O Google faz parte da rotina de grande parte das pessoas, afinal, ele é o principal mecanismo de busca do mundo. No entanto, o que nem todos sabem é que, além de viabilizar o acesso aos conteúdos disponíveis na internet, a empresa oferece ferramentas que auxiliam os empreendedores.
Esses recursos ajudam a melhorar a produtividade e outros aspectos relacionados aos negócios. A partir do seu uso estratégico, é possível obter vantagens no meio digital e nos processos internos. Mas você precisa conhecer as ferramentas do Google para aproveitá-las, certo?
Quer saber mais? Então continue a leitura e descubra quais são as 6 ferramentas do Google que podem ser úteis para a sua empresa!
1. Google Workspace
O Google Workspace abrange um conjunto de ferramentas integradas que facilitam a produtividade e a colaboração por meio da tecnologia de nuvem. Ele centraliza recursos essenciais, como:
- Gmail: é o e-mail fornecido pelo Google. Além de fomentar a troca de mensagens, ele viabiliza o acesso aos demais serviços da empresa;
- Docs: permite a criação de documentos online, podendo ser acessados e editados por diferentes pessoas ao mesmo tempo, mediante autorização do autor;
- Drive: é o banco de dados para armazenar e compartilhar os arquivos do Docs e demais mídias do proprietário;
- Meet: viabiliza as chamadas de vídeo;
- Calendar: é uma agenda online que pode ser integrada às demais ferramentas;
- Forms: um formulário para pesquisas e coleta de feedbacks.
O seu uso é gratuito, porém, há um limite de armazenamento. Para utilizar todas as funções e ter espaço extra, é necessário pagar uma mensalidade. Existem diferentes planos, conforme as necessidades do usuário.
2. Google Analytics
Além do Workspace, que contribui para a produtividade e colaboração interna, mais uma das ferramentas gratuitas do Google que auxilia empreendedores é o Google Analytics. Nesse caso, o foco está em analisar os dados gerados pelas estratégias online.
Com isso, o Analytics fornece informações sobre o site, blog ou aplicativo da empresa. A partir do instrumento, é possível entender a origem dos acessos, o comportamento dos usuários, eventuais erros nas páginas e outras informações.
Os dados obtidos por essa ferramenta são importantes para as estratégias digitais, indicando melhorias e oportunidades de crescimento na internet. O Analytics também tem recursos avançados para o setor de vendas.
Ele oferece, por exemplo, o rastreamento de comércio eletrônico para entender o comportamento dos consumidores e os padrões de compra. Ainda, a empresa pode determinar metas de evolução e acompanhar o seu progresso por meio dessa ferramenta do Google.
3. Google My Business
Se você já pesquisou por um negócio ou serviço no Google e chegou a uma tela de informações sobre o empreendimento, você conhece o Google My Business. Essa é a ferramenta gratuita que permite às empresas gerenciarem sua presença online no buscador.
Elas podem incluir dados, como:
- endereço integrado ao Maps;
- telefone;
- horário de funcionamento;
- site;
- fotos;
- logotipo.
Também conhecido como Google Meu Negócio, o Google My Business tem um espaço para os clientes deixarem avaliações, contando com uma classificação que vai de uma a cinco estrelas. Para melhorar a relação com os usuários, a empresa pode responder a esses comentários.
Ao reivindicar e otimizar o perfil do negócio, há possibilidade de melhorar a visibilidade local e atrair mais clientes. Essa é uma ferramenta relevante, principalmente, para pequenas empresas que dependem de clientes locais.
4. Google Ads
Uma ferramenta muito conhecida entre profissionais de marketing é o Google Ads. Trata-se de uma plataforma de publicidade que explora diferentes objetivos, como aumento da presença online, melhora no engajamento das páginas e impulsionamento de vendas.
As empresas criam anúncios com a possibilidade de segmentar os públicos a partir de diversos critérios. Dessa forma, você aumenta as chances de chegar até as pessoas certas, que realmente podem ter interesse no seu produto ou serviço.
Como resultado, o dinheiro investido se torna mais estratégico. Os anúncios do Google podem, inclusive, identificar o momento certo de exibição, entregando o conteúdo, por exemplo, quando o usuário buscou um tema relacionado.
A ferramenta também aceita diferentes formatos de mídia, ajustada ao meio de veiculação — em redes sociais, nas pesquisas do buscador, em outros sites etc. As campanhas têm métricas de análise, verificando o seu desempenho e viabilizando ajustes nas estratégias para maximizar a eficácia.
Ademais, os orçamentos do Google Ads são flexíveis, podendo ser acessíveis a empresas de diferentes portes. É possível criar campanhas duradouras ou pontuais, permitindo ajustes na publicidade quando necessário.
5. Google Trends
O Google Trends é mais uma ferramenta gratuita que ajuda a impulsionar a presença digital e pode contribuir com as estratégias internas. Nela, o usuário pesquisa tendências relacionadas a uma palavra-chave.
Assim, você pode saber o interesse do público em determinado tema e descobrir assuntos crescentes em um nicho. Além de ter resultados atualizados, o Trends mostra a linha do tempo das pesquisas pela palavra, ajudando a identificar padrões, como as sazonalidades.
Com ele, você tem um elemento a mais para reconhecer necessidades do mercado e se antecipar, ajustando as ofertas. Do mesmo modo, o Google Trends é um grande aliado na produção de conteúdos e campanhas de marketing, fornecendo insights para levar valor à audiência.
6. Google Alerts
Por fim, outra ferramenta gratuita e relevante para as empresas é o Google Alerts. Ele auxilia os usuários a ficarem por dentro das principais notícias do seu ramo de atuação. Você se inscreve no serviço e recebe notificações por e-mail sobre os temas de interesse.
Dessa maneira, você se mantém atualizado sobre os principais acontecimentos do seu nicho, podendo se preparar para mudanças e sair à frente da concorrência. O Google Alerts também informa quando a empresa for mencionada, permitindo que ela responda rapidamente.
Consequentemente, o negócio pode solucionar os problemas de forma ágil, evitando prejuízos à reputação da marca, além de aproveitar oportunidades de engajamento do público. Do mesmo modo, é possível acompanhar a concorrência.
Conhecer e adotar essas 6 ferramentas do Google ajuda a melhorar a rotina da empresa, impulsionar os resultados digitais e muito mais. Esses recursos funcionam de forma simples e integrada, além de terem a segurança da nuvem.
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