Conquistar clientes durante uma crise pode ser um grande desafio. Afinal de contas, muitas empresas costumam reduzir gastos para evitar problemas financeiros maiores e as pessoas tendem a consumir menos, sejam produtos ou serviços.
Por mais que possa parecer algo difícil, a verdade é que conquistar clientes em tempos de crise pode ser uma tarefa menos árdua do que você imagina! E tem mais: não só é possível conseguir novos clientes, como sua empresa também pode sair da crise fortalecida com determinadas estratégias.
Nesse artigo você verá algumas das estratégias que a sua empresa pode adotar para atrair clientes interessados no que você oferece. Continue a leitura do post e veja como não deixar que a crise atrapalhe o seu negócio!
Crie soluções que sejam úteis
As crises deixam muitos empreendedores apreensivos, principalmente em relação às questões econômicas, uma das áreas que mais preocupam nesses momentos. Aproveite as crises para escutar o que seus clientes e seguidores dizem e utilize a criatividade para criar algo de valor para eles.
Lembre-se de entregar algo valioso e que seja muito útil nesse momento. Se o seu negócio é do ramo financeiro, como uma assessoria de investimentos, pode investir na criação de um e-book e disponibilizá-lo gratuitamente no blog para aqueles que tiverem o interesse em fazer o download.
O e-book deve ser relacionado a um assunto de grande interesse, podendo ser algo que ajude as pessoas a cuidar do dinheiro em tempos de crise, quais tipos de investimentos são melhores nesses momentos, etc.
Já um escritório de contabilidade, por exemplo, pode criar um e-book com dicas de contabilidade para pequenos empresários ou organização financeira para empresas, por exemplo.
Analise que tipo de assunto pode interessar seu público e invista nisso. Além de ajudar a atrair mais interessados, você poderá capturar o e-mail dessas pessoas para convertê-las em leads qualificados.
Avalie o custo-benefício da empresa
Os momentos de crise podem ser excelentes para rever o portfólio da empresa. Analise os serviços que sua empresa oferece e veja se vale a pena criar outros produtos ou serviços que podem dar resultados.
Por exemplo, por mais que uma Fintech ofereça serviços financeiros, pode ser uma alternativa criar cursos online com valores acessíveis para ensinar as pessoas a lidarem com despesas e saber utilizar de forma inteligente o cartão de crédito.
Sua empresa pode apenas prestar serviços, mas isso não significa que não possa criar produtos digitais, por exemplo, para diversificar seu catálogo.
Além de criar e testar esses novos produtos e serviços, verifique o que seus concorrentes e outras empresas do mesmo segmento estão fazendo. Veja também os valores praticados por eles para analisar o seu custo-benefício.
Lembre-se que você não precisa ter um valor menor, mas ofereça algo interessante e diferenciado para os consumidores escolherem a sua empresa.
Invista nos clientes que você já tem
Prospectar novos clientes acaba sendo mais caro do que manter os atuais, sabia? Como nas crises a regra deve ser economizar ao máximo, procure formas de manter os clientes atuais interessados em continuar com a sua empresa.
Encontre formas de mantê-los engajados e crie um relacionamento duradouro com eles. Veja também se não há maneiras de fazer esses clientes consumirem mais do seu negócio. A ordem aqui é fidelizá-los.
Você pode criar programas de incentivo como “chame um amigo e ganhe um benefício X”. Além de conseguir chamar seu cliente, oferecendo algo interessante em troca, você poderá ganhar novos clientes.
Tenha o melhor atendimento de todos
Essa dica vale para qualquer momento, mas nas crises o atendimento deve ser sempre levado a sério. Procure promover o melhor atendimento possível e se diferenciar das outras empresas do mesmo segmento que estão no mercado.
Recorde-se que as crises deixam as pessoas mais criteriosas com a aquisição de novos produtos e serviços. Por isso, sempre é bom atendê-las bem e tirar objeções da maneira mais amigável e clara possível.
A pessoa que está sendo atendida precisa sentir que a sua equipe está querendo ajudar e não somente forçar alguma venda ou serviço.
Valorize o que você oferece
Todo negócio vende um produto ou serviço, mas poucos conseguem olhar por um ângulo diferente e dar mais valor ao que oferece. A boa notícia é que empresas do ramo financeiro podem valorizar e fazer os clientes observarem a solução oferecida de maneira diferenciada.
Quer um exemplo? Um assessor de investimentos oferece, de forma simplificada, serviços de assessoria. Mas na verdade, pode mostrar para o público que o que realmente vende é a possibilidade de ajudar a transformar a vida financeira de seus clientes por meio de escolhas eficientes de investimentos.
O escritório de contabilidade não vende serviços de contabilidade, mas sim o bem-estar financeiro da empresa.
Entendeu agora? Nesses momentos, é essencial focar muito mais nos benefícios implícitos dos serviços e produtos oferecidos!
Não subestime o marketing
As ações de marketing digital não podem ser esquecidas nunca e, em momentos de crise, devem até ser fortalecidas. O consumo de conteúdo digital está presente na vida das pessoas, pois sempre recorremos à internet para procurar soluções.
E tem mais: durante períodos econômicos conturbados, as pessoas passam mais tempo consumindo informações. Por isso, a melhor forma de ser encontrado na internet é exatamente oferecendo conteúdos de qualidade e que entreguem valor, relacionados ao segmento que a sua empresa atua.
Assim, ao digitarem nos mecanismos de busca algo relacionado à sua empresa ou ao que ela oferece, as pessoas poderão encontrar seu artigo e lembrar do seu negócio, caso precisem de algo que você pode lhes oferecer.
Se o conteúdo entregar valor, o visitante poderá acompanhar outros artigos do seu blog e se tornar um leitor fiel, sendo mais propenso a se tornar seu cliente do que um prospect dos seus concorrentes.
Isso se chama marketing de conteúdo, a técnica mais eficaz para a aquisição de clientes atualmente. E o melhor é que, além de levar as pessoas até sua empresa, ele permite que o seu negócio fique próximo do público 24 horas por dia.
Mesmo que a sua empresa não esteja aberta, o blog estará lá disponível para atrair cada vez mais pessoas que precisam do seu produto ou serviço.
Conclusão
Conquistar clientes em tempos de crise felizmente é possível. Sua empresa precisa adotar medidas inteligentes, como analisar o portfólio de produtos e serviços, fazer as pessoas enxergarem valor no que você oferece e, principalmente, apostar em estratégias que vão fazê-la se diferenciar da concorrência, ganhar visibilidade e atrair mais clientes.
O marketing de conteúdo é um deles! Por isso, invista no que realmente traz resultados e faz sua empresa crescer mesmo em tempos financeiros instáveis! A ABContent é uma empresa de produção de conteúdo especializada em atender especialmente empresas, empreendedores e profissionais que trabalham nas áreas de finanças, investimentos, negócios, empreendedorismo e lifestyle.
Somos especialistas no assunto e entregamos um serviço de qualidade pelo melhor custo-benefício. Quer saber de que maneira ajudamos empresas do seu segmento a aumentar a visibilidade na internet? Então entre em contato conosco que lhe diremos como!