Como criar um blog? 10 Dicas definitivas para gerar conteúdo na internet! 

Você já pensou em como criar um blog para a sua empresa? Saiba que a ferramenta pode ajudar a impulsionar as suas vendas. Afinal, a plataforma é capaz de gerar proximidade e engajamento com o seu público, aumentando a visibilidade da marca na internet.

Mas fique atento: embora o blog seja um recurso de fácil acesso e possa ter baixo custo, é necessário elaborá-lo de maneira adequada para que a sua estratégia seja eficaz. Caso contrário, você pode perder tempo, energia e dinheiro.

Quer saber como criar um blog de sucesso? Continue a leitura e confira 10 dicas para gerar conteúdo na internet!

1. Comece aprendendo o que é e para que serve um blog

Antes de saber como criar um blog, é fundamental entender o que é e para que serve essa ferramenta. A princípio, os blogs surgiram com a ideia de serem diários pessoais virtuais. Portanto, eles eram páginas da web nas quais os seus proprietários escreviam sobre suas atividades diárias.

Os blogs podiam ser privados — compartilhados somente com pessoas autorizadas — ou públicos. Com o passar do tempo, as pessoas que produziam conteúdos interessantes sobre suas rotinas ou temas específicos passaram a ganhar visibilidade na internet.

Com isso, os produtos, serviços e experiências que os chamados blogueiros utilizavam e demonstravam em seus blogs passaram a ter mais vendas. Desse modo, as marcas começaram a prestar mais atenção nessa via de comunicação direta com o consumidor.

A evolução dos blogs fez com que os conteúdos produzidos se tornassem cada vez mais profissionais, a fim de atrair clientes. Logo as empresas viram que, além de contratarem o serviço de publicidade, elas poderiam produzir conteúdos na sua própria página.

Dessa forma, surgiram os blogs empresariais — com objetivo de lidar com o desejo, a necessidade e o interesse dos consumidores. Assim, as empresas utilizam a página com intenção de atrair, converter e fidelizar clientes.

2. Entenda a importância de ter um blog

Agora que você já sabe o que é e para que serve um blog, é o momento de entender a importância da ferramenta. Na prática, ele permite uma proximidade maior com o consumidor, possibilitando que a marca conheça melhor o seu público.

A ferramenta também viabiliza aos clientes em potencial conhecer e interagir com a empresa. Se o conteúdo do blog for bem produzido, ele gera autoridade para a organização, o que ajuda a aumentar o engajamento e as vendas. 

Mas como isso acontece ao criar um blog? O consumidor atual tem o costume de pesquisar na internet o seu objeto de desejo ou necessidade antes de efetuar a compra. Então, quando ele faz as pesquisas, os mecanismos de busca procuram conteúdos que melhor respondam às suas dúvidas. 

Já os buscadores colocam os sites com materiais relevantes nas primeiras posições dos resultados. Como a tendência do cliente é visitar as páginas sugeridas no topo, os blogs bem posicionados tendem a ter mais acessos dos usuários.

Dessa maneira, se o blog de uma empresa apresenta conteúdo relevante para os visitantes, ele passa a ser uma fonte de informação confiável e frequente para essas pessoas. Com a medida, há mais chances de os usuários se tornarem possíveis compradores, já que eles têm a marca como autoridade no assunto.

Mesmo que o consumidor não esteja pronto para comprar o seu produto ou serviço, ele tem o nome da marca como referência para quando precisar efetuar a compra. Além disso, o cliente pode se tornar um divulgador da empresa ao engajar e compartilhar os conteúdos.

3. Pondere os riscos de não ter um blog da sua empresa na internet

Como você viu, um blog bem estruturado é uma poderosa ferramenta de marketing, atraindo e consolidando clientes. Ao não aderir à estratégia, a sua empresa corre o risco de ficar defasada e perder a visibilidade que a rede oferece.

Considerando que a internet é um grande canal de vendas, não estar presente online limita o seu alcance e abre espaço para a concorrência. Desse modo, é necessário trabalhar a atração e a fidelização dos clientes por meio da produção de conteúdos.

