Como um profissional que presta serviços, você precisa descobrir formas de engajar com o seu público para que a sua presença continue forte e ainda mais pessoas passem a conhecer o seu trabalho.
Se você for um assessor de investimentos, por exemplo, pode fazer um webinar para deixar seu público mais conectado com a sua marca e com o que você tem a oferecer, já pensou nisso? Esse tipo de conteúdo “ao vivo” costuma fazer com que os ouvintes se comuniquem e conversem diretamente com você, gerando interação.
Continue a leitura do artigo para entender um pouco mais sobre os webinars e veja como é possível engajar seu público após realizar este evento ao vivo.
O que é um Webinar?
Caso ainda não esteja familiarizado com esse termo, saiba que webinar é uma conferência online (videoconferência), com intuito educacional ou informacional. Pode ser utilizado por diversos profissionais, no qual apenas o palestrante ou as pessoas que participam do webinar aparecem na tela
Os telespectadores assistem ao vivo e interagem com os conferencistas pelo chat, de modo que podem conversar entre si ou enviar perguntas aos que estão palestrando.
Ou seja, você pode fazer webinars para ensinar seu público sobre um determinado tema, tirar dúvidas deles ao vivo ou até convidar colegas de profissão para participar e dar dicas aos seus ouvintes.
Como um agente autônomo de investimento que deseja promover sua assessoria de investimento, como no exemplo que demos anteriormente, você pode planejar webinars para ensinar sobre assuntos relacionados. Por exemplo, Bolsa de Valores, orientações para escolher os melhores tipos de investimento para cada perfil, dentre outros inúmeros temas.
Os webinars são excelentes para fazer as pessoas conhecerem e interagirem com você, podendo ser uma ótima forma de fechar novos negócios, fazer vendas e prospectar clientes. Afinal, como já citamos, o conteúdo interativo aproxima o profissional do seu público, facilitando a criação de uma relação de confiança e fortalecendo a autoridade no seu nicho.
Como engajar seu público no webinar?
Para atrair a atenção das pessoas, você precisa escolher um tema que seja de grande interesse por parte do seu público. Se o assunto for relevante, sua audiência e até pessoas de fora poderão se interessar e ouvir você atentamente durante a sua transmissão.
Mas enquanto o webinar acontece, o que fazer para manter as pessoas interessadas? Basicamente, você precisa focar no conteúdo. Dê muita informação de valor para os ouvintes, vá direto ao ponto e ensine-os sobre o assunto em questão . Não enrole e sempre entregue o que prometeu que seria apresentado nessa conferência.
Outra maneira de manter os ouvintes interessados é criar loopings, antecipando o que você falará no decorrer do webinar. Além disso, converse com as pessoas que estão interagindo no chat, seja lendo e comentando a respeito do que foi escrito ou respondendo questionamentos diretos.
Entregar o que foi prometido, passar informações valiosas, ir direto ao ponto e incentivar a participação das pessoas pelo chat é o segredo para engajar e ter um webinar de sucesso. Ainda, pode ajudar você a aumentar o número de seguidores e de novos leads, uma vez que as pessoas passarão a gostar e confiar em você.
Como engajar com seu público após o webinar?
Fazer o seu público engajar com você durante o webinar é importante para mantê-los interessados e para permanecerem até o final da transmissão, ficando satisfeitos com o que receberam. Contudo, o engajamento pós webinar também é importante!
Confira as dicas e o que você pode fazer efetivamente para continuar deixando seu público interessado nos seus conteúdos e nos serviços que oferece, seguindo as dicas a seguir!
Lembre-se: essa etapa é tão importante quanto a anterior e não pode ser negligenciada nunca. Confira!
1. Atente-se ao que seu público disse durante a transmissão
Durante seu webinar, é normal que as pessoas conversem, perguntem e mencionem os assuntos que elas mais querem saber. Por isso, o chat precisa ser observado com muita atenção!
Analise as maiores dúvidas que você não conseguiu responder durante a transmissão e o que os participantes escreveram sobre elas, atentando-se ao que os usuários gostariam que você explicasse.
Anote-as e utilize-as para fazer conteúdos futuros, focando em responder essas dúvidas. Você pode tanto escrever artigos quanto fazer infográficos, podcasts ou até pequenos vídeos trazendo à tona essas questões nas suas redes sociais.
Além de agregar valor ao leitor, que verá seu questionamento ser respondido, esse conteúdo pode ajudar outros indivíduos e gerar mais engajamento.
2. Envie e-mails para os participantes do seu webinar
Muito normal ver os criadores dos webinars enviando e-mails e avisando nas redes sociais alguns dias antes sobre o acontecimento da videoconferência. Além de mensagens anteriores para lembrar sua audiência do evento, é muito interessante enviar e-mails após o webinar, agradecendo pela participação.
Essa atitude demonstra cordialidade. Além disso, as pessoas podem se sentir importantes por você ter se lembrado delas. Envie o e-mail no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte.
Agradeça pela participação, faça um breve resumo dos tópicos que foram abordados e, se você prometeu entregar algo, cumpra a promessa e envie no e-mail. Uma cópia dos slides mostrados, um link para rever o webinar, um bônus exclusivo para quem assistiu ou até algum material rico, como um ebook, pode surpreender positivamente sua audiência.
3. Converse com quem não compareceu ao seu webinar
Há muitas pessoas que se inscrevem nesses eventos mas não comparecem, o que é absolutamente normal. Se essa pessoa inscreveu-se, significa que ela tinha interesse. Desta forma, você pode mandar um e-mail para esse público dizendo que sentiu a falta deles e oferecer um link para que possam assistir a gravação do webinar.
Comente também sobre os tópicos relevantes da transmissão e busque manter o interesse dessa pessoa ativo, seja oferecendo algum material ou nutrindo-a com e-mail marketing sobre alguns assuntos que foram abordados.
4. Conecte-se com os participantes
Uma maneira muito interessante de manter contato com os participantes do webinar é incentivando-os a continuar sobre a conversa em outros meios. Você pode criar um grupo em alguma rede social, como o Facebook ou WhatsApp para manter o contato e conduzi-los de forma eficiente pelo funil de vendas.
Dessa maneira, você pode fortalecer a relação de confiança, demonstrar sua autoridade e tirar objeções em relação à decisão de compra dos seus serviços, caso elas não tenham sido sanadas no webinar.
Conclusão
Engajar o público durante e, principalmente, continuar engajando após um webinar é essencial para que você consiga manter um público interessado e ciente dos seus serviços para conseguir fechar vendas e novos negócios.
Lembre-se que o engajamento é a base de tudo. Mas, acima de qualquer coisa, é o conteúdo que você entrega nesse momento que fará a diferença.
Conteúdo de valor atrai e transforma desconhecidos em interessados. Por isso, busque entregar muito conhecimento durante e, após seu webinar, deixe seu público engajado e aumente seus clientes de forma qualificada!
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