Todo empreendedor, em início de carreira ou com maior experiência, sabe a importância da presença online para o crescimento da visibilidade da marca. Para isso, no entanto, em meio a tanta competição de conteúdo, é necessário um bom posicionamento nas redes.
Aqui na AB Content já foi abordada a importância de manter um blog para produção e divulgação do seu conteúdo. Contudo, antes disso, é fundamental pensar nas suas estratégias de marketing. Assim, você já começa um passo na frente dos concorrentes que não possuem tal conhecimento.
Há muitas estratégias que você pode usar para ampliar o alcance de sua marca, como os anúncios online em diversas plataformas. Neste artigo, você irá descobrir o que é Google Ads, como funciona e como criar anúncios nesta plataforma.
Boa leitura!
O que é o Google Ads?
Primeiramente, o Google Ads não é nenhuma novidade, sendo, basicamente, uma nova versão do Google Adwords. Entretanto, em 2018, apesar da mudança após 20 anos da sua criação, a ferramenta mantém a mesma função que seu predecessor: ser uma plataforma de publicidade.
Então, em busca de visibilidade em meio a tanta oferta de conteúdo, produtos e serviços, a ferramenta é uma alternativa para ganhar destaque nos espaços disponibilizados nos mecanismos de busca.
Ao criar um anúncio, no momento que um potencial cliente pesquisar sobre o que você está oferecendo, sua solução é mostrada com mais visibilidade na primeira página do Google.
Até aí não há nada de novo. Falamos da mudança de nome, mas a funcionalidade da ferramenta continua a mesma. Entretanto, para além da perda de algumas letras, o Google Ads agora também apresenta algumas novidades, como campanhas e inovações tecnológicas.
Google Ads: Como funciona
Uma vez que o Google é o mecanismo de pesquisa número um do mundo, o Google Ads é, por isso, a mais potente plataforma de anúncio da Internet. Além disso, anunciar na ferramenta não é nem um bicho de sete cabeças, sendo uma ótima alternativa tanto para pequenos quanto para grandes negócios.
Está ciente da importância de criar anúncios no Google Ads para aumentar o alcance do seu conteúdo? Continue a leitura, pois agora serão apresentados os passos para a criação de uma campanha na plataforma.
1. Crie sua conta
Obviamente, essa é a primeira etapa. Na página do AdWords, para os que já possuem uma conta de e-mail do Google, basta criar em Acesse sua conta. Para quem não tem uma conta Gmail, por sua vez, basta apertar em “Começar Agora” para criar sua conta.
Posteriormente, você é direcionado à página de boas vindas, na qual você pode inserir seu website. Com a configuração da conta, que a plataforma apresenta um guia detalhado de como fazê-la, o primeiro passo foi dado. Agora, é hora de pensar sua campanha.
2. Crie sua campanha
Após a criação de sua conta, provavelmente você será direcionado ao painel principal da plataforma. Nela, você encontrará informações de suas campanhas anteriores, caso já tenha investido nos anúncios do Google.
Caso seja iniciante nessa empreitada, selecione o símbolo (+) no canto esquerdo da tela e comece a configurar a sua primeira campanha. Para isso, é importante refletir sobre alguns pontos previamente.
Reflita sobre o seu objetivo
O intenção de um empreendedor ao utilizar a ferramenta podem ser diferentes. Assim, defina quais são exatamente os resultados você busca busca para sua marca.
Quer atrair mais visitantes à sua loja física ou direcionar pessoas ao seu site? Essas definições contam bastante para a criação de uma boa campanha.
Onde anunciar?
No Google, claro. Mas a questão, aqui, é o alcance geográfico. Então, você decide se quer que seu anúncio seja divulgado a um alcance global ou local. Isso depende, em grande parte, dos objetivos que você espera para sua marca.
Ao definir isto,o Google Ads apresenta uma estimativa da quantidade de usuários que realizam pesquisas no Google nos locais determinados para sua campanha. O tamanho do público-alvo, no entanto, não afeta seus custos.
Qual o tipo de anúncio?
Considerando os setores da sua empresa, a próxima decisão a ser tomada é em qual dos tipos de anúncio disponibilizados pela plataforma você irá investir. São elas:
- Rede de Pesquisa: Nessa modalidade, seus anúncios aparecem na página inicial do Google quando alguém faz uma busca. Isso funciona para pesquisas no Google ou em outros de seus serviços, como o Youtube.
- Rede de display: Neste, os anúncios são mostrados na forma de pequenos banners em diferentes páginas da internet, conforme estudos do seu público-alvo.
- Google Shopping: Dentre as seções do Google, como de Imagens e Notícias, há o espaço Shopping. Nesse tipo de anúncio, seu produto anunciado aparece em destaque como patrocinados ao ser pesquisado por alguém.
- Vídeo: Surgem daqui os anúncios que você assiste ao clicar em um vídeo no Youtube. Assim, por meio dessa opção de anúncio, seu produto pode receber publicidade na plataforma de vídeos.
- Universal para apps: Como o próprio nome já diz, essa modalidade é voltada para anunciantes de aplicativos. Podendo estar presente na rede de pesquisa, no display e no YouTube, ao clicar no anúncio o usuário é direcionado à loja de aplicativos de seu celular.
E então, definiu qual o tipo de anúncio está mais alinhado aos objetivos da sua marca? Continue acompanhando o artigo para saber os próximos passos.
Qual sua meta?
Essa próxima etapa dialoga muito com a reflexão de seus objetivos, proposta no início do passo a passo. De modo a otimizar a campanha e suas chances de bons resultados, o Google Ads pede que você selecione uma meta.
Assim, tudo é personalizado de acordo com o objetivo que você quer alcançar.
Portanto, você precisa escolher dentre as metas disponíveis:
- Vendas;
- Leads;
- Tráfego do site;
- Consideração de produto e marca;
- Alcance e reconhecimento da marca.
Você também tem a opção de criar uma campanha sem metas. Porém, considerando que você tenha escolhido alguma delas, você precisa definir como alcançá-la.
Isto é, o que você deseja que seu potencial cliente faça ao ver seu anúncio? Basicamente, são quatro opções – e você pode escolher mais de uma:
- Visitas ao site;
- Ligações telefônicas;
- Visitas à loja física;
- Download do aplicativo.
Configure sua campanha
Essa etapa incorpora diversas ações. Em primeiro lugar, você precisa desenvolver um bom título, que é a parte mais chamativa. Assim, tente apresentar uma solução ao problema de sua persona logo de cara.
Essa etapa determina a forma como seu anúncio aparecerá aos internautas. Assim, você deve produzir um ótimo trabalho de copywriting e descrever o que está sendo anunciado. Logo, você precisa tomar mais algumas decisões:
- Em quais redes os anúncios serão exibidos?
- Qual a região e o idioma?
- Qual seu orçamento diário disponível?
- Quais as datas de início e fim da campanha?
Crie o anúncio
Por fim, antes de ativar o anúncio, você precisa estabelecer a URL de visualização e a pequenas descrição que vai acompanhá-la de modo a atrair de vez o potencial cliente. É recomendado que essa URL exiba o domínio da empresa e que a descrição seja atraente e bem pensada.
Então você determina a URL de destino, que é página para onde serão direcionados os internautas que clicarem no anúncio. Depois disso, basta ativar sua conta com o preenchimento dos dados de pagamento e sua campanha está pronta para ser anunciada!
Não é tão simples, mas também não é extremamente complexo. Afinal, você quer ou não aumentar suas vendas?
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