Toda empresa ou empreendedor que deseja se destacar dos concorrentes precisa se atentar para as tendências de marketing digital. O ano de 2021 iniciou com diversas inovações e novidades nessa área.
As estratégias online se modificam constantemente. Por isso, é preciso estudar as mudanças para não manter processos ultrapassados.
Ansioso para ver quais são as novas ferramentas para alavancar sua presença na web? Então prepare-se para essa leitura, descubra 9 tendências de marketing digital para 2021 e comece a aplicar o quanto antes na sua empresa!
Acompanhe!
1.Growth hacking
O termo growth hacking começou a se tornar conhecido em meados de 2012, mas foi nos últimos anos que ganhou notoriedade, principalmente devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus.
Na prática, as estratégias de Growth hacking envolvem aliar marketing, engenharia de software e criatividade para gerar resultados online.
Essa estratégia se mostrou uma solução para superar diversas crises. Para se destacar de seus concorrentes, você pode utilizar práticas pertencentes a essa metodologia, como o marketing criativo, planejamentos estratégicos, aplicação de testes, uso de dados, desenvolvimento de ciclos de crescimento, dentre outros.
Como foi um termo muito difundido e pesquisado, é provável que muitas marcas que não aplicavam o growth hacking comecem a utilizá-lo em suas estratégias em 2021.
2. Search Engine Optimization (SEO)
Entender os conceitos e empregar o Search Engine Optimization (SEO) sempre foi essencial para uma companhia ganhar visibilidade na internet. Em 2021 ele continua sendo importante. No entanto, algumas mudanças que ocorreram nos últimos tempos precisam ser percebidas pelos empreendedores.
Uma delas é o aumento das pesquisas sem cliques. Os buscadores online – como o Google – estão mais aprimorados e já conseguem entregar a resposta para o usuário sem que ele precise clicar em algum link. Por esse motivo, é fundamental apostar nos featured snippets.
Não pondere esse novo comportamento como um motivo para parar de entregar valor aos usuários! Pelo contrário, o marketing de conteúdo continua sendo fundamental para o mecanismo de busca perceber a qualidade do seu blog e entregar seu site para os internautas.
3. Lives e webinars
A procura por conteúdos em vídeo vem crescendo. Esse formato também fez com que as lives e os webinars se tornassem uma tendência de marketing digital. Muitas marcas e personalidades perceberam a relevância dos vídeos e começaram a utilizá-los ainda nos anos anteriores.
O interesse por esse formato vai depender muito do comportamento da sua persona. Por isso, é importante conhecê-la para concluir se as lives e os webinars podem agradar ou não.
Inclusive, devido à pandemia provocada pela Covid-19, alguns hábitos dela podem ter se modificado. Logo, procure atualizar o perfil do seu público-alvo.
Vale mencionar também que os vídeos podem ser eficientes para que sua empresa apareça nas pesquisas feitas pelos usuários, mesmo que fora da plataforma do YouTube.
4. Artigos mais longos
Embora os vídeos tenham ganhado adeptos, os conteúdos escritos continuam sendo importantes para ser encontrado na internet. Com o aumento do número de pessoas e empresas disputando a atenção do usuário, destaca-se quem entrega artigos de qualidade.
Posts densos – com 2 mil ou 3 mil palavras – têm maiores probabilidades de serem ranqueados se comparado aos desenvolvidos com apenas 500 palavras. Se a palavra-chave utilizada é concorrida, considere que o texto pode ser ainda maior.
5. Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é ideal para quem tem um negócio presencial. Embora a Covid-19 tenha prejudicado muitos pequenos e médios empreendimentos locais, essa ferramenta pode ser uma forte tendência para 2021, principalmente com a recuperação econômica em relação ao ano anterior.
Trata-se de um instrumento gratuito do Google para divulgar companhias, independente do seu tamanho. Utilizá-lo é benéfico, visto que possibilita uma notável exposição nas páginas de pesquisa desse mecanismo de busca.
Com o crescimento da quantidade de empreendimentos aderindo a essa ferramenta, muitos deles se obrigarão a aperfeiçoar ainda mais as estratégias de SEO local.
6. Pesquisa por voz
Uma das tendências de marketing digital para 2021 é o aumento das pesquisas realizadas de maneira oral. Isso ocorre principalmente pela alta adesão de aplicativos e plataformas como Cortana, Siri, Alexa e Google Assistente.
Espera-se que nos próximos anos a consulta por voz ultrapasse as escritas, o que impactará a maneira como as marcas trabalham suas estratégias de marketing digital e de conteúdo.
As buscas por voz têm uma estrutura distinta das digitadas. Por isso, é fundamental adaptar a estratégia de SEO para essa mudança.
7. Busca visual
A busca visual é um recurso que vem ganhando adeptos. Ela permite que uma pesquisa seja iniciada a partir de uma imagem enviada pelo usuário, seja uma foto ou um print da tela do aparelho móvel.
Embora possa ser menos conhecida que as outras tendências, ela pode ser interessante para companhias que trabalham com produtos físicos, por exemplo. Não é todo nicho que deverá implementar essa consulta por imagens, mas caso faça sentido, pode ajudar seu negócio a ser ainda mais encontrado na web.
8. Conteúdo gerado pelo usuário
O conteúdo gerado pelo usuário – conhecido em inglês como user generated content ou pela sigla UGC – é qualquer conteúdo que tenha sido criado por consumidores, seguidores e fãs de uma determinada marca.
Pode ser feito em diversos formatos, como fotos, vídeos, depoimentos, postagens nas redes sociais, blog posts, etc. Ou seja, é o movimento criado por pessoas para promoverem uma determinada empresa no meio online.
Esse método já é utilizado por grandes marcas, como a Nubank, a Coca-Cola e a Starbucks. A estratégia pode ser muito eficaz para aumentar a exposição no meio digital, além de gerar o boca-a-boca e aumentar o brand awareness.
9. WhatsApp para negócios
O WhatsApp é um aplicativo que muitas empresas já utilizam para se relacionar com seus clientes e prospectos. Contudo, espera-se que em 2021 a utilização dessa ferramenta seja ainda maior.
O motivo é simples: a plataforma anunciou diversas mudanças importantes, principalmente para o WhatsApp Business. O aplicativo ficará mais versátil e oferecerá novas oportunidades de negócios no marketing online.
Ele também impactará outras áreas, como o comércio de produtos no meio digital. A plataforma anunciou que, em breve, a intenção é autorizar as transações financeiras para pagamentos dentro da plataforma.
Existem inúmeras tendências de marketing digital para 2021 além das 9 que você observou. Contudo, elas já ajudam a compreender o que é preciso planejar para as suas próximas estratégias.
Lembre-se de que o meio digital muda a todo instante. Portanto, continue sempre verificando as atualizações para não perder influência na internet!
E como você leu sobre tendências de marketing, continue descobrindo novidades desse meio para aprimorar ainda mais sua estratégia e veja na prática como criar a jornada do seu cliente!
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