Se você gerencia uma empresa, mas nunca ouviu falar em CAPEX e OPEX, saiba que em algum momento terá que lidar com isso.
Administrar uma empresa é sempre desafiador. Dentre as inúmeras atividades diárias que o empresário precisa desenvolver, há as questões financeiras, que se constituem sempre num fator delicado em qualquer negócio.
O CAPEX e o OPEX aparecem justamente nos momentos de investimento das empresas. Quer saber mais sobre essas duas modalidades super importantes? Continue a leitura do artigo e descubra!
O que é CAPEX e OPEX?
Antes de tudo, vale mencionar que tanto o CAPEX quanto o OPEX são modalidades de investimentos nas empresas.
CAPEX é uma sigla inglesa que quer dizer, em português, algo como “investimentos em bens de capital”. Essa expressão diz respeito ao montante de dinheiro que é utilizado na compra de bens de capital. Estes podem ser conceituados como os bens que servem para a produção de produtos de consumo, podendo ser: equipamentos, materiais de construção, equipamentos, ferramentas, etc.
Por outro lado, OPEX é uma expressão relacionada ao dinheiro usado para manter e aprimorar os bens de uma empresa, sejam eles equipamentos ou estabelecimentos próprios, por exemplo.
Para não haver dúvidas, entenda CAPEX como o dinheiro utilizado para comprar, reparar e melhorar um ativo fixo da empresa, como os materiais e maquinários que são utilizados na fabricação dos produtos que a empresa vende.
Trata-se de uma despesa única, não recorrente e relacionada com um ativo de longo prazo. Logo, pode ser considerado como um investimento, e não como uma despesa.
Já o OPEX tem relação com despesas operacionais que abrangem a melhora e o desempenho dos negócios principais da empresa.
Essas despesas não resultam em ativos de capital, pois servem apenas para manter os negócios, como salários, custos de manuseio e despesas com materiais, por exemplo. Logo, os desembolsos são feitos cotidianamente e podem ser vistos como despesas.
Vale mencionar também que essas despesas operacionais são dedutíveis de impostos no ano em que foram realizadas.
Qual a diferença entre CAPEX e OPEX?
Se você ainda não conseguiu compreender as diferenças, elaboramos um quadro explicativo para melhor entendimento. Confira:
CAPEX (Capital Expenditures (despesas de capital) | OPEX (Operational Expenditures (despesas operacionais) | |
Tipo de despesas | compra de ferramentas, maquinários e instalações | custos operacionais como: salários, custos com manutenção,compra de materiais consumíveis, dentre outros |
Exemplos | compra de computadores, impressoras e maquinário para produção de produtos da empresa | contratação de serviços terceirizados, como: limpeza, gráfica para elaboração de material publicitário, etc. |
Momento de pagamento | no momento da compra | depende do caso, pode ser mensalmente, semestralmente, anualmente, etc. |
Vantagens | aumento do fluxo de caixa da empresa, retorno no longo prazo, visto como investimento | dedução na tributação do ano da compra, adaptacao a mudanças no mercado, maior facilidade na aprovação dos gastos |
Desvantagens | depreciação dos bens no longo prazo, altos custos no curto prazo, maior dificuldade de aprovação dos gastos | chances dos custos serem muito altos no longo prazo e são vistos como despesas |
Importante notar que, apesar de somente a modalidade OPEX ser vista como despesa, ambas estão relacionadas com gastos necessários, que todo negócio acaba tendo que ter. Nenhuma delas deve se vista como negativa, pois se complementam de forma a melhorar o desempenho da empresa e dos seus ativos.
Por que preciso entender CAPEX e OPEX?
Mesmo que, no seu caso, a empresa que administra apenas preste serviços no ramo financeiro, como uma assessoria de investimentos ou um escritório de contabilidade, esses conceitos precisam estar bem claros dentro do seu negócio.
Analise o seu empreendimento. Usaremos aqui o exemplo de um escritório de contabilidade.
Se estiver trabalhando em um novo projeto que visa atingir outro público-alvo para a sua empresa, saiba que essa ideia terá gastos referentes ao projeto em si, como a contratação de serviços terceirizados ou de manutenção do próprio local de atendimento, por exemplo. Logo, essas despesas serão classificadas na modalidade OPEX.
Mas imagine que, para esse novo projeto, você precisou comprar mais computadores, impressoras e mesas para mais funcionários, pois se você pretende atingir um novo público, consequentemente terá mais clientes e terá que ter uma estrutura maior para dar conta de tudo, certo? Como tudo isso foi adquirido, essas despesas serão do tipo CAPEX.
A importância de entender sobre essas duas modalidades é justamente ter a noção de que ambas são importantes e precisam ser delineadas com um prévio planejamento dos investimentos e gastos que a empresa precisa realizar.
Ainda, como são dois termos muito utilizados no mundo corporativo, saber identificar e entender quais tipos de despesas são OPEX ou CAPEX é essencial na hora de analisar os investimentos e os gastos que a empresa teve em certos períodos.
O que observar na hora de decidir entre CAPEX e OPEX?
Os dois tipos de despesas precisam ser feitos com muito planejamento prévio, como mencionado. No entanto, vale notar que, em muitos momentos, utilizar um pode ser mais vantajoso que o outro.
Por exemplo, com as vantagens do trabalho terceirizado, certos serviços que terão despesas tipo OPEX podem ter uma maior facilidade de aprovação e podem ser mais vantajosos do que a contratação efetiva ou a compra de equipamentos para realizar certos serviços.
Por outro lado, os gastos do tipo CAPEX podem ser vantajosos para o longo prazo, dependendo do que a empresa almeja. No entanto, como não podem ser revertidos, pois o pagamento é feito no ato da compra, a empresa precisa pensar muito para não se arrepender posteriormente.
Ou seja, deve haver muito planejamento antes de decidir entre as duas modalidades! E as empresas ainda precisam calcular, analisar riscos e decidir quando é mais vantajoso utilizar um ou outro.
Conclusão
Os termos CAPEX e OPEX podem ser estranhos em um primeiro momento, mas são extremamente utilizados no ambiente corporativo. Como visto, relacionam-se com investimentos realizados na empresa e, como todo tipo de despesa, devem ser analisados e feitos após muitos planejamentos!
E agora, sua companhia sabe como enfrentar momentos de instabilidade econômica? Então que tal aprender a cuidar da sua empresa nos períodos de enfrentamento das crises financeiras? Veja como reduzir os custos internos da empresa em tempos de crise e saiba o que fazer nesses momentos delicados!