Ademais, ao não ter um blog, a sua empresa perde uma ótima oportunidade de fazer marketing com baixo custo. A razão é que a ferramenta não costuma precisar de grande investimento, como outros meios de publicidade. 

4. Identifique seus objetivos, estabeleça metas e faça o planejamento

Após entender mais sobre a importância de ter um blog empresarial, o próximo passo para criar um espaço eficiente é identificar os seus objetivos e estabelecer metas. A etapa é essencial para entender onde você deseja chegar com a página e o que deve fazer para alcançar esse patamar.

Por exemplo, suponha que o seu objetivo com o blog é aumentar a captação de leads, com crescimento de 50% do número atual de clientes na sua base. Para isso, uma possibilidade é planejar a produção de conteúdos de topo de funil, que são voltados para a atração de usuários para o seu site.

Revise as metas e objetivos frequentemente para planejar o conteúdo conforme o crescimento do blog. Utilizando o contexto anterior, depois de ter um bom fluxo de visitantes na página, pode ser o momento de converter os usuários em clientes, por exemplo.

O tipo de material compartilhado para conquistar o objetivo deverá seguir o propósito de conversão. Logo, o conteúdo deve demonstrar para o cliente que ele tem um problema e que seu produto ou serviço pode ser a solução.

Dar atenção a esse passo é indispensável. A razão é que compartilhar conteúdos sem objetivos pode não gerar o retorno desejado. Tenha em mente que o material produzido não será direcionado para a necessidade da marca no momento, podendo causar confusão no leitor e baixo engajamento.

5. Defina sua persona

Você já tem a persona do seu negócio? Ela é um personagem semifictício que representa o seu cliente potencial. A ferramenta serve para que a marca possa direcionar seus esforços para atender às necessidades do consumidor ideal — o que é essencial para criar o seu blog.

Portanto, a persona é imprescindível para que a empresa converse diretamente com o público que ela deseja atrair. Por exemplo, o conteúdo de uma assessoria de investimentos que atenda a clientes de alta renda pode utilizar uma linguagem mais formal.

Enquanto isso, um educador financeiro com desejo de atrair um público amplo, que ainda não estuda sobre finanças, precisa falar com mais simplicidade e até mesmo informalmente. Desse modo, a persona ajuda a delimitar o restante da estratégia.

Essa preocupação contribui para direcionar o assunto a ser compartilhado. Nos dois exemplos, os conteúdos também serão diferentes. O primeiro pode focar mais em investimentos e estilo de vida, enquanto o segundo poderá criar materiais mais iniciais sobre orçamento e finanças.

Sem a persona definida, há o risco de ter um blog que não interesse aos seus consumidores em potencial. Mais um ponto é que você arrisca atrair um público que não pretende consumir o seu produto — ou seja, a estratégia de marketing não funcionará como o esperado.

6. Invista em SEO

Como visto, buscadores como o Google colocam em destaque os sites que melhor respondem às dúvidas de seus usuários. Para ser escolhida e ocupar os primeiros lugares nas pesquisas, a página deve seguir a otimização de sites para mecanismos de busca (SEO ou search engine optimization).

As técnicas de SEO englobam um conjunto de medidas que permitem aos buscadores encontrar os melhores conteúdos relacionados à pesquisa do usuário.

Entre as estratégias, estão:

  • utilização adequada de palavras-chave;
  • inclusão de links no texto;
  • uso de URLs que facilitam a compreensão do tema do conteúdo;
  • estrutura do texto em títulos e subtítulos que ajuda a organizar e hierarquizar as informações;
  • nome compreensível das imagens postadas, entre outras.

Todas as técnicas de SEO ajudam não somente os mecanismos de busca, mas também o leitor a ter uma melhor experiência ao visitar o seu blog. Seguir a etapa é de suma importância para obter audiência.

Para melhor compreensão, imagine que a internet seja uma grande biblioteca e os mecanismos de busca sejam os bibliotecários. Para encontrar um livro sobre o tema que você deseja, o profissional deve consultar o catálogo, certo?

Os exemplares que apresentam título, sinopse, edição, ano e outras características que mais se assemelham com o que você busca serão os escolhidos por ele. O mesmo acontece com as páginas da internet. 

