Caito Maia: conheça a história do criador da Chilli Beans!

Caito Maia, de todos os grandes empresários considerados de sucesso no Brasil, é um dos mais diferentes. Sua ousadia e visão inovadora o fizeram se destacar e ser visto como uma pessoa única, diferenciando-se de muitos outros que também empreendem.

Conhecido por ser o fundador da Chilli Beans, a maior marca de óculos da América Latina, ele também ganhou notoriedade sendo um dos jurados no show-business Shark Tank Brasil.

Mas, quem é Caito Maia e como ele alcançou bons resultados nos seus negócios? Acompanhe a leitura e conheça um pouco da sua história!

Quem é Caito Maia?

Caito Maia é considerado um dos maiores empreendedores do Brasil. Criador da Chilli Beans, uma das maiores marcas de óculos da atualidade, divide espaço no programa Shark Tank com outros grandes empresários, como Cris Arcangeli, João Appolinário, Camila Farani e Robinson Shiba.

A fortuna dele é incerta. No entanto, estima-se que sua empresa vale alguns bilhões de reais. Conheça agora um pouco da biografia de Caito Maia!

História de Caito Maia

Caito Maia, nomeado Antônio Gomes Pereira Filho, nasceu em 1969, na cidade de Granja Viana, no estado de São Paulo.

Seu maior sonho era estudar música nos Estados Unidos. Contudo, era muito caro e seu pai não tinha condições. Porém, isso não o impediu de realizar seu desejo. Guardou dinheiro desde muito cedo e foi. Ele sempre demonstrou ser um empreendedor focado em alcançar seus objetivos.

Estudou na faculdade de música em Berkeley. Durante esse tempo, teve diversos empregos, como lavador de pratos, garçom e até formou algumas bandas de rock, conseguindo também assinar contrato com gravadoras.

No entanto, Caito percebeu que era muito difícil viver de música. Uma de suas bandas, a Las ticas tienem fuego, chegou a ter um videoclipe indicado para o Vídeo Music Brasil, da MTV, em 1996.

Ao perceber que a música não lhe traria bons resultados financeiros, resolveu mudar-se para a Califórnia, onde comprou 200 óculos em um camelô, aflorando ainda mais sua personalidade empreendedora.

Seu diferencial era que ele não vendia óculos, mas sim uma peça diferente e da moda que agradava pessoas de diversos estilos. Sendo assim, trouxe o projeto para o Brasil. Segundo ele mesmo, a ideia foi um sucesso e conseguia vender todo o estoque.

Ele fez esse mesmo processo várias vezes. Comprava os óculos, pagava os impostos e vendia para as pessoas. Foi assim que ele percebeu que havia oportunidades nesse meio, resolvendo dar um passo maior.

Início da sua vida como empreendedor

Suas viagens rotineiras aos Estados Unidos para comprar armações diferentes lhe fez ter vontade de aumentar seu negócio e abrir uma loja.

Além de revender a mercadoria para amigos e conhecidos, suas armações foram ganhando visibilidade. Assim, ele criou uma loja atacadista de óculos, a Blue Velvet.

Entretanto, esse empreendimento não teve êxito. Por mais que as vendas eram boas, não gerava fluxo de caixa. A empresa faliu depois que alguns poucos clientes não pagaram o que lhe deviam.

Mesmo que a Blue Velvet não tenha funcionado, Caito não se deixou abalar e insistiu na sua ideia.

Como a Chilli Beans foi criada?

O fracasso de sua primeira loja lhe fez amadurecer e aprender diversas lições para não errar novamente no seu próximo empreendimento. Com os óculos que sobraram, Caito resolveu vendê-los em um quiosque no Mercado Mundo Mix, um evento itinerante na capital paulista que é voltado para a venda de roupas e acessórios.

A exposição do resto de seu estoque no Mercado Mundo Mix pode ser considerada o início da sua atual empresa. O estande vendia bem desde o momento em que abriu. Em 1997, então, surgiu o nome Chilli Beans, que remete ao prato típico da culinária tex-mex que é à base de pimenta e feijão.

Com os aprendizados que teve, conseguiu fazer sua loja ter bons resultados. Depois de organizar-se financeiramente, começou a planejar a expansão da CB.

Em 2000, a Chilli Beans abriu seu primeiro quiosque em um shopping. No ano seguinte, teve sua primeira franquia. Gradualmente, a marca foi ganhando visibilidade.

O sistema de franqueados também ajudou a marca a se expandir rapidamente. Atualmente, A Chilli Beans tem mais de 800 lojas espalhadas por todo o Brasil e em países como Portugal, Colômbia, México, Chile, Tailândia, Estados Unidos, dentre outros.

Apesar de ter iniciado com a venda de óculos escuros, esse não é o único produto da marca. As lojas também vendem relógios, óculos de grau, bolsas, mochilas, dentre outros. Estima-se que a empresa fature cerca de R$700 milhões anualmente, mas há indícios que possa faturar ainda mais no futuro.

O diferencial da Chilli Beans

A Chilli Beans é um case de sucesso que todo empreendedor deve conhecer. A marca consegue conversar e criar conexão com sua tribo, demonstrando a importância de ter uma voz e um público definido.

O diferencial está no estilo dos produtos, que são diferentes dos outros do mercado, inovadores e atraem principalmente o público jovem.

Além disso, a maneira que os óculos são demonstrados aos clientes também é inovador. Muitas óticas deixam os produtos na prateleira sem que o cliente tenha permissão de encostar. Ou seja, é necessário pedir para o vendedor entregar a armação nas mãos do consumidor para que possa testá-lo.

A Chilli Beans inovou deixando os óculos de maneira livre, para que os clientes pudessem olhar e experimentá-los por conta própria.

Lembre-se que a CB não vende óculos (seu principal produto) e acessórios, mas sim um estilo diferente e descolado para o usuário da marca.

Premiações da Chilli Beans

A Chilli Beans ganhou reconhecimento em diversos países, o que fez com que recebesse prêmios importantes. Alguns deles são:

  • Melhor loja de inovação do mundo, pelo Retail Design Institute em 2012;
  • Melhor franquia do país, pela Associação Brasileira de Franquias em 2015;
  • Os mais importantes do varejo, pelo Grupo Padrão em 2015.

Caito Maia é um grande empresário que conseguiu aprender com seus erros e fracassos. Sua maior lição para outros empreendedores é justamente criar algo diferente, pois é o diferencial que fará sua empresa crescer e se destacar no mercado.

Por fim, ele demonstra que devemos aprender com os erros e com o fracasso para continuar empreendendo cada vez melhor e tornar nossos projetos sempre mais fortes.

Que lições você tirou com a trajetória de Caito Maia? Então aproveite e aprenda novas habilidades para se tornar uma pessoa de negócios bem sucedida! Veja agora 7 comportamentos que todo empreendedor deve adotar para superar os tempos de crise!

 

 

 

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