Descubra o papel dos dados estruturados no SEO!

Quem deseja melhorar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca precisa ir além da produção de conteúdo e do bom uso de palavras-chave. Embora essas ações sejam importantes, existem questões técnicas que também são cruciais. Entre elas, estão os dados estruturados.

Eles fazem parte das estratégias de otimização para motores de pesquisa (SEO) e tendem a auxiliar a sua marca a se destacar organicamente. Consequentemente, os dados estruturados podem ser úteis para alavancar suas vendas e aumentar os lucros da sua empresa.

O uso estratégico desses elementos depende, antes de tudo, do conhecimento deles. Por essa razão, este conteúdo reúne tudo o que você precisa saber sobre dados estruturados. Confira!

O que são dados estruturados?

Os dados estruturados consistem em marcações adicionadas ao código-fonte de uma página online. Eles seguem padrões reconhecidos por motores de busca, servindo para descrever detalhadamente o conteúdo disponível em um site.

Assim, o Google e outros motores de pesquisa deixam de interpretar uma página somente com base no texto. Com as marcações, eles conseguem entender o que realmente está sendo apresentado, permitindo que o conteúdo apareça com destaque nos resultados de pesquisa relacionados a ele.

Para uma melhor compreensão sobre os dados estruturados, considere uma loja online especializada na venda de tênis. Quando a página de um produto recebe as sinalizações dos dados estruturados, o Google identifica informações diversas.

Alguns exemplos são:

  • nome do produto;
  • preço;
  • disponibilidade no estoque;
  • avaliações de clientes.

Esse conjunto de dados permite que o buscador mostre o produto diretamente em sua página de resultados (SERP) com detalhes extras. Dessa forma, ele aumenta a visibilidade do item e o potencial de cliques no seu link.

Como os dados estruturados impactam o SEO?

Os mecanismos de busca têm a função de rastrear, interpretar e classificar bilhões de páginas disponíveis online. Quanto mais claras forem as informações fornecidas pelos sites, maior é a chance de eles obterem destaque nos resultados de pesquisas.

Nesse sentido, a presença de dados estruturados no código de um portal facilita a leitura do conteúdo por parte dos robôs de indexação. Isso significa que o Google entende precisamente a proposta da página e pode entregá-la como resposta ideal para buscas específicas.

Além disso, os dados estruturados aumentam a chance de exibição em rich snippets — aqueles trechos enriquecidos que aparecem nos resultados com elementos adicionais. 

Esse modelo de apresentação se destaca visualmente, gerando mais confiança no usuário e contribuindo para o crescimento da taxa de cliques (CTR).

Quais são os tipos mais comuns de dados estruturados?

Existem diferentes marcações de dados estruturados, sendo que cada tipo de conteúdo possui estruturas próprias que podem ser aplicadas no código-fonte do site. 

Conheça os modelos mais utilizados!

Artigos

Os sites de notícias e blogs utilizam a marcação de artigo para indicar que o conteúdo compartilhado é informativo. Ela sinaliza ao Google o título, a data de publicação, o autor, a imagem de capa e outras propriedades. 

Quando ativadas corretamente, essas páginas podem aparecer em carrosséis de notícias ou com destaque em dispositivos móveis.

Produtos

Os e-commerces usam a estrutura de produtos para melhorar a exibição de itens no Google Shopping ou nas buscas convencionais. A marcação traz detalhes da mercadoria comercializada, como nome, descrição, marca, preço, condição (novo ou usado) e disponibilidade.

Avaliações e notas

Os sites que permitem ao público avaliar seus produtos ou serviços podem utilizar opiniões e classificações como dados estruturados. Essa marcação — em formato de estrelas ou notas — aparece logo abaixo do link da página no Google. Ela tende a gerar maior credibilidade para quem busca recomendações online.

Receitas

Os portais de culinária também se beneficiam dos dados estruturados. Nesse caso, eles são utilizados ao indicar ingredientes, tempo de preparo de uma receita, número de porções e informações nutricionais. 

Essas informações permitem que as receitas sejam exibidas com imagem, tempo e nota diretamente na página de resultados do mecanismo de pesquisa.

Perguntas frequentes (FAQ)

Muitas páginas incluem seções com perguntas e respostas sobre um tema, o que permite aplicar a marcação de FAQ, fazendo o conteúdo ser exibido diretamente na SERP. Desse modo, há chance de ele ocupar mais espaço visual e atrair o clique de usuários em busca de respostas rápidas.

Como aplicar os dados estruturados corretamente?

A implementação dos dados estruturados pode ser feita de forma simples, principalmente porque muitas plataformas já oferecem recursos nativos para essa finalidade. Por exemplo, quem usa WordPress conta com plugins que adicionam essas marcações automaticamente.

Outra opção é utilizar ferramentas que ajudam a organizar as informações visualmente. Nesse caso, é necessário escolher o tipo de conteúdo (produto, artigo, receita, FAQ, entre outros) e preencher os campos sugeridos. 

Dessa maneira, os mecanismos de busca conseguem entender claramente o que é oferecido na página. Por exemplo, em um e-commerce, é ideal garantir que o nome do produto, seu preço, disponibilidade e avaliações estejam bem descritos nos campos certos. 

Por outro lado, quem tem um blog pode indicar quem é o autor, a data de publicação dos conteúdos e a categoria a que pertence. O importante é tornar as informações acessíveis e estruturadas, pensando em facilitar o trabalho dos buscadores.

Quais ferramentas são úteis para validar os dados estruturados?

Antes de publicar uma página com marcações, é essencial validar o código para garantir que os dados foram inseridos corretamente. O Google oferece ferramentas gratuitas que ajudam nesse processo.

Entre elas, estão:

  • Rich Results Test: identifica se a página está apta a exibir resultados enriquecidos;
  • Schema Markup Validator: possibilita a verificação do código, conferindo se ele segue os padrões utilizados pelos diferentes mecanismos de busca.

Ambas as ferramentas contribuem tanto para corrigir eventuais erros existentes quanto para otimizar o tempo de implementação. Portanto, elas são úteis para quem deseja utilizar os dados estruturados em favor da divulgação de suas páginas.

Neste conteúdo, você aprendeu o que são dados estruturados e como eles impactam o sucesso de um site. Agora você já sabe como utilizá-los para tornar seus produtos ou conteúdos mais atraentes e aumentar suas chances de conversão.

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