Terceirização: o que saber antes de contratar uma empresa terceirizada

A terceirização de serviços é um tema bastante discutido no mercado empresarial. Nesse sentido, muitas organizações ainda se questionam sobre as vantagens e os riscos de contratar uma empresa terceirizada.

Antes de optar por esse processo, é fundamental entender os principais aspectos acerca da terceirização. Dessa forma, a companhia pode optar por passar determinados serviços a uma empresa externa, conforme as suas necessidades.

Para entender melhor o assunto, você verá neste artigo o conceito de terceirização, bem como suas vantagens e riscos. Assim, ficará mais fácil tomar a melhor decisão no momento de contratar uma empresa terceirizada.

Confira!

Afinal, o que é uma empresa terceirizada?

Para entender o que é uma empresa terceirizada, é preciso compreender o conceito de terceirização. Trata-se da contratação de uma organização responsável pela realização de serviços específicos, conforme as necessidades produtivas do contratante.

Dessa forma, a empresa terceirizada é a responsável pela intermediação do serviço. Portanto, as relações trabalhistas acontecem entre o profissional e a prestadora de serviços, e não com a contratante.

A terceirização também prevê que a companhia contratada deve realizar o trabalho com autonomia técnica e jurídica, de modo a cumprir com os objetivos do contrato.

Isso significa que a empresa terceirizada é responsável por contratar e remunerar seus funcionários. Logo, ela deve cumprir com as obrigações trabalhistas e previdenciárias dos seus respectivos profissionais.

Como funciona a terceirização?

Em relação ao funcionamento, a terceirização envolve um contrato firmado entre a empresa contratante e a terceirizada. Para que uma organização preste serviços terceirizados, ela deve ser formalizada com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e ter registro na Junta Comercial.

Além disso, a Lei n.º 12.439/2017, conhecida como lei da terceirização, exige que o capital social da companhia terceirizada seja compatível com o número de funcionários. Isso aumenta a segurança para a empresa contratante.

Em um contrato de terceirização, tanto a empresa contratante quanto a terceirizada devem cumprir as exigências das leis do trabalho. Entre elas, estão:

  • registro do profissional em carteira do trabalho;
  • jornada de trabalho legal fixada;
  • férias e 13° salário;
  • proteções previdenciárias;
  • FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Quais são os principais tipos de terceirização? 

Após saber o que é uma empresa terceirizada e como funciona o processo de terceirização, vale entender que ele se divide em alguns grupos.

Nesse sentido, os principais tipos de terceirização são: 

  • operacional;
  • produção e instalação;
  • manutenção e correção;
  • serviços profissionais.

Assim, uma empresa pode contratar uma agência de marketing terceirizada para otimizar os resultados digitais do negócio, por exemplo. Ou seja, em vez de contratar colaboradores para montar uma equipe própria, é possível buscar profissionais externos para atender às suas necessidades específicas. 

Como existem diferentes segmentos do marketing digital, é preciso buscar um negócio especializado nas demandas que sua empresa precisa suprir. Logo, a contratação tende a trazer diversos benefícios para o negócio. 

Outra área que costuma ser terceirizada no ambiente corporativo é a parte financeira. Dessa forma, é possível atribuir as atividades de gestão financeira para uma companhia especializada na área. 

Então a contratada cumpre as rotinas básicas do setor, como controle da folha de pagamentos, realização de auditorias e acompanhamento de indicadores de desempenho.

A terceirização comercial também é bastante buscada. Isso porque ela envolve a estruturação da parte de vendas, incluindo o diagnóstico, identificação de necessidades e adequação das estratégias. O objetivo é otimizar a relação com o cliente e aumentar os lucros.

Quais são as vantagens e desvantagens da terceirização?  

Até aqui, você entendeu o que é, como funciona e quais são os principais tipos de terceirização. Para avaliar se esse processo faz sentido para o seu negócio, é preciso saber quais são as principais vantagens e desvantagens de terceirizar um serviço.

Confira!

Redução de custos

Com a terceirização de serviços, a empresa não terá custos com treinamentos das equipes, compra de equipamentos e encargos trabalhistas. Dessa forma, é possível cumprir com as demandas e manter o orçamento enxuto.

Garantia de prestação do serviço

O contrato de terceirização firmado entre as partes garante a prestação dos serviços na data combinada. Além disso, há como evitar adversidades como ausência de profissionais por motivos de saúde ou férias, entre outras questões, já que a empresa contratada enviará colaboradores normalmente.

Inovação nos setores

Inovar as operações envolve investir em treinamentos, sistemas, contratações e especialização em diversos níveis. Porém, com a terceirização, todas essas etapas são puladas e a empresa pode usufruir das novidades com maior rapidez e qualidade.

Foco estratégico no negócio

Outra vantagem da terceirização é a possibilidade de concentrar esforços nas atividades que são mais estratégicas para que o negócio faça as entregas necessárias aos clientes. Afinal, não há a necessidade de investir recursos e tempo no desenvolvimento e supervisão dos colaboradores.

Dificuldade em encontrar boas empresas parceiras

Em relação às desvantagens da terceirização, uma delas é a dificuldade em encontrar empresas que atendam às expectativas da contratante. Afinal, é esperado que a companhia terceirizada tenha mais expertise no serviço prestado.

Distanciamento com os prestadores de serviço

Ao terceirizar um setor, os líderes da contratante terão dificuldade para acompanhar mais de perto a execução dos trabalhos. Isso pode prejudicar a comunicação e reduzir os vínculos entre as partes envolvidas.

O que saber antes de terceirizar determinada área da empresa?

Como você viu, uma das principais dores da terceirização é a dificuldade em encontrar uma boa empresa parceira. Para contornar esse problema, é preciso fazer pesquisas no mercado e avaliar as companhias disponíveis.

Procure conferir o trabalho prestado e solicite indicações de outras organizações. Se o seu objetivo é terceirizar o setor de marketing digital, por exemplo, vale buscar por uma empresa especializada em produção de conteúdo web para o seu nicho.

Ademais, a empresa que pretende terceirizar um setor ou serviço deve avaliar o orçamento disponível e entender as suas necessidades. Isso ajuda a alinhar as expectativas para elaborar um contrato adequado ao resultado esperado.

Agora você sabe o que analisar antes de contratar uma empresa terceirizada. A decisão envolve avaliar prós e contras, bem como considerar que determinadas áreas podem se adaptar melhor ao processo de terceirização.

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