Dwell time: qual a importância de analisar essa métrica?

No marketing digital, existem diversas métricas importantes que ajudam profissionais da área a analisar o desempenho de suas ações online. Uma delas é o dwell time, que está ligada diretamente à qualidade dos conteúdos que são publicados em sites e blogs.

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais valiosas para empresas na internet devido aos benefícios que oferece. Porém, para conseguir bons resultados, não basta escrever qualquer texto ou artigo. É preciso fazer isso do jeito certo — e o dwell time é uma métrica que ajuda nessa questão.

Quer saber mais sobre o dwell time e entender por que você deve analisá-lo? Então continue a leitura e conheça essa métrica com mais detalhes!

O que é dwell time?

Dwell time é uma expressão em inglês utilizada no marketing digital para se referir ao tempo de permanência de usuários em um site ou blog. Na prática, ele é uma métrica que mede quantos segundos ou minutos uma pessoa fica em uma página antes de voltar ao Google, ou outro mecanismo de busca.

Ao criar conteúdos para sites e blogs, é fundamental que eles sejam envolventes, bem estruturados e relevantes. Desse modo, é possível despertar o interesse dos leitores e mantê-los na página por mais tempo. 

Se um usuário não é atraído por um conteúdo que ele acabou de acessar, ele sai da página e busca outra opção. Muitas vezes, a alternativa são os sites e blogs de concorrentes, interferindo no dwell time.

Por que é importante analisar o dwell time?

Agora que você já conhece o conceito de dwell time, vale a pena entender por que é importante analisá-lo. O principal motivo é que ele é uma métrica de grande valor para compreender a relevância e a qualidade de conteúdos publicados em sites e blogs. 

Se um conteúdo for completo, útil e bem escrito, a tendência é que os usuários se interessem por ele, permanecendo mais tempo na página. Por outro lado, quando um texto tem baixa qualidade, provavelmente a pessoa sairá da página rapidamente.

Assim, o dwell time também ajuda a entender o nível de retenção e engajamento de um conteúdo junto aos usuários. Esses fatores podem resultar em mais conversões para um negócio na internet.

A seguir, veja um exemplo prático para entender a importância do dwell time!

Entendendo a importância de analisar o dwell time

Imagine que você escreveu um artigo extenso sobre determinado assunto, o qual um usuário levaria cerca de 10 minutos para lê-lo completamente. Contudo, analisando o dwell time — que pode ser verificado no Google Analytics — você viu que as pessoas costumam ficar na página por apenas 30 segundos. 

Com base nesse dado, é possível dizer que há algum problema, seja com o conteúdo ou com o blog. Afinal, os usuários deveriam permanecer na página por mais tempo, certo? Logo, a partir dos resultados fornecidos pela métrica dwell time, você pode adotar medidas para melhorá-la.

Um dwell time mais longo sugere que o conteúdo da página é relevante e útil, contribuindo, inclusive, com a experiência do usuário (UX). Já se ele é baixo, é sinal de que a página não atendeu às expectativas e necessidades do visitante.

Quando isso acontece, o posicionamento da página nos motores de busca pode ser afetado. O Google, por exemplo, considera diversos fatores para colocar sites e blogs nos primeiros resultados para uma pesquisa, sendo o dwell time um deles.

Quando o dwell time de uma página é alto, o Google entende que ela está alinhada com a intenção de busca do usuário, fornecendo a informação ou a solução que ele procurava. Com isso, o mecanismo de pesquisa tende a colocá-la no topo do ranking.

Mas, quando essa métrica é baixa, o buscador considera que a página não está entregando aquilo que o usuário procura. Dessa forma, ele tende a não colocá-la nas primeiras posições para uma pesquisa — o que é ruim para os negócios.

Como aumentar o dwell time em sites e blogs?

Como você viu, analisar o dwell time é uma medida relevante por diversos motivos. Se ao avaliar essa métrica em conteúdos do seu site ou blog você viu que ela não está satisfatória, vale a pena saber como aumentar o tempo de permanência dos usuários nas suas páginas.

Para isso, acompanhe as dicas a seguir!

Crie conteúdos de qualidade e com técnicas de SEO

Para aumentar o dwell time, tanto do seu site quanto do seu blog, é essencial criar conteúdos de qualidade. Isso significa que eles devem responder às dúvidas dos usuários de maneira clara e completa, e ser otimizados com técnicas de SEO (search engine optimization).

Para essa tarefa, existem algumas orientações relevantes que você deve seguir. Veja:

  • utilize uma linguagem envolvente e adequada ao seu público;
  • estruture os conteúdos com parágrafos curtos e subtítulos para facilitar a leitura;
  • utilize links internos para direcionar os usuários a outros conteúdos dentro do seu blog;
  • adicione imagens, vídeos, infográficos, tabelas e outros materiais para tornar os conteúdos mais dinâmicos e interessantes.

Tenha um site e blog bem estruturados

Além de dar atenção à qualidade e à otimização dos conteúdos, é essencial que o site e o blog da sua empresa sejam bem estruturados. Para tanto, é importante que eles tenham um design limpo, profissional, e que a navegação seja fácil e intuitiva, tanto pelo computador quanto pelo celular.

Otimize a velocidade de carregamento do seu site e blog

Por último, é fundamental que tanto o site quanto o blog da sua empresa carreguem rapidamente — de preferência, em até três segundos. Com a medida, é possível evitar que os usuários saiam das páginas por frustração.

É importante ter em mente que os usuários na internet não querem ficar esperando muito tempo para acessar um conteúdo. Se eles entram em uma página e ela demora para abrir, a tendência é que outros sites e blogs sejam buscados.

Desse modo, o dwell time é prejudicado. Afinal, os usuários ficarão apenas alguns segundos na página até decidirem pela troca.

Conforme você acompanhou, o dwell time é uma métrica valiosa para analisar a qualidade e o engajamento de conteúdos em sites e blogs. Logo, não deixe de avaliá-la e de adotar medidas práticas para aumentar o tempo de permanência de usuários em suas páginas.

Para complementar seus estudos, confira esse outro conteúdo sobre 8 estratégias de SEO para melhorar o desempenho do seu site!

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