Comportamento empreendedor: 5 dicas para desenvolver o seu

Gerir uma empresa é uma atividade que envolve diversos desafios. Afinal, há múltiplas áreas que demandam atenção para o negócio ser bem-sucedido. Nesse sentido, o desenvolvimento de um comportamento empreendedor é essencial para superar os obstáculos e prosperar.

Ele é necessário porque o conceito de empreender não se limita apenas a criar um negócio. É preciso ter uma visão ampla sobre o mercado, buscar desenvolvimento e pensar em ferramentas e soluções para a empresa.

Diante desses pontos, você sabia que é possível desenvolver um comportamento empreendedor? Neste artigo, você verá 5 dicas para potencializar as suas habilidades. Confira!

1. Exercite a criatividade e a proatividade 

A criatividade e a proatividade são duas habilidades fundamentais para empreendedores. Ambas contribuem para a identificação de oportunidades, a resolução de problemas e o sucesso de um negócio.

A criatividade, por exemplo, pode ser usada no desenvolvimento de propostas de valor únicas que diferenciem seu negócio da concorrência. Ou seja, ela consegue ser uma vantagem competitiva significativa.

Já a proatividade envolve tomar a iniciativa, agir antes que seja necessário e não esperar que as oportunidades venham até você. Ela também é uma característica relevante para a gestão do tempo e das tarefas, definindo prioridades e gerando eficiência.

Para desenvolvê-las, é importante estar aberto a novas ideias, experiências e perspectivas. Uma possibilidade é explorar diferentes caminhos ao enfrentar um problema ou desafio.

2. Seja objetivo e guiado por metas

Outra característica relevante no comportamento de um empreendedor é ser objetivo e guiado por metas. Isso significa que os esforços precisam ter um propósito claro — e os resultados alcançados devem ser medidos.

Ainda, ter metas determinadas ajuda a manter o foco nas atividades que realmente importam. Esse é um aspecto que evita a dispersão de energia em tarefas que não contribuem diretamente para o sucesso do empreendimento.

Encontrar maneiras de medir o avanço é fundamental para gerar motivação — tanto para o empreendedor quanto para a equipe. Quando não existem mecanismos para metrificar a performance, tende a ser mais difícil avaliar se a estratégia atual é a mais adequada. 

A proatividade, que você já viu, desempenha um papel central para conseguir adotar essas características em seu comportamento empreendedor. Afinal, é necessário ter um plano de ação para definir e acompanhar as metas.

Portanto, comece fazendo o exercício de visualização de objetivos para o negócio e o que é preciso ser feito para realizá-los. A partir daí, torna-se mais fácil estabelecer tarefas e áreas de foco, além de manter a motivação. 

3. Desenvolva uma boa rede de contatos

Os números são essenciais, mas os relacionamentos desempenham um papel de destaque no negócio, certo? Nesse contexto, uma rede de contatos, ou network, é um grupo de pessoas com as quais você estabelece relações profissionais — e até pessoais. 

Ela pode incluir colegas de trabalho, amigos, mentores, parceiros de negócios, clientes, fornecedores e outros profissionais que você conheceu ao longo de sua carreira. Por essa razão, o networking é um mecanismo relevante para compartilhar informações, experiências, oportunidades e recursos. 

A sua rede pode ajudar nos seguintes fatores:

  • gerar oportunidades de negócios: parcerias, vendas, investimentos e clientes em potencial podem surgir dela;
  • acessar recursos: financiamento, infraestrutura e suporte técnico costumam ser gerados em boas redes de contato;
  • dar visibilidade e credibilidade: um networking eficaz nesses aspectos costuma abrir portas para oportunidades futuras.

Existem diferentes maneiras de desenvolver um bom networking. Um caminho é participar de conferências, workshops, seminários, feiras e grupos de relacionamento em sua área de atuação. Os eventos oferecem oportunidades para conhecer pessoas e estabelecer conexões.

Redes sociais, especialmente plataformas como o LinkedIn, também ajudam a expandir suas conexões. Nesse caso, é possível destacar a frase “quem não é visto, não é lembrado”, que ressalta a importância de se manter ativo.

No mais, sempre procure maneiras de oferecer valor aos membros de sua rede. Isso pode ser feito por meio de recomendações, introduções a outras pessoas, compartilhando conteúdo e tendo contato regular. 

4. Treine sua resiliência 

A rotina de um empreendedor nem sempre é marcada por grandes realizações, relações produtivas e planejamentos eficientes, concorda? Há diversas situações que impactam a estratégia. Inclusive, muitas delas estão além do controle — como mudanças políticas nacionais e internacionais.

Nesse contexto, a resiliência é a capacidade de lidar com adversidades, superar desafios, recuperar-se de fracassos e manter a firmeza diante de situações difíceis. Ou seja, essa é uma característica fundamental no comportamento empreendedor.

A resiliência costuma ajudar em diversos pontos, como:

  • superação de desafios;
  • abertura ao risco;
  • adaptação às mudanças;
  • desenho de novas estratégias.

Ela também é relevante no aprendizado com os erros. Sendo resiliente, você evita enxergar fracassos apenas pela ótica negativa e passa a identificar lições que podem ser aprendidas e melhorias para que devem ser aplicadas no negócio. 

Para treinar sua resiliência, vale a pena cultivar uma atitude positiva em relação a obstáculos, transformando-os em oportunidades de crescimento. Mais um ponto relevante é estar disposto a se adaptar a mudanças e ajustar suas estratégias conforme necessário.

De maneira geral, a definição de metas realistas, que você já viu, ajuda a desenvolver a resiliência. Uma rede forte de contatos é outro mecanismo importante na superação dos desafios que podem surgir. 

5. Esteja sempre atualizado  

Por fim, ao desenvolver o comportamento empreendedor, você perceberá que o ambiente empresarial está em constante evolução. Desse modo, para se manter competitivo, é essencial acompanhar as tendências do mercado e as mudanças na concorrência.

Ainda, estar atualizado permite que você adote novas tecnologias e práticas que podem melhorar seu produto ou serviço. Outro benefício do processo é facilitar a identificação e o aproveitamento de oportunidades de mercado. 

Para conseguir se manter atualizado, procure investir na sua educação de maneira consistente. Cursos, treinamento e palestras são exemplos de oportunidades para você se desenvolver como empreendedor e acompanhar as tendências. 

Ademais, vale a pena dedicar tempo à leitura de livros, artigos, blogs, jornais e revistas relevantes para o seu setor e área de atuação. Eles ajudam você a estar por dentro de novidades que podem ajudar em sua jornada. 

Neste conteúdo, você viu que o comportamento empreendedor significa muito mais do que apenas criar ou ficar à frente de um negócio. É preciso ter uma visão ampla da operação — e estas 5 dicas podem ajudá-lo no desenvolvimento de hábitos e habilidades positivas.

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