Todo redator, provavelmente, em algum momento, já ouviu sobre a escrita criativa. Mas, embora de início possa ser interpretada como uma técnica aspirante a escritores, os exercícios de escrita criativa são muito valiosos para qualquer pessoa que redija conteúdos no dia a dia – ou para empresas que contratam serviços terceirizados.
Como o próprio nome anuncia, a intenção é, a partir da criatividade, produzir textos mais interessante aos leitores, que os envolvam de modo a deixá-los atentos do início ao fim. Este é um grande diferencial entre blogs que atuam em um mesmo setor do mercado.
Nesse cenário de crescente competitividade entre produtores de conteúdo para web, é importante se dedicar a desenvolver essa habilidade tão importante para a diferenciação e destaque no mercado (ou contar com um time terceirizado que se destaque). Contudo, em primeiro lugar, é necessário compreender sobre o que exatamente estamos falando.
Boa leitura!
O que é escrita criativa?
Essa prática é a transgressão das normas vigentes, dos manuais de escrita que tão bem delimitam a natureza do texto. Desse modo, com as técnicas de escrita criativa, o redator busca fugir do engessamento técnico da redação.
Toda profissão apresenta normas de apresentação de seus conteúdos. Os jargões médicos, o lead jornalístico, o juridiquês do direito, o economês. É possível, também, identificar certos vícios em textos de blog posts – alguns de natureza permissiva mais do que outros.
Um redator que incorpora a tal escrita, foge do óbvio, do automático. Para isso, você pode utilizar seu repertório cultural, figuras de linguagem, metáforas e analogias. Até mesmo a neurociência pode lhe ajudar a produzir conteúdo com ótimos resultados.
No entanto, não se trata de inserir elementos no texto de acordo com o apelo estético. A escrita criativa vem como um fluxo único; como ler “Mrs. Dalloway” de uma só vez.
Enfim, uma vez que desenvolver essa habilidade é essencial para todos que trabalham ou gostam da atividade da escrita – e também para aqueles que precisam avaliar se o serviço de conteúdo contratado está adequado às necessidades da sua empresa, veja algumas técnicas para ajudá-lo a entender o desenvolvimento da criatividade nos conteúdos.
Continue acompanhando!
Dicas de escrita criativa
Certamente você compreendeu a importância do desenvolvimento da escrita criativa. Afinal, sua marca precisa de destacar em meio a empresas cujos textos apresentam o mesmo tema que o conteúdo que você produz. Isto só acontece, claro, se o conteúdo prender a atenção do leitor.
Então, quais são essas técnicas?
1. Aumentar o repertório cultural
Você, com certeza, no mundo conectado em que vivemos, detém bastante conhecimento sobre diversos assuntos. Entretanto, pergunte para si mesmo: “quão profundo é seu conhecimento sobre tais temas?”, “quais as coisas que você não tem familiaridade, mas gostaria de conhecer?” .
O mais importante aqui é ter interesse na vida humana, na história, no mundo. Por meio de leituras e conversas com várias pessoas, você consegue ampliar seu conhecimento do mundo, cresce sua própria experiência.
O interessante seria fazer leituras variadas; um pouco de literatura brasileira, um pouco de crônicas jornalísticas, caderno de esportes, artigos sobre fluxo de consciência. O que vale é variar.
É essencial também sair da zona de conforto. Há muito do que você não conhece que pode lhe ajudar.
Nunca foi fã de física no Colégio? Ou filosofia? É importante estar atento e saber o básico para, ao menos, fazer associações. O aprofundamento fica para depois. Ah, e fique sempre por dentro dos noticiários.
Como se trata de escrita, o mais importante é priorizar e estimular o hábito de leitura, mas o consumo de cultura hoje é bem amplo. Assim, entre um livro e outro, pode maratonar uma série da Netflix sem culpa. Lembre-se que, mesmo que você terceirize a produção de conteúdo do seu negócio, é preciso ter bagagem para avaliar se o conteúdo está adequado.
2. Ter o hábito da escrita criativa
A disciplina é um dos principais fundamentos que rege todo redator sério. E, para esta dica, ela é essencial. Obviamente, assim como em toda a atividade, a melhora nos resultados está estreitamente ligada à prática.
Um bom profissional só consegue desenvolver a escrita criativa se mantiver uma frequência de trabalho frequente. Com o tempo, a mente absorve o que se esteve praticando. Aqui vale também destacar a importância de sempre se aprofundar nos nichos de atuação. Sem isso, o conteúdo acaba se tornando pobre e generalista.
E é exatamente por esse motivo que o empreendedor deve sempre optar por contratar equipes especializadas no seu segmento. Assim, além da escrita criativa, o time consegue inserir elementos especializados nos conteúdos, dignos de quem entende do que está escrevendo.
3. Anotar ideias no dia a dia
Quem nunca teve uma ótima ideia em algum momento do dia, ou da noite, e 5 segundos ou 10 minutos depois se esqueceu? Este se torna, absolutamente, um dos sentimentos mais frustrantes do dia do esquecido. Por isso, cultive o hábito de registrar suas ideias no momento em que as tiver.
Estas ideias, os famosos insights, normalmente desaparecem nos deixando com a sensação da perda de uma ideia milionária. Para um redator, esquecer uma sacada que poderia transformar seu texto é decepcionante.
Isso também se aplica àquelas empresas que contratam serviços terceirizados de produção de conteúdo que permitam ao cliente participar do briefing do conteúdo. Assim, você consegue anotar seus insights e compartilhar com a equipe na hora de planejar os próximos conteúdos do blog da sua empresa.
Então, seja no bloco de notas ou gravador de voz do celular, em uma agenda ou qualquer outro recurso, desenvolva a prática de anotar suas ideias. Estas, inclusive, podem aparecer quando estamos assistindo a um vídeo no YouTube, acompanhando um texto no celular ou mesmo avaliando a concorrência. Nestes casos, use o print screen.
4. Falar diretamente com o leitor
Como você pode imaginar pelo próprio título deste artigo, o fim dessa história toda são os leitores. É para eles que o redator escreve! Assim, é essencial conhecê-lo, para entender não somente a abordagem do tema, mas também o tom narrativo e o estilo de escrita que pode interessá-lo.
É neste ponto que serviços de produção de conteúdo generalista traz problemas a muitas empresas. Redatores que não são especialistas no segmento no qual seu negócio está inserido não consegue manter uma escrita criativa eficiente e falar diretamente com o leitor.
Por isso, você precisa contar com equipes que entendam a persona da sua empresa. Desta forma, você aumenta as chances de engajamento de seus leitores, a partir de comentários e compartilhamentos de seus artigos, além do tráfego orgânico de seu blog.
Como você pode perceber, a escrita criativa é um processo fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de marketing de conteúdo. Então é essencial que você, enquanto empreendedor, entenda do que se trata esta escrita criativa, sua importância e saiba identificar quando ela está ou não sendo utilizada adequadamente em favor do seu negócio.
Caso você não conte ainda com um time especializado para produção dos conteúdos do blog da sua empresa ou esteja insatisfeito com os serviços contratados no momento, entre em contato conosco e descubra como a ABContent pode ajudar você a oferecer conteúdos especializados, educacionais, criativos e otimizados para o seu público-alvo e se destacar da concorrência!