Empreendedores costumam ter o dia cheio de responsabilidades. Devido a isso, é comum faltar tempo para focar em questões importantes que fazem a diferença para melhorar os resultados da sua empresa, como as ações de marketing. Por falar nisso, você já pensou em investir em uma consultoria estratégica?
Muitos têm certo receio de recorrer à alternativa, mas ela pode ser uma aliada para o seu negócio. Deixar essa área nas mãos de especialistas tira um peso das suas costas e aumenta as chances de trazer resultados reais.
Quer saber como a consultoria de marketing estratégica funciona? Continue a leitura e entenda como esses profissionais podem ajudar a aumentar suas vendas!
Como uma consultoria de marketing estratégica funciona?
A consultoria estratégica de marketing tem potencial para ser o braço direito de um negócio, uma vez que ela define as estratégias visando o crescimento empresarial.
Na prática, é ele o responsável por analisar a sua empresa, compreender o cenário do mercado e identificar oportunidades. Com base em dados reais, o consultor estrutura um plano estratégico, cujo objetivo é destacar o seu empreendimento da concorrência.
Confira quais são as principais funções desse profissional!
Diagnóstico de posicionamento
O primeiro passo é descobrir como a empresa é vista em seu setor no mercado. Para tanto, analise o quanto a sua marca é lembrada, quais são os atributos associados a ela e se a sua comunicação transmite os valores certos.
É esse levantamento que revela qual é a distância entre o seu empreendimento e o seu consumidor final. Com esses dados, o consultor define os objetivos estratégicos de posicionamento, que mostrarão se os esforços da marca funcionam ou se precisam de ajustes.
Nesse momento, é feito um estudo detalhado do cliente por meio de pesquisas, análise de dados e interações, como enquetes nas redes sociais. O intuito é identificar quem é o seu público e quais são suas dores, desejos e preferências.
Um bom diagnóstico também olha para fora. Então estude seus concorrentes para entender como se comunicam, o que dá certo para eles e o que falta explorar. Essa avaliação é indispensável para identificar lacunas e oportunidades para a sua marca se destacar.
Com todas as informações reunidas, a consultoria estratégica constrói uma proposta de valor clara e focada em resolver o problema do cliente de uma forma única. Um posicionamento de marca forte cria conexão e, consequentemente, aumenta as chances de vendas.
Definição de estratégias personalizadas
Nenhum negócio é igual. Mesmo que sejam concorrentes e vendam soluções similares, cada um tem suas características e deve possuir um diferencial. Na consultoria de marketing, não existe espaço para fórmulas prontas, pois o que funciona para uma empresa pode ser um fracasso para a outra.
Nesse sentido, a personalização visa oferecer experiências únicas e relevantes, pensadas de acordo com os interesses, preferências, comportamentos e necessidades de cada público. Em vez de disparar mensagens genéricas e padronizadas, a consultoria cria uma conexão mais humana, próxima e emocional.
O intuito é gerar engajamento e, ao mesmo tempo, construir laços de confiança com o potencial cliente. O marketing personalizado responde às novas demandas do consumidor moderno, mostrando que a marca ouve, compreende e valoriza o que ele pensa.
Suporte e acompanhamento
Talvez esse seja um dos maiores empecilhos na hora de contratar uma consultoria de marketing. Há quem só faça o básico, contudo, isso não é o suficiente. O apoio estratégico não se refere apenas a entregar um plano e sair de cena — muito pelo contrário.
Um bom profissional ajuda a definir formas de implementar a estratégia e garantir o acompanhamento contínuo. Ele tem ciência de que, por melhor que seja a estratégia, quando ela encontra a realidade do dia a dia, existem variáveis, ajustes e melhorias a serem feitas.
O papel da consultoria é justamente monitorar a execução das ações definidas e analisar os resultados. Com base neles, é possível orientar sobre as modificações que precisam ser feitas para caminhar na direção certa.
Como uma visão externa ajuda a melhorar os resultados do seu negócio?
Normalmente, a empresa é a menina dos olhos do empreendedor. Sabe quando você olha para um filho seu e não consegue achar defeitos? A dinâmica pode ser parecida com um negócio. Você até se pergunta onde erra, porém, nem sempre encontra a resposta.
Ao contar com uma consultoria, você tem uma visão externa técnica. O consultor enxerga o todo — até mesmo o que você eventualmente não deseja ver. Ele conecta pontos que, muitas vezes, passam despercebidos. Dessa maneira, o profissional pode transformar ações soltas em uma estratégia sólida e lucrativa.
Além disso, vale contar com outros parceiros para auxiliar na implementação das estratégias traçadas pelo consultor. Com uma empresa especializada em marketing, você terá suporte para adotar todas as medidas, monitorar resultados e aprimorar as técnicas usadas para buscar os resultados desejados.
Por que contar com a ABContent como sua parceira estratégica?
A empresa precisa conseguir adotar as medidas indicadas pela consultoria, mas essa também é uma tarefa desafiadora. São diversas demandas e etapas que devem ser observadas, como a produção de conteúdos.
Por isso, vale a pena ter uma parceria de qualidade para auxiliar nessa etapa. Aqui, na ABContent, somos focados em SEO, posicionamento e aprimoramento de performance. Sabemos o que fazer para transformar o seu planejamento estratégico em resultados concretos.
Com uma vasta experiência na criação de materiais para blogs, redes sociais e diferentes canais digitais, nosso objetivo é auxiliar a sua marca a atingir diferentes metas.
Alguns exemplos são:
- chamar a atenção do público certo;
- produzir conteúdo relevante e personalizado;
- ampliar a sua presença digital com consistência;
- conquistar credibilidade e gerar relacionamento de longo prazo com os clientes.
Nossas soluções são pensadas para potencializar o impacto das suas ações de marketing, contribuindo para o crescimento sustentável da sua empresa.
Neste conteúdo, você conheceu a função da consultoria estratégica de marketing para um negócio se destacar da concorrência. Alcançar esse objetivo exige as ferramentas e competências específicas, que você pode aproveitar por meio de boas parcerias, como a ABContent oferece.
Deseja ter nosso suporte nessa jornada? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar a melhorar os seus resultados!



