Quando o assunto é marketing de conteúdo, existem alguns conceitos e técnicas essenciais que você deve aplicar ao produzir materiais online. Há diversas questões para considerar, como as boas práticas de SEO e a experiência do usuário — e ambos se relacionam à escaneabilidade.
Esse é um elemento importante em uma estratégia de marketing de conteúdo, já que pode interferir nos resultados gerados. No geral, um conteúdo escaneável — seja ele um artigo de blog, um post no Instagram, um e-mail marketing ou outro formato — melhora a experiência do leitor.
Por isso, se você quer entender o que é escaneabilidade, qual a sua importância e como deixar os seus conteúdos escaneáveis, acompanhe a leitura a seguir!
O que é escaneabilidade?
Devido ao dinamismo da internet, diversos usuários não costumam ler o texto inteiro de uma página. Muitos apenas passam os olhos nos conteúdos e decidem se lerão o material todo ou somente uma parte dele. Diante desse comportamento, surgiu o conceito de escaneabilidade.
Esse é um termo ligado à leitura dinâmica, que costuma ocorrer no ambiente online. A técnica consiste em uma forma de estruturar conteúdos para que a experiência dos leitores seja facilitada, otimizada e se torne mais fluida.
Por causa disso, um conteúdo bem trabalhado em termos de escaneabilidade é mais agradável e organizado. Dessa forma, ele se torna mais atrativo para os leitores, gerando um interesse maior em consumi-lo do início ao fim.
Por que essa técnica é importante nos conteúdos?
Gerar conteúdos de valor é uma estratégia essencial para as empresas na internet. Afinal, essa é uma forma de atrair potenciais clientes, demonstrar autoridade, passar mais credibilidade, aumentar as chances de fechar vendas e muito mais.
Contudo, para atingir esses e outros objetivos, é necessário estruturar os textos corretamente. Caso contrário, as pessoas podem desistir da leitura. Sendo assim, além de pensar no conteúdo e dar atenção à gramática e ortografia, é fundamental trabalhar a escaneabilidade dos materiais.
Um texto pode ser bom, bem escrito, sem erros de português e ter uma linguagem apropriada. Porém, se ele não for escaneável, a tendência é que os resultados fiquem abaixo do esperado.
Se um usuário se depara com um texto muito denso em um site ou blog, sem uma estrutura bem definida, é natural que ele não prossiga com a leitura do material. Ele simplesmente buscará outra opção que facilite a busca pelas informações desejadas.
Com tantos conteúdos disponíveis na internet, os usuários podem abrir quantas abas quiserem em seus dispositivos. Logo, aqueles materiais que forem mais organizados, adequados e agradáveis visualmente tendem a se destacar e ganhar a preferência das pessoas.
Portanto, se você deseja atrair e não afastar os usuários dos seus conteúdos, é fundamental trabalhar a escaneabilidade. Dessa forma, seus artigos, materiais ricos e outros conteúdos se tornarão mais atraentes e interessantes.
Como avaliar a escaneabilidade do seu site?
Agora que você já sabe o que é escaneabilidade e qual sua importância, é pertinente descobrir como avaliar esse elemento em seu site.
Para isso, há dois caminhos principais. O primeiro é avaliar cuidadosamente a estrutura do seu site e os seus respectivos conteúdos — tanto na versão desktop (computador) quanto mobile (celular). É interessante conferir a formatação dos textos e se eles parecem atraentes, agradáveis e organizados.
Já o segundo caminho é utilizar ferramentas específicas, como Readability Test, Hotjar, Crazy Egg e Yoast SEO. Entretanto, lembre-se de que elas podem ter calibragens diferentes, muitas vezes sem considerar as características do nosso idioma — o que pode gerar imprecisão nos resultados.
Afinal, como deixar o seu conteúdo escaneável?
Até aqui, você conferiu os principais pontos ligados ao assunto escaneabilidade. Mas, afinal, como deixar os seus conteúdos mais escaneáveis? Para essa finalidade, existem algumas dicas e orientações fundamentais.
Descubra a seguir quais são as principais!
Crie parágrafos curtos
Parágrafos muito grandes, além de pouco convidativos, dificultam a leitura dinâmica. Além disso, eles podem prejudicar a assimilação das ideias e afetar o entendimento do leitor sobre o material em questão.
Por isso, a primeira orientação para deixar o seu conteúdo escaneável é criar parágrafos curtos — de preferência, com até três linhas. Dessa forma, você facilitará a legibilidade do material e evitará blocos gigantes de texto, que não são amigáveis.
Utilize títulos e subtítulos
Outra dica para criar textos escaneáveis consiste em utilizar títulos e subtítulos em suas produções. Isso é relevante porque esses elementos ajudam a dividir os conteúdos em tópicos de modo a deixá-los mais organizados e estruturados.
Esse tipo de recurso ajuda o leitor a entender qual é o tema de cada parte do seu conteúdo, facilitando a navegação e a compreensão sobre onde está cada informação.
Essa também estrutura ajuda a deixar claro o que ele aprenderá ao longo do material. É o contrário do que ocorre quando um conteúdo é construído em modo corrido, apenas com parágrafos longos e sem divisões.
Invista em bullet points
Além das frases e dos parágrafos curtos, você pode utilizar listas para facilitar a compreensão do conteúdo. Para isso, vale a pena recorrer aos chamados bullet points. Com eles, é possível criar listas da seguinte forma:
- primeira informação;
- segunda informação;
- terceira informação;
- entre outras.
Esses bullet points consistem em marcadores que ajudam a gerar uma quebra nos conteúdos e a deixá-los mais organizados. Portanto, vale utilizá-los em suas produções quando o objetivo é aumentar a escaneabilidade.
Utilize elementos visuais
Outra orientação interessante para gerar quebras em conteúdos e deixá-los mais escaneáveis é utilizar elementos visuais. Entre eles, estão:
- imagens;
- vídeos;
- infográficos;
- GIFs;
- tabelas;
- ilustrações;
- e outras opções.
Dessa forma, o conteúdo fica mais diversificado e fácil de consumir. Afinal, o material terá recursos extras que auxiliarão no acompanhamento e entendimento do que está sendo apresentado. O importante é ter moderação ao inserir esses elementos visuais.
Entendeu o conceito de escaneabilidade e qual a importância dessa técnica no marketing de conteúdo? Como você viu, o termo envolve cuidados relevantes para estruturar seus textos para que eles fiquem mais agradáveis. Assim, é possível obter mais resultados.
Para criar artigos escaneáveis, conte com a ABContent — uma empresa especializada na produção de conteúdos escaneáveis e com as melhores práticas de SEO. Fale com um de nossos consultores!