre-se de que produzir conteúdo é trabalhoso. Por isso, é fundamental que todo o esforço seja bem aproveitado.

Nesse sentido, é importante estudar os hábitos e desejos de quem você quer alcançar. Além de tratar de temas que sejam relevantes para seu público-alvo, é indispensável saber qual linguagem utilizar para se comunicar da melhor forma possível com ele.

Estipule objetivos para as publicações

A produção de conteúdo precisa ter um propósito. Afinal, sem ter clareza com relação aos resultados que você deseja obter com determinada publicação, não será possível avaliar qual foi o desempenho dela. Portanto, deixe claro qual o objetivo de seus materiais.

Vale lembrar que os planos podem variar de acordo com a etapa de funil de vendas que o cliente em potencial está. Assim, você pode estipular metas como:

  • capturar leads;
  • vender um produto ou serviço;
  • construir audiência;
  • entre outros.

Organize sua estratégia de conteúdo

Depois que você tiver clareza com relação ao público que deseja atingir e quais objetivos quer alcançar com suas postagens, é hora de fazer a estrutura de seu calendário editorial.

Nesse momento, é importante considerar aspectos como:

  • frequência de postagem;
  • dias e horários de publicação;
  • temas a serem abordados;
  • formatos de conteúdo;
  • palavras-chave a serem trabalhadas;
  • status da produção do conteúdo;
  • prazos para publicação;
  • locais a serem publicados.

Para que esses pontos sejam estruturados de maneira eficiente, você precisa ter clareza sobre sua capacidade produtiva. Não adianta elaborar um calendário com milhares de publicações e formatos se você não tiver condições de cumpri-lo, certo?

Portanto, para que a organização de seu calendário editorial funcione para seus objetivos, é importante considerar os recursos que serão investidos nele. Ou seja, quem serão as pessoas responsáveis pelas etapas de produção, qual o tempo e ferramentas que você e sua equipe possuem para dedicar a esse trabalho, etc.

Conte com ferramentas profissionais

Por fim, vale a pena contar com ferramentas profissionais para construir seu calendário editorial. Por meio delas, você poderá compilar as informações essenciais do processo de produção. Assim, há como visualizar toda a dinâmica de agendamento.

Existem diferentes ferramentas disponíveis no mercado e você pode tanto concentrar todas as informações em uma só, como mesclar os recursos de diferentes plataformas. Ademais, é possível terceirizar toda a produção de planejamento dos conteúdos.

Compreendeu o que é um calendário editorial? Como você viu, essa é uma ferramenta essencial para a elaboração, execução e aferição de sua estratégia de marketing de conteúdo. Portanto, coloque em prática nossas dicas e faça seu negócio alcançar cada vez mais pessoas!

Para aprimorar ainda mais a estratégia de marketing de seu negócio, entre em contato conosco!

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