Descubra como conquistar sua equipe com employee experience!

Para que a empresa obtenha sucesso em sua jornada, é fundamental contar com uma equipe engajada, qualificada e satisfeita. Assim, para alcançar os melhores resultados, é importante conhecer um termo relevante do setor de RH: a employee experience.

Essa estratégia é responsável por colocar os colaboradores no centro das ações, com foco em melhorar a sua experiência com a empresa. Portanto, se você deseja conquistar a satisfação dos funcionários, é preciso saber implementar esse método no negócio.

A seguir, você conhecerá o conceito de employee experience e quais são os seus principais benefícios.

Acompanhe!

O que é employee experience?

Employee experience é um termo em inglês que pode ser traduzido livremente como “experiência do colaborador”. Trata-se de um dos conceitos mais relevantes na gestão de pessoas e consiste na percepção que um funcionário tem de sua jornada e interações em uma empresa, desde o seu primeiro dia.

Essa trajetória pode ser construída por meio de valores, programas, ações e cultura. Logo, a jornada é formada por diferentes aspectos que fazem parte do dia a dia das empresas.

Qual é a importância da employee experience?

As pessoas são consideradas os ativos mais valiosos para as organizações. Afinal, é por meio do trabalho, da criatividade e do conhecimento delas que as metas podem ser alcançadas. Desse modo, é essencial desenvolver ações que aprimorem a relação entre o negócio e o funcionário.

No geral, um clima organizacional de qualidade é uma das chaves para o sucesso das empresas. Isso porque um ambiente de trabalho favorável favorece a produtividade dos trabalhadores, graças à relação construída.

Ademais, esse fator contribui para melhorar a saúde emocional dos funcionários, já que um ambiente conflituoso e desconfortável pode gerar uma alta carga de estresse e ansiedade. Inclusive, é natural que, nessas condições, a produtividade seja reduzida.

Assim, os gestores das organizações devem se preocupar em manter um ambiente favorável para os colaboradores. Em condições com as quais todos se sintam motivados a entregar o melhor, os bons resultados tendem a ser alcançados.

Quais são os benefícios de um bom employee experience?

Como você viu, funcionários alinhados e engajados com os valores da empresa costumam entregar um desempenho mais satisfatório. Para tanto, é fundamental que eles tenham uma experiência de qualidade no ambiente de trabalho.

Veja os principais benefícios alcançados com a implementação da employee experience no negócio:

  • maior engajamento da equipe;
  • aumento da retenção de talentos;
  • maior produtividade dos colaboradores;
  • redução do turnover;
  • melhora da comunicação interna;
  • fortalecimento da cultura;
  • diminuição dos custos do RH.

Como criar uma boa experiência para os funcionários?

Após conferir as principais informações sobre employee experience, você pode estar se perguntando como criar uma boa experiência para os colaboradores no ambiente de trabalho. Nesse caso, é fundamental focar em pilares, como:

  • alinhamento de expectativas;
  • bem-estar emocional;
  • bem-estar financeiro.

Ainda, existem dicas práticas que podem ajudar nessa implementação. Confira como incorporar o employee experience!

Invista em People Analytics

O primeiro passo para adotar uma employee experience eficaz no negócio é buscar entender os funcionários. O People Analytics, por exemplo, envolve o uso de dados e análises para compreender, medir e melhorar a experiência do colaborador de forma mais precisa.

Para tanto, você deve determinar quais dados são necessários para avaliar a experiência. Algumas opções incluem pesquisas de engajamento, feedbacks, métricas de desempenho, dados de rotatividade e mais.

Dessa maneira, fica mais fácil identificar as necessidades dos trabalhadores, descartando os achismos e apostando em soluções eficazes.

Entenda a jornada do colaborador

Você conhece o ciclo dos funcionários em sua empresa? De modo semelhante ao que é realizado na experiência do cliente, quando se pensa em employee experience é crucial criar o mapeamento da jornada do colaborador.

É por meio dele que você pode identificar lacunas e oportunidades de aprimoramento. Esse exercício envolve mapear a trajetória dos trabalhadores dentro do negócio. Ao implementar essa estratégia, é possível reduzir a taxa de turnover e encontrar maneiras de atrair talentos do mercado.

Além disso, a melhoria dos processos de recrutamento e seleção, bem como o estímulo ao engajamento, são resultados diretos de um mapeamento de jornada realizado de modo eficaz.

Invista em benefícios corporativos

Outra dica para melhorar a experiência dos colaboradores da empresa é por meio dos benefícios corporativos. Eles consistem em vantagens adicionais oferecidas pela organização aos trabalhadores, além do salário.

Alguns exemplos são:

  • jornadas de trabalho flexíveis;
  • auxílio academia;
  • trabalho home office;
  • plano de Previdência;
  • assistência médica e odontológica;
  • vale-transporte;
  • vale-alimentação.

Ademais, sempre que possível, tente oferecer momentos de lazer e descontração no local de trabalho. Comemorações de aniversário e um happy hour, por exemplo, são boas alternativas para integrar o time e contribuir para um ambiente mais agradável e saudável.

Desenvolva os líderes

A implementação bem-sucedida da employee experience também inclui o desenvolvimento dos líderes. Isso porque eles desempenham um papel relevante na criação de um ambiente de trabalho positivo e no engajamento dos colaboradores.

Nesse caso, você pode realizar programas de desenvolvimento de liderança que estimulem as habilidades e competências necessárias para inspirar a equipe. Algumas opções são mentorias, workshops e treinamentos.

Com uma liderança bem estruturada, é possível fortalecer a sua marca, promover a atualização da equipe de trabalho e garantir uma satisfação maior do público interno.

Crie planos de carreira

Uma companhia que deseja melhorar a experiência de todos os colaboradores deve desenvolver um plano de carreira bem estruturado. A medida ajuda os trabalhadores a visualizarem o seu crescimento dentro da empresa e demonstra o compromisso do negócio com o seu aprimoramento constante.

Nesse sentido, vale a pena conversar com os funcionários para entender as suas metas e aspirações profissionais. Essa comunicação ajuda a alinhar os planos individuais com os objetivos da corporação.

Também é essencial definir critérios claros para a progressão de carreira, como competências técnicas e comportamentais, resultados alcançados e tempo de serviço. Com isso, as pessoas se sentem mais valorizadas e percebem que estão evoluindo profissionalmente.

Neste post, você entendeu o que é employee experience e quais são as vantagens para os colaboradores. Para criar uma boa experiência para a equipe e ter funcionários engajados e comprometidos com o trabalho, vale seguir essas dicas e adaptá-las ao contexto da sua empresa.

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