Quanto mais informações que facilitam a identificação (estratégias de SEO) pelos buscadores os conteúdos tiverem, maiores as chances de eles aparecerem nas primeiras posições dos resultados das pesquisas.

7. Produza conteúdo de qualidade

Além de aderir às estratégias de SEO, um blog deve compartilhar conteúdos de qualidade. Isso significa que os materiais postados precisam agregar informações confiáveis, atualizadas e que geram valor ao usuário.

Imagine que, ao buscar determinado assunto, você chegue a uma página que promete esclarecer as suas dúvidas. Entretanto, lendo o conteúdo, você percebe que as informações passadas não conferem com o que foi prometido pelo site. 

Essa é uma situação desagradável e que faz muitos usuários não voltarem mais ao blog. Para evitá-la, certifique-se de que o material produzido realmente atenda às necessidades e dúvidas do seu leitor. Com isso, é possível obter a autoridade e o engajamento necessários.

8. Observe a concorrência

Como em outros setores da empresa, observar o seu concorrente é mais uma medida que deve ser considerada no marketing. Afinal, se o cliente não encontrar o que precisa em sua página, ele procurará outro blog que atenderá às suas necessidades.

Por esse motivo, procure ler o blog dos concorrentes a fim de entender quais são as estratégias utilizadas e observe quais delas surtem efeitos positivos e negativos nos usuários. A observação é interessante para que você possa aprender com os acertos e erros da concorrência.

9. Acompanhe as métricas

As métricas servem para que você tenha uma base de comparação para entender se a sua estratégia ao desenvolver o blog está funcionando. Sem elas, é provável que você continue cometendo os mesmos erros, sem saber como identificá-los e corrigi-los.

Dessa forma, monitorar e analisar os resultados é imprescindível para a eficiência do blog da sua empresa. Nesse sentido, existem diversas ferramentas que podem ajudar a coletar dados e analisar o desempenho da sua página.

Uma delas é o Google Analytics, que fornece as principais métricas de engajamento e acesso do site, como:

  • tempo médio de permanência dos visitantes;
  • número de acessos e usuários do blog;
  • URLs mais visitadas.

Outro recurso que você pode usar é o Google Search Console, que mostra quais são as buscas que mais levam visitantes ao seu blog. Além disso, o programa informa os erros encontrados pelos buscadores ao verificar a sua página, entre outras funcionalidades.

10. Conte com ajuda especializada

Mesmo com uma equipe de marketing na empresa, muitas vezes, o conteúdo de um blog institucional não atende às especificações necessárias para obter os resultados desejados. A razão é que, para produzir conteúdos de qualidade e especializados, é indispensável contar com profissionais capacitados.

Se a sua empresa é uma corretora de valores e a sua persona é um investidor, por exemplo, os posts devem seguir a linha editorial de investimentos e finanças. Como o assunto é complexo, não são todos os profissionais de marketing que conseguem abordar o tema com autoridade.

Nesse e em outros casos, terceirizar a produção de conteúdo pode ser a melhor solução para o seu blog. A ABContent é uma empresa referência na elaboração de materiais educacionais nas áreas de investimentos, negócios, empreendedorismo, lifestyle e finanças, inclusive, com profissionais certificados no mercado financeiro.

Ao contar com nosso suporte, você terá certeza de compartilhar com seu público-alvo conteúdos de qualidade e que geram autoridade para o seu site. Ademais, todos os materiais são produzidos seguindo as melhores estratégias de SEO. 

Consequentemente, você aumenta as chances de o seu negócio se posicionar nos primeiros lugares nos mecanismos de busca, ampliando a visibilidade da sua empresa na internet. 

Neste post, foi possível conferir a importância da presença digital e como criar um blog para melhorar os resultados da sua empresa. Agora, você já pode utilizar as 10 dicas aprendidas para elaborar uma página que atraia clientes para a sua marca.

Como você viu, a produção de conteúdos relevantes é fundamental para que a estratégia do blog funcione. Então entre em contato com nossos profissionais e saiba como a ABContent pode ajudar!

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