Escaneabilidade: o que significa esse termo e qual sua importância no marketing de conteúdo?

Quando o assunto é marketing de conteúdo, existem alguns conceitos e técnicas essenciais que você deve aplicar ao produzir materiais online. Há diversas questões para considerar, como as boas práticas de SEO e a experiência do usuário — e ambos se relacionam à escaneabilidade.

Esse é um elemento importante em uma estratégia de marketing de conteúdo, já que pode interferir nos resultados gerados. No geral, um conteúdo escaneável — seja ele um artigo de blog, um post no Instagram, um e-mail marketing ou outro formato — melhora a experiência do leitor.

Por isso, se você quer entender o que é escaneabilidade, qual a sua importância e como deixar os seus conteúdos escaneáveis, acompanhe a leitura a seguir!

O que é escaneabilidade?

Devido ao dinamismo da internet, diversos usuários não costumam ler o texto inteiro de uma página. Muitos apenas passam os olhos nos conteúdos e decidem se lerão o material todo ou somente uma parte dele. Diante desse comportamento, surgiu o conceito de escaneabilidade.

Esse é um termo ligado à leitura dinâmica, que costuma ocorrer no ambiente online. A técnica consiste em uma forma de estruturar conteúdos para que a experiência dos leitores seja facilitada, otimizada e se torne mais fluida.

Por causa disso, um conteúdo bem trabalhado em termos de escaneabilidade é mais agradável e organizado. Dessa forma, ele se torna mais atrativo para os leitores, gerando um interesse maior em consumi-lo do início ao fim.

Por que essa técnica é importante nos conteúdos?

Gerar conteúdos de valor é uma estratégia essencial para as empresas na internet. Afinal, essa é uma forma de atrair potenciais clientes, demonstrar autoridade, passar mais credibilidade, aumentar as chances de fechar vendas e muito mais.

Contudo, para atingir esses e outros objetivos, é necessário estruturar os textos corretamente. Caso contrário, as pessoas podem desistir da leitura. Sendo assim, além de pensar no conteúdo e dar atenção à gramática e ortografia, é fundamental trabalhar a escaneabilidade dos materiais.

Um texto pode ser bom, bem escrito, sem erros de português e ter uma linguagem apropriada. Porém, se ele não for escaneável, a tendência é que os resultados fiquem abaixo do esperado.

Se um usuário se depara com um texto muito denso em um site ou blog, sem uma estrutura bem definida, é natural que ele não prossiga com a leitura do material. Ele simplesmente buscará outra opção que facilite a busca pelas informações desejadas. 

Com tantos conteúdos disponíveis na internet, os usuários podem abrir quantas abas quiserem em seus dispositivos. Logo, aqueles materiais que forem mais organizados, adequados e agradáveis visualmente tendem a se destacar e ganhar a preferência das pessoas.

Portanto, se você deseja atrair e não afastar os usuários dos seus conteúdos, é fundamental trabalhar a escaneabilidade. Dessa forma, seus artigos, materiais ricos e outros conteúdos se tornarão mais atraentes e interessantes.

Como avaliar a escaneabilidade do seu site?

Agora que você já sabe o que é escaneabilidade e qual sua importância, é pertinente descobrir como avaliar esse elemento em seu site.

Para isso, há dois caminhos principais. O primeiro é avaliar cuidadosamente a estrutura do seu site e os seus respectivos conteúdos — tanto na versão desktop (computador) quanto mobile (celular). É interessante conferir a formatação dos textos e se eles parecem atraentes, agradáveis e organizados.

Já o segundo caminho é utilizar ferramentas específicas, como Readability Test, Hotjar, Crazy Egg e Yoast SEO. Entretanto, lembre-se de que elas podem ter calibragens diferentes, muitas vezes sem considerar as características do nosso idioma — o que pode gerar imprecisão nos resultados. 

Afinal, como deixar o seu conteúdo escaneável?

Até aqui, você conferiu os principais pontos ligados ao assunto escaneabilidade. Mas, afinal, como deixar os seus conteúdos mais escaneáveis? Para essa finalidade, existem algumas dicas e orientações fundamentais.

Descubra a seguir quais são as principais!

Crie parágrafos curtos

Parágrafos muito grandes, além de pouco convidativos, dificultam a leitura dinâmica. Além disso, eles podem prejudicar a assimilação das ideias e afetar o entendimento do leitor sobre o material em questão.

Por isso, a primeira orientação para deixar o seu conteúdo escaneável é criar parágrafos curtos — de preferência, com até três linhas. Dessa forma, você facilitará a legibilidade do material e evitará blocos gigantes de texto, que não são amigáveis.

Utilize títulos e subtítulos

Outra dica para criar textos escaneáveis consiste em utilizar títulos e subtítulos em suas produções. Isso é relevante porque esses elementos ajudam a dividir os conteúdos em tópicos de modo a deixá-los mais organizados e estruturados.

Esse tipo de recurso ajuda o leitor a entender qual é o tema de cada parte do seu conteúdo, facilitando a navegação e a compreensão sobre onde está cada informação.

Essa também estrutura ajuda a deixar claro o que ele aprenderá ao longo do material. É o contrário do que ocorre quando um conteúdo é construído em modo corrido, apenas com parágrafos longos e sem divisões. 

Invista em bullet points

Além das frases e dos parágrafos curtos, você pode utilizar listas para facilitar a compreensão do conteúdo. Para isso, vale a pena recorrer aos chamados bullet points. Com eles, é possível criar listas da seguinte forma:

  • primeira informação;
  • segunda informação;
  • terceira informação;
  • entre outras.

Esses bullet points consistem em marcadores que ajudam a gerar uma quebra nos conteúdos e a deixá-los mais organizados. Portanto, vale utilizá-los em suas produções quando o objetivo é aumentar a escaneabilidade.

Utilize elementos visuais

Outra orientação interessante para gerar quebras em conteúdos e deixá-los mais escaneáveis é utilizar elementos visuais. Entre eles, estão:

  • imagens;
  • vídeos;
  • infográficos;
  • GIFs;
  • tabelas;
  • ilustrações;
  • e outras opções.

Dessa forma, o conteúdo fica mais diversificado e fácil de consumir. Afinal, o material terá recursos extras que auxiliarão no acompanhamento e entendimento do que está sendo apresentado. O importante é ter moderação ao inserir esses elementos visuais.

Entendeu o conceito de escaneabilidade e qual a importância dessa técnica no marketing de conteúdo? Como você viu, o termo envolve cuidados relevantes para estruturar seus textos para que eles fiquem mais agradáveis. Assim, é possível obter mais resultados.

Para criar artigos escaneáveis, conte com a ABContent — uma empresa especializada na produção de conteúdos escaneáveis e com as melhores práticas de SEO. Fale com um de nossos consultores!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: