O mercado financeiro não é apenas um ambiente onde você pode lucrar com investimentos — ele também traz oportunidades de trabalho. Já imaginou poder auxiliar outros investidores a entender as diferentes alternativas de investimentos disponíveis no mercado?

Essa é a rotina de quem se torna um assessor de investimentos — conhecidos, no passado, como agente autônomo de investimentos (AAI). Entretanto, para exercer essa atividade, é preciso obter a certificação Ancord — você sabe o que é isso ou como tirar esse certificado?

Neste artigo, você aprenderá o que é a certificação Ancord e como é a prova para conseguir se qualificar como AAI.

Boa leitura!

O que é certificação Ancord?

Antes de aprender o que é a certificação Ancord, vale compreender a importância dessa instituição para o mercado financeiro.

Ancord é a sigla para Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários. Trata-se de uma entidade de classe, que tem o objetivo de representar as corretoras de valores, as distribuidoras de aplicações financeiras e os assessores de investimento.

Além de representar essas entidades e profissionais junto aos órgãos reguladores e ao Governo, a Ancord é responsável por disseminar conhecimentos sobre o mercado financeiro para o público em geral. Portanto, ela oferece cursos e certificações aos interessados em aprender sobre o tema.

Ademais, somente a Ancord pode credenciar os profissionais que desejam atuar como AAIs. A certificação é concedida após a aprovação em um exame específico. Ele é aplicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e exige ter conhecimentos específicos sobre o mercado financeiro.

A realização da prova é uma exigência para demonstrar que o candidato está qualificado tecnicamente para atuar na profissão. Logo, quem deseja se tornar um assessor de investimentos, obrigatoriamente, terá que realizar e ser aprovado nesse exame.

Qual é a função de um AAI?

Os assessores de investimentos são profissionais dotados de amplo conhecimento sobre o mercado financeiro. Seu trabalho é oferecer apoio capacitado para os investidores no momento de tomarem suas decisões.

Logo, ele pode apresentar diferentes produtos e ativos financeiros para o investidor. Além disso, o AAI é capaz de explicar o funcionamento e características de cada alternativa do mercado. Com isso, os investidores obtêm mais conhecimento para que tenham condições de escolher os investimentos mais adequados para sua carteira.

Desse modo, o AAI atua como uma fonte de informações de alta confiança e credibilidade. Ademais, caso haja autorização do investidor, o AAI poderá repassar as ordens solicitadas pelo investidor para a mesa de operações da instituição à qual está vinculado.

O AAI também possui a função de captar clientes para o escritório do qual ele faz parte. Portanto, ele age como um intermediário, facilitando o contato do investidor com a instituição pela qual ele fará seus investimentos.

Como funciona a prova de certificação Ancord?

Como você viu, a prova de certificação Ancord possui o objetivo de verificar se os candidatos possuem os conhecimentos e habilidades necessárias para o exercício da profissão. Para fazê-la, você precisa consultar a disponibilidade de locais homologados pela FGV e se inscrever.

Para tanto, é necessário pagar uma taxa que, em maio de 2022, custava R$ 460,00. O agendamento somente poderá ser feito após a confirmação do pagamento. São diversos centros de testes espalhados pelo Brasil, que podem ser consultados neste link.

Os inscritos poderão cancelar o agendamento por 2 vezes, desde que com 7 dias de antecedência do dia agendado para a realização da prova. A partir do sétimo dia que antecede a prova, o agendamento estará confirmado e não será mais possível solicitar seu cancelamento.

A prova é composta de 80 questões de múltipla escolha sobre diversos conteúdos — todos descritos no site da Ancord. O candidato dispõe de 2h30 para resolvê-las. Para ser aprovado, o candidato deverá acertar 70% das questões gerais e 50% das questões de conhecimentos específicos.

Por exemplo:

  • Atividade exercida pelo AAI;
  • Código de conduta do AAI;
  • Instituições e intermediadores financeiros;
  • Sistema Financeiro Nacional;
  • Fundos de Investimentos;
  • Clubes de Investimentos;
  • Administração de Risco;
  • Matemática financeira — conceitos básicos.

Como retirar o certificado Ancord?

Em caso de aprovação, a Ancord emitirá um certificado em seu nome. Essa certificação possui validade e autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o órgão regulamentador e fiscalizador do mercado.

A Ancord enviará, aos habilitados, um e-mail de ativação de usuário em até 2 dias após a divulgação do resultado do exame. Assim, você poderá solicitar o certificado no sistema de credenciamento. Então é preciso ficar atento à sua caixa de e-mail e, eventualmente, a de spam.

Nessa solicitação, o aprovado terá que aderir ao Termo de Publicação de Dados e ao Programa de Educação Continuada. Além disso, é preciso anexar no sistema da Ancord os seguintes documentos:

  • RG e CPF (ou CNH válida);
  • Certificado ou diploma de conclusão do ensino médio ou superior;
  • Comprovante de residência.

Após o cumprimento dessas etapas, os documentos serão analisados e, se estiverem em ordem, a emissão do certificado será autorizada. O candidato poderá gerar o certificado em formato PDF no próprio sistema de credenciamento da Ancord.

Caso o candidato aprovado não cumpra com essas exigências, não terá acesso ao certificado de habilitação. Por consequência, ele não poderá pedir o credenciamento junto à Ancord e CVM e não poderá exercer as atividades de AAI.

Como se preparar para a aprovação?

Você já reúne bastante conhecimento sobre a prova de certificação Ancord. Contudo, ainda falta saber como se preparar para aumentar as chances de ser aprovado no exame. Nesse caso, o ponto de partida é se organizar para estudar.

Sem disciplina e regularidade nos estudos, ficará mais difícil de conseguir a aprovação. Tenha em mente que o mercado está em constante evolução e diversos produtos e ativos financeiros surgem e sofrem alterações ao longo do tempo.

Logo, mesmo quem já está inserido nesse mercado há tempos ou já exerce a atividade de AAI precisa se atualizar constantemente. Para facilitar, a própria Ancord disponibiliza cursos voltados para quem deseja aumentar seus conhecimentos sobre o mercado. Também pode ser o caso de buscar por preparatórios para o exame.

Depois de ter aprendido o que é certificação Ancord, você poderá começar a se preparar desde cedo para se tornar um AAI. Portanto, não deixe de estudar e revisar os conteúdos que podem cair no exame e, quando se sentir preparado, faça a sua inscrição e realize a prova. Boa sorte!

Quer ter acesso a mais conteúdos como este? Inscreva-se em nosso Facebook e Instagram!