Cartão CNPJ: como funciona e como emitir o seu?

O cartão CNPJ é um importante documento que todo empreendedor que deseja constituir uma empresa precisa emitir. Felizmente, trata-se de uma declaração bem simples de obter.

É possível tê-lo tanto no formato físico (impresso) quanto no formato digital. Inclusive, o segundo acaba sendo o mais indicado, pois consultá-lo de forma online é simples, rápido e pode ser feito em qualquer momento diversas vezes.

Acompanhe a leitura do artigo e entenda o que é um cartão CNPJ, para que ele serve e veja como emitir o seu!

O que é um cartão CNPJ?

O cartão CNPJ é um documento que comprova que uma empresa existe e está devidamente registrada nos órgãos essenciais. Ele é para uma pessoa jurídica o que o CPF é para um indivíduo.

Conhecido também como Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral, o cartão CNPJ tem os seguintes dados:

  • Número do CNPJ;
  • Razão social;
  • Nome fantasia;
  • Data de abertura;
  • CNAE;
  • Descrição e código da natureza jurídica;
  • Endereço;
  • Situação cadastral e motivo da sua situação;
  • Dados de contato como: e-mail e telefone.

O documento serve para comprovar a existência de uma pessoa jurídica, mas também pode ser uma fonte de consulta sobre os dados da companhia para você saber se tudo está regularizado.

Assim, se deseja saber qual o tipo da empresa, se ela está ativa e outras informações de contato, a maneira mais fácil é justamente consultando o cartão CNPJ.

Para que serve o cartão CNPJ?

O documento serve principalmente para comprovar que sua empresa está regular. Pode também ajudar os consumidores a encontrar informações ou ter a certeza de que sua companhia está funcionando conforme a lei.

O cartão CNPJ também contribui para evitar fraudes. Ainda, costuma ser solicitado para abertura de contas bancárias corporativas ou por Prefeituras, juntamente com alvarás de funcionamento, por exemplo.

Como emitir o cartão CNPJ?

Emitir o cartão CNPJ é muito simples. Para isso, deve-se acessar o site da Receita Federal e fazer todos os processos de forma online.

Cada porte e tipo de empresa (ME, EPP, etc) exige documentos específicos. No próprio site da Receita Federal pode ser encontrado quais são esses documentos.

Caso deseje ou não encontre, é possível pedir ajuda na Receita Federal da sua cidade ou região. Ou então, consultar um profissional da área contábil, um advogado de direito empresarial, dentre outros profissionais do ramo.

Assim, o passo a passo fica da seguinte maneira:

  1. Acesse a página da Receita Federal de Emissão de Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral, digite o CNPJ da sua empresa ou da companhia que deseja consultar e clique no botão “consultar”’;
  2. A tela que aparecerá será o cartão CNPJ, o qual possui todos os dados cadastrados no CNPJ.

Você pode consultá-lo de forma online sempre que precisar ou imprimi-lo para ter em mãos caso seja seu desejo. O comprovante é valido para todos os tipos de empresas, como: MEI, EI, ME, dentre outros.

O cartão CNPJ é um documento importante e que é simples de ser acessado online. Contudo, lembre-se de sempre deixar sua empresa regularizada e com os dados atualizados, pois todos podem consultar o CNPJ para ver a situação da sua empresa!

Viu como é simples emitir esse documento? Então confira agora o que é e como funciona o Simples Nacional e o que você deve fazer para se enquadrar nesse regime de tributação!

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